Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

os pratos da tia gatixa







Foto de Lara Rocha 




    Gatixa, é uma gata muito simpática, carinhosa, dedicada aos outros, que toda a gente trata carinhosamente de Tia Gatixa. Ficou recentemente desempregada, e anda triste, mas de repente, uma outra gata amiga, que vai lanchar a casa dela…
- Então, como tens passado? - pergunta a amiga 
- Ai…tenho andado um bocado em baixo…ninguém me aceita nos trabalhos que procuro…inventam sempre desculpas
- Olha, cozinhas tão bem…porque é que não começas a fazer pratos e a vender…? Eu posso ajudar-te a fazer publicidade!
- Eu…cozinho bem…? Achas que iam procurar as minhas comidas? - lamenta gatixa 
- Claro que sim…experimenta.
- Por acaso…como é que eu não me tinha lembrado dessa…? Posso tentar…
- Tenho a certeza que vais conseguir. E vais ter muita gente a procurar-te. As compras podes fazê-las no mercado da Dona Francisca que é mais baratinho… e são legumes naturais, podes fazer umas belas sopinhas… uns arrozinhos frescos… uns franguinhos… muitas coisas.
- Hummm… acho uma boa ideia…- diz gatixa 
- Ai, amiga, eu serei uma cliente assídua…- sorri a amiga 
- Obrigada! Mas como é que eu vou fazer publicidade?- sorri gatixa 
- Com isso não te preocupes… podes começar já hoje…vamos às compras?
- Vamos então… Dá-me só dois minutos para me arranjar e já saímos.
- Está bem.
- Fica à vontade…se quiseres comer mais qualquer coisa…
- Está bem…
   A Gatixa muito contente prepara-se, e sai com a amiga, toda bonita, e elegante como sempre. 
   As duas vão muito animadas, até ao mercado da Dona Francisca. Compram muitos legumes frescos, carnes, arroz, e outras coisas que precisa. 
   A amiga Gata informa toda a gente pelo caminho que a Tia Gatixa vai cozinhar para fora, se quiserem vão lá comer. Todos ficam curiosos. A Tia Gatixa regressa a casa.
- Bem, querida, precisas da minha ajuda? - pergunta a amiga gata 
- Não, querida, muito obrigada. Já ajudaste a trazer as coisas para comer, e divulgaste…agora é só esperar que apareçam clientes.
- Eu venho aqui comer daqui a bocadinho… e provavelmente trarei umas amigas… vou convidá-las. É preciso avisar-te quantas pessoas são?
- Não. Aparece… traz quem quiseres, chega sempre. Só se quiseres assim um prato especial, telefona, está bem? - sorri Gatixa 
- Combinado! Até já então… - sorri a amiga gata 
- Até já.
    Gatixa põe o avental. Acomoda as coisas, põe água nas grandes panelas: uma para a sopa, outra para a comida. Liga a música, dança e canta enquanto descasca os legumes, e vai metendo para a panela, uma sopa riquíssima, põe ao lume.
  Prepara um prato de comida, sempre animadíssima, e enquanto tudo coze, ela varre a entrada, e põe toalhas nos tronquinhos que estão à volta da sua casa da árvore, que servirão de mesas e cadeiras. 
   Está um dia fabuloso, sol, e calor, a folhagem faz sombra. De repente sente-se no ar, uns cheirinhos…hummm…que fazem crescer água na boca. 
   Quem passa segue o cheiro, espreita pela janela da cozinha onde está a Gatixa, de volta das panelas. Ela sente-se observada, olha para trás e estão quatro esquilos a espreitar. Eles assustam-se quando a Gatixa se vira.
- Olá…bom dia…! Precisam de alguma coisa…? - pergunta gatixa sorridente 
- Aaaahhh…olá Tia Gatixa…cheira tão bem… estávamos a ver se era aqui…
- Estás a cozinhar?
- Sim. São servidos? - pergunta gatixa a uns esquilos 
- Com certeza…!
- Com este cheirinho… a comida deve estar deliciosa!
- Podemos comer já hoje? É que ouvi dizer que abriste hoje…
- Sim, claro que abri hoje…podem vir já almoçar se quiserem…
- Eu fico já aqui…posso?
- Podes. Senta-te onde quiseres… queres beber alguma coisa?
- Quero…
- Eu vou buscar a minha família a casa e venho aqui almoçar com eles. São bastantes.
- Não tem problema nenhum. Traz quantas pessoas quiseres. Chega para todos.
- Eu também fico já aqui.
- Venho já.
- Sentem-se… o que querem beber? - pergunta gatixa 
- Água.
- Está-se aqui muito bem.
    Os esquilos conversam animadamente, a Gatixa põe umas lindas toalhas, traz num tabuleiro com pratos, colheres e copos, distribui pelas mesinhas de madeira.
- Vão querer sopa?
- De que é?
- De legumes.
- Sim, se faz favor.
- Está a acabar de cozinhar… querem pão… ou outra coisa para comer enquanto esperam?
- Pão…sim…
    A seguir a Gatixa serve a sopa, os anões estão deliciados…nem falam…só exprimem uns sons de satisfação. O outro esquilo chega com a família, 8 elementos, e todos têm a mesma reação ao comer a sopa. 
    Deliciados. Até os filhotes adoram a sopa e comem o outro prato. Atrás dos esquilos, chega a amiga gata com as suas amigas. 
    A Gatixa está feliz, entusiasmada e é rápida a servir, sempre simpática. Chega um casal de esquilos, e uma família de macacos para jantar, que adoram a sopa e a comida. Não tem mãos a medir. 
    Leva preços baratinhos… as migalhas são deitadas aos passarinhos que vivem em cima e nas árvores ao lado. Da parte de tarde, como não há almoços, a Gatixa lava a louça toda, faz uns bolos deliciosos, e faz duas sopas diferentes para o jantar, com umas apetitosas sandes recheadas de vários ingredientes.
- Não sei se vou ter clientes…mas se não tiver não faz mal, já fica para amanhã…hoje de manhã correu muito bem! Tive montes de clientes. Já sei que a sopa que fiz ao almoço, é boa, poderei fazer mais vezes, e o prato de arroz de frango também… hummm…. Mas não poderei fazer sempre a mesma coisa, tenho de inventar novos pratos. Espero que este bolo saia bom… não o tinha feito antes. Vou consultar o livro de receitas que a minha avozinha me deu. Com certeza acharei lá boas receitas. Boa cozinheira como era…
    Enquanto o bolo acaba de fazer, Gatixa consulta um livro grosso de receitas, e fala sozinha…escolhe e decide os que vai fazer. 
    Passado um bocadinho começam a chegar os clientes, que comem sopa e sandes. Está tudo tão bom que repetem as doses. Não sobra nada. Gatixa está cansada, mas feliz, e sente-se realizada. 
    Deixa a loiça de molho, e no dia seguinte, de manhã bem cedo lava-a, varre a entrada, e prepara os pratos que vai servir. Diferentes do anterior. Aparece um grupinho de macacos malandrecos, que começa a gozar de fininho, e a mandar piadinhas…
- Uma gata a cozinhar…? - diz um coelho 
- Estás a delirar…onde é que é possível uma gata cozinhar? - diz outro coelho 
- Estou-te a dizer…olha para ali…
- Naaaa…deve ser uma empregada…!
(começam a atirar bolotinhas para a janela. A Gatixa não liga, porque está ocupada. Mas enerva-se)
- Vocês vão já ver onde é que vão enfiar essas coisas que estão a atirar… - ralha gatixa 
    Gatixa faz de conta que não vê. Sai silenciosamente, com a vassoura na mão, abre a porta de repente, começa às vassouradas, com as garras espetadas, e bufar…
- O que é isto, seus palermas …? Vem para aqui atirar coisas, ou para comer…? É que se não vem para comer, ponham-se a andar antes que eu vos meta na panela… - ralha gatixa 
(Os coelhos assustados, tremem)
- Aaaahhhh… desculpe… viemos para comer… estamos cheios de fome, mas… não temos dinheiro … por isso… vamos embora… é só que cheira tão bem… e nós… fracos com fome…
- Se estão com fome… sentem-se aí, que eu dou-vos sopa…
- Mas…não temos dinheiro…
- Isso, não faz mal.
- Veja lá, não queremos dar-lhe prejuízo…!
- Está bem… sentem-se aí… querem beber também?
- Já agora, se não for pedir muito…
- Já trago.
    A Gatixa cheia de pena deles, lá lhes serve sopa, e água. Eles devoram tudo num instante, com muito apetite, deliciados, pedem segunda dose. Os coelhos estão boquiabertos, e maravilhados.
- Como é possível uma gata cozinhar tão bem…?
- Realmente…!
- Estava mesmo deliciosa a comida.
- Parecia má, mas foi tão boa connosco…
- E nós fomos tão injustos com ela…
- Acho que devíamos fazer alguma coisa para retribuir…
- Também acho. - concordam todos 
- E se nos propuséssemos a ajudá-la nas limpezas…?
    Eles chamam-na. Ela fala com eles, negoceiam e a Gatixa contrata-os para ajudantes a servir à mesa. Os coelhinhos estão felizes, e gratos, porque vêm de famílias numerosas e pobres. 
   Começam no mesmo dia. Servem simpaticamente os clientes, enquanto a Gatixa fica pela cozinha, a confecionar os pratos. 
    Andam fora e dentro. Recebem cada vez mais clientes, a Gatixa cria novos pratos, com as receitas da avó, e imaginados por ela, e tem muito sucesso. Isto para mostrar que mesmo que haja desemprego, e seja uma situação triste, há que ter imaginação, aproveitar dons que possuímos e rentabilizá-los, torná-los úteis à sociedade. 
Foi o que fez a Gatixa, aproveitou o seu dom de cozinha e ganhou muito dinheiro com isso.

                                FIM
                               Lara Rocha 

                           (14/Dezembro/2009)




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras