Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Homossexualidade e depois...? (Dramatização contra a homofobia e preconceito)



Duas adolescentes no secundário: Mára e Nára 

Para pequena dramatização 

Uma rapariga da turma viu Mára (homossexual) a trocar beijos com outra amiga num bar à noite. Na segunda feira espalha pela turma, e começam os problemas para Mára. A sua melhor amiga é Nára. Também Nára fica mal vista pela turma, até que um dia tudo muda. 

                                        Cena 1 

Mára não viu que estava a ser vista. De manhã, Fábia espalha pelos colegas que viu Mára com outra aos beijos. Fábia manda beijos para Mára. Mára sorri mas não entende porquê.

Passa um colega por ela e manda-lhe beijos. 

MARCO - Fofinha! 

MÁRA (sorri) - Obrigada. Tu também.

MARCO - Eu...? Deves estar a ver mal...eu sou muito homem...

MÁRA - Também não disse que és mulher, disse que és fofinho! É um elogio.

MARCO (gargalhada) - Ai,que linda...fofinha...

MÁRA (sorri) - Tu hoje estás cheio de açúcar... 

MARCO (ri) - És mesmo daaaaaaahhhhhhhhhh

MÁRA - O quê? 

MARCO (ri) - Nada, esquece. 


                                  Cena 2 

(Vai ter com outros colegas que estão em roda e pergunta) 

MARCO - Ei, meus...já sabem? 

TODOS - O quê? 

MARCO - Temos aqui uma lésbica na turma.

TODOS - O quê?

MARCO - Yá. 

TODOS - Quem? 

MARCO - Aquela...a Mára.

TODOS - A Mára? 

MARCO - Sim.

ZÉ - Não pode ser.

ANDRÉ - Ela é tão gira...

MARCO - É, mas gosta de gajas.

LUIS - Como é que sabes?

MARCO - Eu até a comia, mas assim...

FRED - Que nojo...

CARLOS - Porca.

ABEL - Devias ir presa.

NUNO - Como é que sabes?

MARCO - A Fábia disse que a viu nos comes com outra gaja, num bar.

TEODORO - Óh, isso não quer dizer que seja lésbica...se calhar já estava bem bebida, e depois ficou mais passada...

DIOGO - Achas?

TEODORO - Ya...entre as gajas é normal haver essas cenas, e não sentem nada...

NUNO - Não sentem nada...e comem-se assim? 

TEODORO - Ya. A minha irmã faz essas cenas com as amigas, e tá-se bem, mas ela tem namorado.

FRED - Nunca mais me chego a ela...

CARLOS - Não deve pegar-se. Achas que a Nára tem alguma coisa com ela? 

MARCO - É capaz.

HUGO - Ya, anda sempre com ela. 

DAVID - Eu acho que elas até fazem um par giro...nem ela nem a outra servem para mim. 

MARCO - Eu até lhes dava umas trinquitas...mas depois de saber...que nojo. 

                                       Cena 3 

(Mára chega. As duas amigas cumprimentam-se, com abraço e beijos) 

MÁRA - Estou a sentir-me estranha...

NÁRA - Estranha porquê? 

MÁRA - Acho que estão todos a falar de mim, e a olhar para mim.

NÁRA - Porquê? 

MÁRA - Não sei. 


NÁRA - Óh, não ligues. 

(Fábia vai ter com Nára) 

FÁBIA - Nára...posso falar contigo, só uns segundos...? Em particular se não te importas...É para...me emprestares o caderno de Inglês, para eu tirar cópia, posso? 

NÁRA - Sim, está bem. 

                                       Cena 4 
(Dentro da sala, Nára empresta o caderno e Fábia diz-lhe baixinho) 

FÁBIA - Olha, e já agora...tem cuidado com essa tua amiguinha...

NÁRA - Qual? Tu?

FÁBIA - Eu não...eu sou tua amiga, e podes confiar em mim, tu sabes disso...estou a falar da Mára. 

NÁRA - Porque é que eu tenho de ter cuidado com ela?

FÁBIA - Porque ela é lésbica. 

NÁRA - E se for? 

FÁBIA - Isso pega-se! 

NÁRA - Ai pega? Áhhh...é um vírus...? Então também tu deves ter cuidado...podes apanhar. 

FÁBIA - Deus me livre. 

NÁRA - Olha que ninguém está livre. 

FÁBIA (assustada) - A sério? Estás-me a assustar...

NÁRA - É verdade...! E não é preciso chegares-te a ela sequer...daqui a pouco chega a ti.

FÁBIA (preocupada) - Ai, e chegou aos outros e outras?

NÁRA - Não tenhas dúvidas...estamos todos contaminados...todos temos esse vírus, mas pode estar encubado durante muito tempo. 

FÁBIA (surpresa) - Ai é? 

NÁRA - É. 

FÁBIA - E tu já sabias?

NÁRA - Já...e depois?

FÁBIA - E não tens medo? 

NÁRA - Não. 

FÁBIA - Ai...eu tenho.

NÁRA - Não te vale a pena. Aliás, foi ela que te contou que é lésbica?

FÁBIA - Não precisou de contar...eu vi! 

NÁRA - Viste-a? Onde?

FÁBIA - Este sábado, à noite num bar. 

NÁRA - Áhhh...e tens a certeza que era ela?

FÁBIA - Absoluta. Estava a comer outra. 

NÁRA - Outra quê? Sandes...?

FÁBIA - Mulher. 

NÁRA - Áh! É canibal? 

FÁBIA - Espero que não...mas lésbica é! Tu não devias andar com ela. 

NÁRA - Não? E tu também não devias ir para os bares...olha que lá, o vírus prolifera-se.

FÁBIA - A sério?

NÁRA - É. 

FÁBIA - Ai, que medo... vou mas é tirar fotocópias...

NÁRA - É. E vê lá...nesses sítios também se pode apanhar. 

(Fábia sai da sala assustada e passa rápido pela Mára. Nára desata a rir, e conta à Mára. Mára dá umas valentes gargalhadas. 

                                 Cena 5 
(As duas conversam alegremente, e os rapazes olham para elas e comentam baixinho entre eles)

NÁRA - Olá bom dia...estão a olhar para onde?

TODOS (sorriem) - Bom dia...

HUGO (sorri) - Estás bem?

NÁRA - Estou óptima. Estavam muito espantados a olhar para nós as duas...o que foi?

(O grupo de rapazes aproxima-se e começa a tentar seduzir, a fazer carinhos, e depois começam a insultar as duas de tudo. Nára dá um estalo a cada um, e empurra-os. Mára fica em pânico. A seguir já toda a escola sabe, e todos insultam, mandam piadinhas de mau gosto, batem-lhe, puxam-lhe os cabelos, escrevem em folhas de papel e nos quadros das salas palavras obscenas e de mau gosto, racistas, ameaças...)

MÁRA (a chorar) - Eu vou-me atirar... vou-me matar. 

(Nára agarra-lhe a mão)

NÁRA (grita) - Mais uma palavra ou mais uma aproximação e eu dou cabo de vocês. Que coisa mais feia...homofobia...isso sim, é nojento! É doença...é um vírus cerebral...Quantos de vocês não são também, ou até não gostariam de experimentar...? Assumam...! Se calhar nunca tiveram fantasias com um homem...e mulheres com mulheres...para quê mentir? Isso é muito comum e é o mais saudável. Mais cedo ou mais tarde...Tanta ignorância! Nunca vos ensinaram a respeitar a diferença pois não? Mas ainda estão muito a tempo de aprender. Deixem-na em paz, e metam-se na vossa escolha. Vergonha não é ser lésbica, ou gay...é ser homofóbico, racista, fazer a guerra contra quem escolhe diferente. Por acaso somos todos iguais? Felizmente não! Seria o fim do mundo se todos fossemos tomados por esse vírus da ignorância e da falta de respeito pela diferença. Aliás...por acaso temos todos os mesmos gostos? Felizmente não. Amar alguém é crime? Amar o mesmo sexo, não é amar...? É guerra? É, para quem não tem nada na cabeça. Pelo menos ela se quiser, assume, se não quiser, ninguém tem nada a ver com isso. Quem quer desfilar namorados desfila, e ninguém condena por isso, mas duas mulheres juntas por opção, por sentimento verdadeiro...são condenadas. Tenham vergonha na cara... 

                                     Cena 6 
(Faz-se silêncio na escola toda. Umas raparigas e uns rapazes aproximam-se e abraçam Mára) 

G1 - És lésbica? 

MÁRA (a chorar) - Sou.

G2 (sorri) - Não estás sozinha.

L2 (sorri) - Bem vinda ao clube! 

L1 (emocionada) - Muito obrigada.  

L2 - Muito obrigada pelo teu testemunho. 

G3 - Muitos parabéns pela tua coragem.

G4 - Que sejas sempre muito feliz, com a mulher dos teus sonhos. 

L3 - Nunca te escondas...

L5 - Segue o teu coração, o teu sentimento e a tua vontade. Esquece o resto.

G5 - Estamos contigo! 

L6 - Ama sempre! 

(E aos poucos muitos outros se revelam. Mára ganha muitos novos amigos, e todos passam a ser respeitados, convivem na mesma escola e na mesma turma, e os homossexuais vivem os seus amores, livremente). 

                                                     FIM 
                                                     Lálá
                                                  (5/Setembro/2014)   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras