Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

carta de um bebé antes de nascer (adultos)

(Monólogo)
Desenhada por mim 
Querida mamã…e papá:
Sei que esperam por mim, com ansiedade! Mamã…desculpa as dores que te estou a provocar, mas sei que aguentas mais um bocadinho…já dei sinal que estou quase a chegar, mas sou bebé, e os bebés andam mais devagar. Não tardará muito, andarei muito depressa, e sei que vocês…mamã e papá estão aí, e vão ensinar-me a andar! Vai ser muito giro! Também sei que vão segurar-me quando eu cair…ou quando der com a cabeça. Ai…dói só de pensar, mas acho que aí em baixo deve ser diferente. Talvez venha a pregar-vos alguns sustos, mas não é por mal…! Tudo será para eu fortalecer os meus músculos, e esticá-los, e também para eu aprender onde ponho os pés! Bom…terão muito que me ensinar, querida mamã e papá, espero eu…pelo menos…é o que eu desejo. Não demoro…só tenho de escrever aqui umas pequenas instruções para que não se esqueçam…
Começando: mamã e papá…não permitam que eu faça tudo o que a minha vontade ditar. Vai ser duro para mim, mas tenho de aprender a aceitar, que algumas vezes vão ter de me exemplificar como é que as coisas funcionam…mais concretamente…autorizo-vos a que me dêem uma sapatadinha, quando eu fizer alguma coisa que não devo. Mas peço-vos…não me batam até me desfazerem, como se vê a fazer a alguns infelizes que saem daqui na maior felicidade, e chegam aí…bem…nem quero pensar. Uma sapatadinha chega! Não quero ser espancado, muito menos usado como moeda de troca, quando vocês se zangarem…sinceramente espero e desejo que isso nunca aconteça, mas já ouvi dizer que isso acontece…que tristeza, não sei porque é que alguns pais se dão tão mal. Eu não quero que vocês se dêem mal. Também não quero que me magoem…como fazem por aí muitos pais, que matam e batem muito aos filhos, ou que usam o nosso corpo pequenino para coisas…que não o que são, nem sei o nome, mas por aqui circula esse alerta…de que há pessoas muito más, a fazer coisas muito feias aos nossos corpos perfeitos. Porque é que fazem isso? Porque é que há gente a fazer essas coisas connosco? Pensando bem…desculpa mamã…não sei se quero nascer já…! Pronto está bem…eu…nasço daqui a bocadinho…espera só mais um bocadinho, se faz favor…sei que estás à minha espera há muito tempo, mas peço-te só mais uns minutos…ainda não acabei de escrever…! Eu sei que esperas! Um conselho de bebé, para a mamã e papá…sempre que eu me portal mal…basta que gritem ou arregalarem os olhos, será suficiente…vão ver. Está bem? Assim, não nos chateamos até ao limite…e assim também não acontecem coisas más entre nós. Eu ainda não estou aí convosco, mas estou quase…e já vos amo. Acho que nos vamos entender muito bem…! Pelo menos, eu e a mamã já falamos muitas vezes disso! Sim, é verdade…a mamã fala sempre comigo…às vezes muito…demais…que até fico cansado…mas adoro ouvir a voz dela…mamã…tens uma voz linda! Será que fora daqui também é igual? Ouvia sempre tanto barulho à minha volta…quando estava acordado…aí em baixo também é assim, cheio de barulhos estranhos…? Alguns, eu gostava, outros não. Porque é que agora não te estou a ouvir, mamã? Áh…já sei…estás a descansar, para me receberes…pois…porque quando e chegar, vais ter menos descanso e sossego! Óh…desculpa…não quero que fiques cansada por minha causa. Eu sei que és forte, e que me amas muito…não sei o que é isso, mas quase de certeza que é bom, porque se eu bem me lembro, das nossas conversas…tu disseste-me muitas vezes, que me amas…e que o papá também te ama e também me ama…que os avós também me amam…por isso, imagino que seja bom, porque tu dizias isso e punhas as mãos na tua barriga, aquele espaço sufocante, minúsculo…onde estou. Mas sabes uma coisa, mamã…? Este espaço…pode não ser o melhor, mas talvez venha a sentir saudades dele…não sei como é o mundo aí fora…mas confesso que estou com um bocadinho de medo! Às vezes ficavas tão nervosa…como me dizias…não sei o que é isso, mas eu também ficava muito estranho, sentia coisas esquisitas, sabores de fugir…mas depois vinham aqueles sabores bons.
Tenho um recado para as pessoas grandes, porque disseram-me que as pessoas grandes fazem coisas muito feias e más aos bebés…Atenção: da mesma maneira que nós, bebés e crianças não brincamos com o vosso corpo, também nós bebés e crianças não somos feitos para que brinquem com o nosso…excepto…a mamã, o papá, as tias babadas…os avós, e gente ligada a nós, que nos peguem ao colo, para nos embalar, e dar carinho…mas até isso tem limites! E disseram-me que não é isso que vocês fazem, seus…como chamar…? Seus…ai, ai, não encontro palavras…mas acreditam que estou neste momento muito zangado, e muito magoado…não sei se quero nascer já…! Não quero ver coisas dessas! Eu sei, mamã…e papá…vocês vão falar-me desses, e vão ensinar-me tudo, mas só de ouvir essa injustiça, já fico nervoso! Sei que vocês…mamã e papá vão ensinar-nos a distinguir quem são as pessoas boas, e as pessoas más! Só por isso, já estou mais calmo! Desculpa mamã…descansa…! Nós bebés gostamos de mimo, mas nada de exageros…claro que sabemos que toda a gente gosta de nós…claro…quer dizer…a maior parte…há quem não goste…mas não é preciso comer-nos e apertar-nos até ficarmos sem ar. Combinado?
Família toda…não se esqueçam de me ensinar regras, e de obrigar a obedecer! Como eu sou um menino lindo, e bem comportado, isso não vai ser preciso…digo eu…! Prometo que vou fazer os possíveis para me portar sempre bem.
Mamã e papá…quero que me alimentem sempre, e que nunca me deixem sozinho! Está bem? Eu sei que não fazer isso…mas circula por aqui a informação de que há bebés que são abandonados, e não são alimentados. Mas que maldade! Mamã…não sei se quero nascer agora…! Pronto, está bem, eu nasço, mas daqui a bocadinho!
Aviso já, que nós bebés…gostamos muito que brinquem connosco. Não se esqueçam de fazer isso, mamã e papá…isso é muito bom para nós os três, e para eu crescer uma criança feliz, segura, confiante…mal posso esperar para ver o que há aí fora! Mas tenho de acabar este recado. Vai ser muito bom quando estivermos finalmente juntos, eu e tu, Mamã…e papá…! Vamos ser muito felizes juntos. Eu…darei o meu melhor, e sei que vocês também vão dar o vosso melhor. Sei que vão proteger-me e cuidar muito bem de mim, e eu vou fazer as delícias de toda a gente. O mundo fora daqui deve ser cheio de coisas tão bonitas…!
Tenho tudo dito…já posso nascer…cegonha…esta carta é para ti…distribui-a por favor. Muito obrigado por tudo, querida cegonha…principalmente pelo tempo que tomaste conta de mim, e por me teres enviado a uns pais tão bonitos, e tão bons! Vêmo-nos por aí…Beijooooooooooooooossssssssssssss…………Mamã…Papá…Oláááááá…Aqui estou eu!

FIM
Lálá 
(12/Abril/2013) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras