Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

as luzinhas salvadoras (adolescentes e adultos)

                                                                       foto de Lara Rocha 

NARRADORA – Era uma vez uma menina, que por se sentir um pouco sozinha, arranjou uma amiga fada. Brincava com ela, conversava, ria, dava e recebia carinho, passeava por sítios onde a imaginação a levava e sonhava. Um dia, um priminho da menina, ainda bebé, ficou doente e teve de ficar no hospital. A menina sabia mais ou menos que era um problema de saúde sério. Numa noite, a menina chamou a fada, muito triste.
MENINA – Fada…aparece por favor…se puderes. Preciso muito de ti.
(A fada aparece)
FADA (sorri) – Olá minha querida!
MENINA (sorri) – Apareceste rápido.
FADA (sorri) – Estava disponível apareci logo.
MENINA – Obrigada por teres aparecido. Desculpa ter-te chamado a esta hora… mas é que preciso muito de ti.
FADA – E cá estou eu! Conta-me tudo…! Sabes que estou sempre disponível para ti a qualquer hora. (p.c) Queres companhia?
MENINA (triste) – Também. Mas não é só isso.
FADA – Estás triste?
MENINA – Sim.
FADA – Então…? O que se passa?
MENINA – Tenho um priminho doente, no hospital.
FADA – A sério? Coitadinho…não admira que estejas triste. Mas o que é que ele tem?
MENINA – Não sei muito bem o que é que ele tem, mas deve ser uma coisa muito séria…porque andam todos muito tristes, e ele ainda não voltou para casa! (p.c) Ele nem pode receber visitas, e eu queria ir vê-lo, mas não me deixam.
FADA – Pois, ele é muito frágil. Mas vais ver que vai ficar bom…está no hospital, tem sempre profissionais muito bons, e que cuidam muito bem dele! (p.c) Daqui a pouco vais ver que ele fica bem.
MENINA – Olha, tu não podes ajudar-me? (p.c) Só me dizem para rezar por ele.
FADA – Humm…talvez te possa ajudar!
MENINA – Como? Tu podes curar o meu priminho?
FADA – Curar…?
MENINA – Sim, eu sei que tu não és médica, mas és mágica e muito boazinha. Deves poder fazer alguma coisa! Não?
FADA (sorri) – Sim…já sei.
MENINA (feliz) – Eu também posso ajudar?
FADA (sorri) – Claro que sim!  
MENINA (sorri) – Boa. O que é que eu faço?
FADA – Olha…primeiro…vamos juntar as nossas mãos e pensar com muita força que o bebé vai ficar bom.
MENINA – Está bem!
NARRADORA – As duas dão a mão e em silêncio enviam pensamentos de saúde e de luz para o bebé. Das suas mãos surgem luzinhas que voam para o bebé.
MENINA – Já mandei. Só isto? Acho que não vai chegar.
FADA – As luzes que saíram das nossas mãos já foram ter com o bebé.
MENINA (sorri) – Áh! Tu viste-as?
FADA (sorri) – Vi.
MENINA – Eu não vi.
FADA (sorri) – Eram lindas…cheias de cor e de boas energias.
MENINA – Vão-se ligar a alguma tomada?
FADA (ri) – Não…é uma forma de dizer, que os nossos pensamentos positivos, iam nessas luzinhas.
MENINA – E elas vão entrar por onde?
FADA – Não te preocupes com isso. Elas sabem por onde entrar, e sabem ir ter com quem precisa.
MENINA – E agora?
FADA – O resto deixa comigo, fofinha…! (p.c) Só tens de continuar a pensar que o bebé vai ficar bom. (p.c) Agora preciso que os nossos corações se juntem para enviar luz e amor para o bebé, e com muita confiança que vai dar certo.
MENINA – Está bem. Mas, como é que fazemos isso? Abraçamo-nos?
FADA – Isso mesmo.
MENINA – Mas como é que ele sabe que estamos a mandar-lhe luz…?
FADA – Ele sente.
MENINA – Mas as luzinhas tocam-lhe?
FADA – Não te preocupes com isso agora, querida…vamos abraçar-nos.
MENINA (sorridente) – Está bem.
NARRADORA – As duas abraçam-se fortemente e longamente, e pensam positivo. Formam uma estrela cheia de luz brilhante, enorme, que fica suspensa.
FADA (sorridente) – Olha, a luz para o bebé!
MENINA (boquiaberta) – Ááááááhhhh…que linda! (p.c) Como é que ela apareceu aqui?
FADA (sorri) – Fomos nós que a construímos.
MENINA (sorri) – Áh…que gira! Mas como?
FADA (sorri) – Com a luz que saiu dos nossos corações. Com o amor que temos pelo bebé e que mandamos para ele.
MENINA (sorridente) – Áh! É mesmo bonita.
FADA (sorri) – É a nossa Luz.
MENINA - Mas como é que ela vai entrar no hospital.
FADA (sorri) – Não te preocupes. (p.c) Ela sabe como vai entrar lá. (p.c) E o mais importante é que ele vai ficar bom, ele vai recuperar, ele vai salvar-se!
MENINA – Vá lá priminho…fica bom rápido. Todos precisamos de ti, todos te amamos. Fica bom depressa, para não ficarmos mais tristes, e para ficarmos todos felizes. (p.c) Tu és forte, eu sei! Não é fada?
FADA (sorri) – Com certeza…e com tanta luz e tanto amor à volta dele, vai ser ainda mais forte. (p.c) Repete o que eu disser...Ele vai ficar bom…ele vai recuperar…ele vai vencer…ele vai salvar-se. (p.c) Força bebé, estamos contigo. Tu és forte, vais vencer. Força, pequenino!
NARRADORA - As duas repetem várias vezes estas afirmações positivas, com todo o amor e carinho, e força. As duas abraçadas, e de mãos dadas. Forma-se uma esfera de luz enorme e linda por cima delas.
FADA (sorri) – Olha…!
MENINA (maravilhada) – Áááhh…que linda! (p.c) Como é que ela apareceu aqui?
FADA (sorridente) – Ela formou-se a cada batida do nosso coração, enquanto estivemos abraçadas, e com cada afirmação positiva que fizemos.
MENINA – Não sabia que podíamos construir estas bolas de luz tão gigantes, e tão bonitas.
FADA (sorri) – Sim. Somos mesmo.
MENINA – E agora?
FADA – Agora, a esfera gigante de luz, vai envolver todo o bebé.
MENINA – Como?
FADA – Não te preocupes com isso, querida. Ela vai lá.
MENINA (sorri) – Está bem, se dizes que sim, eu acredito…mas é tão grande que se calhar não cabe nas portas, nem nas janelas.
FADA (ri) – Cabe.
MENINA – E agora?
FADA (sorri) – Agora…continua a pensar que vai correr tudo bem, que ele vai ficar bem…vais ver que muito em breve, ele vai ficar mesmo melhor…vai melhorando aos bocadinhos, até ficar totalmente bom.
MENINA – Está bem. Vou rezar por ele…mas ele não sente nada! Acho eu.
FADA – Sente sim, querida. Sente tudo. A nossa luz, e os nossos pensamentos. (p.c) Ele sabe que há muita gente a amá-lo e a mandar-lhe luz para ele ficar bem.
MENINA – Achas que ele sentiu os nossos abraços e os nossos pensamentos?
FADA – Tenho a certeza que sim! Sentiu a luz, e a força do amor, presente em cada batida do nosso coração. Até ele ficar bom, deves fazer isto várias vezes está bem?
MENINA (sorri) – Está bem! Vou fazer contigo, com a minha prima, com a minha Avó…e…com todos!
FADA – Isso mesmo! Quantas mais pessoas melhor! (p.c) Acredita! Vai correr tudo bem, ele vai ficar bem, ele vai ficar bom. (p.c) Às vezes temos de esperar um bocadinho, porque é pequenino e frágil, mas acontece. E nunca devemos deixar de lhe enviar luz e amor, mesmo que não funcione logo. Entendes?
MENINA (sorri) – Sim. Eu acredito. Muito obrigada.
FADA (sorri) – De nada, princesa.
MENINA – Posso pedir-te só mais uma coisinha…?
FADA (sorri) – Sim…?
MENINA – Fica comigo…eu vou dormir! Mas até adormecer…por favor…quer dizer…se puderes.
FADA (sorri) – Sim, claro que posso…está bem.
NARRADORA – A menina abraça a Fada, esta retribui, e cobre-a, faz-lhe carinho, e fica com a menina até adormecer.
FADA (sussurra) – Boa noite, princesa.
NARRADORA - Sai do quarto silenciosa, e vai ao hospital. Entra sem ninguém a ver, no quarto do bebé. Tira a esfera de luz, e as luzinhas e a estrela de luz, dos bolsos, segura na mãozinha do bebé e sopra suavemente as milhares de luzinhas suaves e de todas as cores, poderosas, cheias de amor e carinho, de saúde e de boas energias. A esfera gigante de luz, envolve todo o bebé, e as luzinhas pequeninas dissolvem-se nos pulmões do bebé. A fada observa e sorri deliciada.
FADA (murmura) – Tu vais vencer, tu vais ficar bom! Há muito amor e luz à tua volta. (p.c) Vamos querido…recupera…reage!
NARRADORA – A Fada fica lá mais um pouco, e na manhã seguinte, o bebé começa a apresentar umas pequeninas melhoras. A menina faz o que a Fada disse com a família, e com a Fada. A Fada coloca mais luz à volta do bebé, que construiu com a menina, e o bebé melhora mais um bocadinho. E nos dias seguintes, continuam a fazer o mesmo, até que ele fica completamente bom. A menina está feliz, e toda a família também com o regresso do bebé a casa.
AVÓ – Depois de tanto sofrimento, está tudo bem.
MENINA (sorri) – Avó…tenho um segredo para te contar.
AVÓ – O quê, filha?
MENINA (baixinho) – Fui eu e a minha fada, que salvamos o bebé!
AVÓ (ri) – Ai foi? (p.c) Que bom…e conseguiram…viste? (p.c) Obrigada.
MENINA (baixinho) – Eu e a Fada juntamos os nossos corações e as nossas mãos e fizemos uma estrela, e uma esfera de luz…e a fada ia lá pô-las à noite ao primo. Foi por isso que ficou bem!
AVÓ (ri, feliz) – Pois foi, querida…! Obrigada.
MENINA – Agradece também à minha amiga fada!
AVÓ (ri) – Tens razão. Obrigada Fada.
MENINA (baixinho) – Ele salvou-se com as luzinhas dos nossos pensamentos positivos e do nosso amor. A Fada disse que ele sente as luzinhas, e sente os nossos pensamentos positivos para ele…e o nosso amor por ele.
AVÓ (sorri) – Não tenho dúvidas disso, filha! (p.c) Foi mesmo.
MENINA – Tu também fizeste isso?
AVÓ – Sim, eu e muita gente.
MENINA (sorridente) – Que bom…estou mesmo feliz.
AVÓ – Estamos todos, querida.
MENINA (sorridente) – Obrigada, Fada. Tu tinhas toda a razão. O bebé salvou-se mesmo. Adoro-te.
(Fada sorri)
FADA (sorridente) – Luz é vida e é sempre precisa! E pode muito bem ser curativa…se for enviada com amor, pureza, sinceridade e força! Acreditando que vai correr tudo bem, e que a pessoa vai salvar-se! Porque todos somos energia…também sentimos toda a energia que está à nossa volta, e das outras pessoas. Que pena muita da energia do Mundo ser usada para o mal! Mas cada um de nós ainda está a tempo de enviar boa energia para o Mundo, para que seja melhor, e mais humano…e pode dar boas energias ao que está ao seu lado, ou aos outros que precisam um pouco dela. Enviando e praticando a bondade, o amor, a paz, a partilha, a saúde, a protecção, o carinho, o cuidado e os sorrisos. Sempre que tiverem alguém doente, essa pessoa precisa da vossa energia…juntem-se, e vão ver o que acontece, a cada pulsar do vosso coração…de cada vez que se unirem e derem as mãos por alguém. Tudo é energia…nós somos energia…portanto…muitos corações juntos a bater com amor, emite a luz do universo e com essa força poderemos salvar alguém, em conjunto com pensamentos bons e acreditando sempre que tudo vai correr bem! Com amor tudo é possível.
FIM
Lálá 
(1/Janeiro/2013) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras