Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

o palhacinho e a boneca

 

      Era uma vez, uma linda boneca que vivia numa loja de brinquedos. Essa boneca, era tão linda e tão perfeita que toda a gente reparava nela, mas na hora ninguém a queria levar porque era demasiado cara, segundo as pessoas. Com o passar do tempo, a boneca começou a ficar triste…por estar sempre na loja e por ninguém a querer. E a pobre da boneca chorava, chorava, chorava. Ninguém via as suas lágrimas mas ela chorava muito. Numa noite, a loja fechou como sempre acontecia. Passou por essa loja, um palhacinho humano, também muito triste, a arrastar os pés e a chorar, a chorar, a chorar… o palhacinho parou em frente à loja. A boneca, ao vê-lo, ficou com pena dele, bateu no vidro para que ele reparasse, ele olhou, mas não ligou.

BONECA (grita) - Eiii…

NARRADORA - Bate outra vez no vidro. O palhacinho olha, a soluçar, a boneca acena - lhe e bate mais uma vez no vidro…o palhacinho nem quer acreditar. BONECA (grita) - Tira-me daqui. Eu tenho de falar com aquele rapaz pintado…como é que eu vou sair daqui? Está tudo fechado…

NARRADORA - Aparece uma fada e leva a boneca, a boneca vai pelo ar, assustada. 

BONECA - O que é que está a acontecer?... Será que…a dona Jú … se fartou de mim e vai pôr-me fora da porta…?! (p.c) mas…estou a voar?

FADA (sorri) - Sim! Vou levar-te àquele rapaz palhacinho. A loja está fechada, esta é a única maneira de saíres.

NARRADORA - A boneca que sai a voar, está espantada, e encantada com o que está a ver.

BONECA - Ááááááhhhh…este sítio é muito diferente da loja…!! É tão bonito… e este ar…huuuummmm….estas luzes todas….óh fada… Tu conheces aquele rapaz pintado?

FADA - Sim. Tu vais ajudá-lo muito, e ele a ti.

BONECA - Ai sim? Porque é que ele está tão triste?

FADA - Já vais saber isso tudo.

NARRADORA - O palhacinho ainda está a olhar para a montra. A fada pousa a boneca mesmo à sua frente. O palhacinho está inconsolável. Coitadinho…até mete pena. Olha para a frente e a boneca está a olhar para ele.

BONECA - Olá…

PALHACINHO - Olá…

BONECA - Porque é que estás a chorar tanto?

PALHACINHO - Porque…por muitas coisas…de onde é que caíste?

BONECA - Eu saí aqui da loja!

PALHACINHO - Saíste da loja? Mas está fechada…atravessaste o vidro foi, ou a loja tem algum buraco?

BONECA - Saí a voar…uma fada tirou-me dali…

PALHACINHO - Eras tu que estavas a chorar e a bater no vidro?

BONECA - Sim. Tu viste-me?

PALHACINHO - Sim! Pensei que estava a imaginar, mas pelos vistos vi-te mesmo. 

BONECA - Vives por aqui?

PALHACINHO - Eu…vivo… num sitio qualquer desses… não tenho sítio certo…e tu…vives naquela loja?

BONECA - Sim… ninguém me quer…ninguém me leva…toda a gente olha para mim, oiço dizer que sou bonita, mas no fim, é na loja que fico. Ando muito triste, sabes?!

PALHAÇO (admirado) - Ai sim? Eu pensei que as bonecas não ficavam tristes…!! Porque é que ninguém te quer?

BONECA - Não sei! Acho que é por eu ser muito cara…não sei o que isso significa, se é um elogio, ou uma coisa má… sei que fico lá sempre! (p.c) É uma tristeza, quando fico feliz de pensar que finalmente vou sair daquela loja, e vou ter alguma criança ou uma velhinha como companhia, que me vai tratar bem, que…me vai pegar ao colo, abraçar-me, beijar-me, brincar comigo…lá fico eu outra vez naquele sítio…!

PALHACINHO - Sim…deve ser mesmo muito triste…eu também gostava de ter isso tudo que tu disseste…um colo, um abraço, um beijinho…um carinho… e que alguém brincasse comigo!

BONECA - E não tens?

PALHACINHO (triste) - Não! Acho que…há muito tempo atrás tive um bocadinho disso, mas nem me lembro bem…sei que era bom!

BONECA - Quem é que te dava isso?

PALHACINHO (triste) - Os meus pais…

BONECA - E porque é que deixaram de te dar carinho e de te pegar ao colo…? 

PALHACINHO - Não sei…acho que…deixaram de gostar de mim…

BONECA - Mas…acho que os pais…não deixam de gostar dos filhos…ou…será que fazem o mesmo que aos brinquedos quando crescem?

PALHACINHO - Realmente… disseram-me a certa altura que os pais nunca deixam de gostar dos filhos, mas, eu acho que é mentira!

BONECA - Onde estão os teus pais?

PALHACINHO - Os meus pais estão a trabalhar no circo, andam por aí.

BONECA - E não te levaram com eles?

PALHACINHO - Não! Eles dizem que aquilo não é vida para mim.

BONECA - Então se calhar não te levaram para te proteger…(p.c) porque gostam de ti…e não querem que nada de mal te aconteça! (p.c) porque é que andas assim pintado?

PALHACINHO - Para ganhar algum dinheiro…quando os meus pais vão por aí, eu fico na casa de uma vizinha, mas ela não gosta de mim, está sempre a resmungar comigo, e a ralhar-me, quase nunca está em casa. O marido também me deixa à-vontade, diz que nem ele a pode aturar, por isso deixa-me sair…mas há uma coisa que me deixa ainda mais triste…

BONECA - O que é?

PALHACINHO - É já não conseguir fazer as pessoas: crianças, adultos e mais velhinhos rir.

BONECA - Tu fazes as pessoas rir?

PALHACINHO - Sim. Eu pinto a cara e ando assim vestido para repararem em mim, para se rirem…mas isso não tem acontecido. Toda a gente perdeu a vontade de rir.

BONECA - Mas…isso é muito mau não é?

PALHACINHO - Sim é! É muito mau para mim, e para as pessoas que não se riem. É porque possivelmente andam doentes… deprimidas…

BONECA - Mas porque é que elas não se riem?

PALHACINHO - Não sei…devem andar tristes…

BONECA - E porque é que elas andam tristes?

PALAHCINHO - Não sei. Não falo com eles…já não olham para mim. Sinto-me muito sozinho! É por isso que vou embora para outro sítio qualquer, a ver se estas pessoas sentem a minha falta! Eu acho que não vão sentir, mesmo assim, vou tentar a sorte noutro lugar.

BONECA - Eu também me sinto sozinha!

PALHACINHO - Mas…estás rodeada de outros bonecos, tens sempre gente que repara em ti…!

BONECA - De que é que isso adianta? Não são meus amigos…! Tu não tens amigos mesmo?

PALHACINHO - Hummm…acho que…alguém que mereça esse nome não tenho! Tenho muita gente conhecida, mas amigos…acho que…não…! Mas, o que é para ti amigo?

BONECA - Olha…é aquela ou aquelas pessoas que tem muitos gostos iguais 
aos teus, mas também diferentes, … e essas coisas diferentes não vos faz ficar chateados um com o outro…! Amigos também são aquelas pessoas que contam tudo umas às outras, e que sabem guardar segredo… que brincam contigo… que se preocupam contigo…que te convidam para festas, passeios, jogos, e que te apresentam outros amigos, que dividem brinquedos contigo, … que vão passar tardes a casa uns dos outros… que também te dão carinho, e que se riem contigo, … que sabem alegrar-te quando estás triste, hummmm… ser amigo é muitas coisas boas! E tu, o que achas que é ser amigo?

PALHACINHO - Para mim…ser amigo…também é … quase isso tudo que tu disseste! (p.c) Mas … outra coisa… há quanto tempo estás naquela loja?

BONECA - Não sei! Sei que umas vezes está muito claro aqui fora, outras vezes está muito escuro, e quando está muito escuro, nós ficamos na loja sozinhos!

PALHACINHO - Claro… quando há muita luz, as lojas estão abertas, porque é de dia, quando está muito escuro, as lojas fecham porque é de noite e está tudo a dormir.

BONECA - Ááááhhh… olha, leva-me a dar uma volta por aí…e vamos falando, pode ser?

PALHACINHO - Está bem! Dá-me a mão…

NARRADORA - A boneca dá-lhe a mão, olham-se fixamente. A boneca sorri-lhe, e os seus olhos azuis brilham. O palhacinho sorri também timidamente. 

PALHACINHO - És mesmo bonita!

BONECA (sorri) - Achas? Obrigada.

PALHACINHO - Vou levar-te ao jardim onde estive a dormir ontem. É muito bonito.

BONECA - Boa !!

PALHACINHO - Desculpa…nem te perguntei como te chamas…?

PALHACINHO (muito admirado) - Não sabes?! Não tens nome?

BONECA - Não. Chamam-me sempre boneca…não sei…pensando bem…deve ser assim que me chamo… e tu?

PALHACINHO - Chamo-me Rafael.

NARRADORA - Caminham mais um bocadinho, a falar e chegam rapidamente ao jardim.

PALHACINHO - Chegamos ao jardim…

NARRADORA - O palhacinho mostra o sítio todo, a boneca fica deliciada ao ver tanta coisa bonita, tantas flores, com a fonte, o sossego, o cantar dos grilos e das cigarras, o voo dos pirilampos à volta das lâmpadas…tudo é novidade para a boneca.

BONECA - Tu devias estar contente…por viver num sítio tão bonito como este! (p.c) eu ficava aqui a viver!

PALHACINHO - Eu gosto muito deste sítio, mas tenho de procurar um outro lugar, ou cidade onde as pessoas reparem em mim, riam e claro onde ganhe algum dinheiro.

BONECA - Então…vais mesmo embora?!

PALHACINHO - Sim…com muita pena minha!

BONECA (triste) - Mas…acabei de te conhecer, já te pus no meu coração como amigo…finalmente achei que alguém tinha gostado de mim…e que não ia ficar mais sozinha…e afinal… já vou ficar outra vez sozinha…vais abandonar-me …como fazem todos os outros? (desata a chorar)

PALHACINHO (triste) - Óh não…não chores, por favor! Eu não te vou abandonar…sou teu amigo…e gosto de ti…vens comigo! Ou então, se quiseres ficas aqui, eu vou para outro sítio e à noite volto para estar contigo. Queres?

BONECA (triste a soluçar) - Quero! Eu vou contigo, e ajudo-te a fazer com que as pessoas reparem em ti!

PALHACINHO (sorri) - Boa ideia! Podemos tentar. Se fores comigo, pode ser que reparem em mim. Queres brincar um bocadinho por aí?

BONECA (sorri) - Sim!

NARRADORA - E os dois brincam, saltam, riem, correm, dançam, o palhacinho mostra alguns truques à boneca, ela fica espantada e bate palmas. A boneca dança para ele e faz algumas habilidades de ginástica. Ele bate palmas e cantam juntos.

PALHACINHO (boceja) - Ááááááhhh… o João Pestana vem aí!

BONECA - Quem? (p.c) Conheces…? É teu amigo?
(Gargalhadas do palhacinho)

PALHACINHO (a rir) - O quê? Não conheces? ... Este toda a gente conhece… não é meu amigo, nem inimigo, simplesmente faz toda a gente ficar com sono!

BONECA (espantada) - Eu não conheço…apresenta-mo…

PALHACINHO (a rir) - Quando estiveres a ficar com sono, vais vê-lo…!

BONECA - Hummm… (boceja) também estou com sono…quero dormir…não te importas?

PALHACINHO (sorri) - Claro que não me importo… então…vamos dormir e amanhã pensamos numas ideias para repararem em ti, em mim e como havemos de fazer as pessoas voltar a rir, está bem?

BONECA (sorri) - Está bem!

PALHACINHO (sorridente) - Não sabes como estou feliz de te ter encontrado, adorei esta noite… já é quase dia…

BONECA (sorridente) - Eu também estou muito feliz por te ter encontrado, por me teres trazido a um sítio tão bonito, por me teres tirado daquela loja…por ter arranjado um amigo !!!

PALHACINHO (sorri) - Sim! Eu também arranjei uma amiga…!!! Linda…simpática…

NARRADORA - Os dois deitam-se felizes, lado a lado, o palhacinho cobre a boneca com a sua manta e abraça-a.

OS DOIS (sorriem) - Obrigada (o) fada!

NARRADORA - Os dois riem, a fada fica mais luminosa, e abre um grande sorriso. 

FADA - De nada! As vossas vidas vão ser melhores daqui para a frente…qualquer coisa, é só chamar.

PALHACINHO - Boa noite boneca…!

BONECA - Boa noite, … Rafael!

NARRADORA - Os dois adormecem a sorrir.
                                                                       2.
NARRADORA - Na manhã seguinte, as fadas preparam um belo pequeno - almoço para os dois. Quando acordam, o palhacinho e a boneca sorriem, dão dois beijinhos e ficam surpresos ao ver aquele pequeno – almoço. Comem com uma enorme vontade, e estão tão deliciados que nem falam. Só no fim.

BONECA - Huuuummmm... nunca tomei um pequeno – almoço destes! Tão bom!! Dormiste bem, Rafael?

RAFAEL - Sim, muito bem e tu?

BONECA - Eu também. (p.c) o que vamos fazer hoje?

PALHACINHO - Não sei…acho que vamos ficar por aqui, não? A ver se alguém dá pela nossa falta. Eu acho que ninguém vai reparar se não aparecer nas ruas. 

BONECA - Mas assim não ganhas dinheiro.

PALHACINHO - Sabes de uma coisa? Eu desisto de ser palhaço. Ninguém gosta de mim, eu não faço rir ninguém…sou um palhaço sem valor!

BONECA - Eu não concordo contigo! Tu és bom rapaz, porque é que as outras pessoas não hão-de gostar de ti?! (p.c) não roubas ninguém…não magoas ninguém…lá porque as outras pessoas se esquecem de rir, também não quer dizer que não gostem de ti (p.c) mas não podes desistir… não estás a fazer o que gostas?

PALHACINHO - Sim, gosto muito do que faço, mas não está a dar resultado, é melhor sair…

BONECA - Mas eu não te deixo desistir…! (p.c) temos de pensar é noutras brincadeiras diferentes para que reparem… fazes sempre as mesmas coisas…porque não fazer coisas diferentes?! Brincadeiras novas…surpreender as pessoas…!

PALHACINHO - Pois…era uma excelente ideia, mas…não sei inventar mais nada! 

BONECA - Mas é claro que sabes inventar outras coisas! (p.c) em vez de pensares em desistir de ser palhaço, pensa em brincadeiras… tenho a certeza que consegues. (p.c) eu sei de algumas, mas só te digo no fim! Primeiro pensa tu…! 

NARRADORA - Faz-se silêncio, a fada interrompe. Eles estremecem.

FADA - Tens toda a razão boneca. O teu amigo não vai desistir de ser palhaço. Nós temos a solução. Os dois vão trabalhar juntos todos os dias, e o palhacinho vai ter roupas diferentes todos os dias. Vão começar a partir de hoje…daqui a bocado. E tu, boneca, também vais ter roupas diferentes. Vá…ponham essas cabeças a trabalhar e vão para a rua!

BONECA (sorri, feliz) - Vês? Eu não te disse?

PALHACINHO (sorri) - Quais eram as tuas ideias?

NARRADORA - A fada, com os seus pozinhos mágicos muda as roupas ao palhacinho e à boneca, e os dois inventam coreografias, brincadeiras, danças, diálogos muito divertidos e lá vão eles para a rua. A fada tinha razão… o palhacinho não podia deixar de fazer rir as pessoas, e ele com a boneca iam fazer muito sucesso. Na rua, fazem tudo o que combinam. Por onde passam, toda a gente repara neles, riem muito, batem-lhes palmas, elogiam-nos, interagem com o público, brincam e toda a gente lhes dá dinheiro. Todos ficam encantados. Nos dias seguintes passa a acontecer o mesmo, e os dois estão muito felizes. Passado uns tempos, o palhacinho e a boneca são convidados para trabalhar num circo onde os pais de Rafael trabalham. Os pais ficam muito orgulhosos dele e a boneca também toda a gente gosta dela.
Antes de terminar…uma mensagem , ou pensamento, o que quiserem: não desistam de fazer o que mais gostam, e tenham sempre pelo menos uma pessoa a quem possam chamar de amiga/o, que esteja sempre do vosso lado, e que vos incentive a continuar quando a fraqueza, a tristeza e a vontade de desistir vos batem à porta. Há sempre alguém que compreende, que dá a mão ou diz uma palavra agradável…empresta os seus ombros ou o seu colo, e gosta de vocês como são, com as qualidades e defeitos. Mesmo quando às vezes parece que toda a gente vos ignora, há sempre alguém que mesmo sem palavras, apenas com o olhar brilhante, ou sorriso, ou lágrimas, dizem muito mais que mil elogios e que repara em vocês. Por muito difícil que tudo pareça, ponham a imaginação a trabalhar e vão em frente! Acima de tudo não desistam!

FIM.
Lálá 
(18 Setembro de 2009)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras