Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os bonecos da Lara vão de férias (10º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º dia)

                           10º dia….

NARRADORA – Bom dia…Como vos disse ontem, os nossos amiguinhos vão fazer um piquenique. De manhã, Natashinha é a primeira a acordar. Como ainda é cedo, deixa as outras e os outros dormirem, toma o pequeno-almoço, junto dos cães, veste fato de banho e lava uma louça da noite anterior, varre a tenda da sala que tem areia, sacode os almofadões…Xaninha, Jenni, Nanda e Jéssica são as seguintes a acordar, e a tomar o pequeno almoço, animadas e em pulgas para o piquenique. Passado um bocado já estão todos acordados. As bonecas da Luciana, vão acordando e vão indo ter com as bonecas da Lara, muito bem dispostas e divertidas, já com as coisas que vão levar para o almoço. Falam divertidas umas com as outras, riem, preparam tudo, e vão todos contentes, a falar e a rir, a brincar uns com os outros, até á casa dos anões. Também já tem tudo pronto, e seguem até á casa das dançarinas que fica a caminho. Tocam e elas saem com as coisas delas, divertidas. Há muitas conversas cruzadas pelo caminho, muitas gargalhadas, e chegam ao lindo parque. A rapariga borboleta cumprimenta – os, e dá – lhes as boas vindas. Os outros estão espantados com tanta beleza. Francisca está aos saltos de alegria e vai ter com eles. Cumprimenta – os alegremente, e indica – lhes o melhor sítio para fazerem o piquenique.
FRANCISCA (sorri) – Aqui…debaixo desta árvore…que tal?
TODOS (sorriem) – Sim, está óptimo...
NARRADORA – Todos estendem as mantas juntando – as, espalham a comida variada pelas mantas, os pratos, copos e talheres de plástico, os guardanapos, as panelas…e instalam – se á vontade.
FRANCISCA (sorridente) – Precisam de mais alguma coisa?
TODOS (sorriem) – Não, muito obrigada.
ANÃ RITA (sorri) – Estamos mesmo bem, aqui, querida! Queres comer connosco?
FRANCISCA (sorri) – Não, obrigada. A minha Mãe já está a fazer o almoço e a contar comigo.
PALHACINHO PAPILON – Olha, podemos andar por aí no fim do almoço?
FRANCISCA (sorri) – Claro. Podem andar por toda a quinta. Até de poney…
TODOS (sorriem) – Poneys,…?! Que bom…
SHITA (sorri) – Eu vou andar outra vez.
TODAS (sorriem) – Eu também.
DIANA (aos saltinhos) – Ááááááááhhhh…finalmente vou realizar o meu sonho de andar de poney…
ANGELA (sorri) – Eu também,…adorava ter um.
FRANCISCA (sorri) – Bem, se precisarem de uma guia…é só irem ter comigo! Ou então, as meninas já conhecem!
TODOS (sorriem) – Ok, obrigada.
FRANCISCA (sorri) – Bom almoço…e até já…
TODOS (Sorriem) – Obrigada, igualmente…
FRANCISCA – Só não façam fogo, por favor. Se precisarem que aqueça alguma coisa, podem dizer…eu aqueço na minha casa sem problemas.
TODOS (sorriem) – Está bem.
PAULINHA (sorri) – Nós as coisas que tínhamos que trazer quentes, vieram em termus…Não vamos precisar.
FRANCISCA (sorri) – Está bem…bom almoço…
NARRADORA – Francisca lá vai para casa dela aos saltinhos e a cantarolar. Os bonecos instalam – se comodamente, servem – se e comem e bebem do que mais gostam, há muitas conversas cruzadas e muitas gargalhadas.
ESTRELINHA – Dona Rita…este arroz está deliciiiooosssoooo…hhuuummm…
ANÃ RITA (ri) – Ainda bem, querida! Come mais.
INÊS – Depois desta comezaina toda, acho que vou ter que ir dar uma voltita.
DIANA (sorri) – Nós igual.
JANDIRA (sorri) – Estávamos mesmo a falar nisso.
GISELA (sorri) – Já há muito que não fazíamos um piquenique destes.
TODAS (sorriem) – Nós igual…
LUA – Ainda bem que não está calor a mais,…está quente, mas já esteve pior.
TODAS – Sim.
PATRICIA – Este sítio é mesmo fantástico.
NATASHINHA – Ainda não tinham vindo aqui?
TODAS – Não.
NARRADORA – Alguns servem – se segunda vez. No fim, já atestados, arrumam as coisas que são para o lixo num saco plástico.
DIANA (sorri) – Quem nos acompanha numa voltinha a pé?
BONECAS (sorriem) – Nós.
PEDRINHO – Eu vou nanar.
NARRADORA – E assim é! As meninas vão dar uma volta a pé com as dançarinas e as anãzinhas, os anõezinhos e os rapazes ficam a dormir uma soneca. Pedrinho não se esqueceu da chupeta. As meninas andam pelo parque sem pressa, a apreciar, param, conversam, tiram fotos, riem…A Francisca está a fazer um colar de flores. Elas param.
GISELA – Olá…!
FRANCISCA (sorri) – Olá, comeram bem?
TODAS (sorriem) – Sim, e tu?
FRANCISCA – Também. Os meninos?
XANINHA – Ficaram na preguiça.
(Riem)
FRANCISCA – Vão dar uma volta, ou querem fazer comigo uns colares de flores…?
NARRADORA – As anãs grandes vão dar a volta, e as meninas ficam todas a fazer colares de flores com a Francisca. Enquanto enfiam as muitas flores, de muitas cores, formatos e tamanhos, conversam animadamente umas com as outras, riem, e pouco depois aparecem os meninos com uma bola.
PEDRINHO – Olá…podemos soga á bola?
FRANCISCA – O que é que ele disse?
XANINHA – Esse galego perguntou se podem jogar á bola.
FRANCISCA (sorri) – Áh, sim, claro! Ali naquele campo.

NARRADORA – Olhem que relva fantástica! Dá gosto…até apetece dormir ali…(sorri).
HUGUINHO – Não querem jogar meninas?
TODAS (sorriem) – Para já não.
HÉLDER – Depois apareçam!
TODAS (sorriem) – Está bem.
NARRADORA – Os cães vão com eles, para um campinho próprio para jogar futebol. Estão todos contentes. Correm, descalços, chutam a bola, passam – na de uns para os outros, com alguns trambolhões e gargalhadas á mistura, resmungam uns com os outros, gritam golo. Quando as meninas acabam os lindos colares de flores, vão ter com os meninos, incluindo as dançarinas. Xaninha manda um sonoro assobio. Eles param a bola e olham para ela.
XANINHA – Podemos jogar também?
MENINOS (sorriem) – Sim.
NUNINHO (sorri) – Volei…
TODAS (sorriem) – Está bem.
NARRADORA – Fazem todos uma grande roda, e passam a bola de uns para os outros, sem deixar cair, há algumas quedas pelo meio, e gargalhadas, incentivam – se uns aos outros, batem palmas, formam mesmo equipas, e como são muitos, jogam á vez, os que assistem torcem pelos outros, riem, mandam piadas, gargalhadas com os trambolhões, saltam, batem palmas, Xaninha é o árbitro por causa dos seus potentes assobios. Todos riem de cada vez que ela assobia e que grita com eles, marca faltas…estão divertidíssimos. Os póneys também querem jogar, e os anões. Conclusão: todos jogam, e divertem – se muito. Os póneys correm e chutam a bola, e fazem muitos outros jogos uns com os outros. Até os anões crescidos e anãs participam e estão felizes. Quando já estão cansados e cheios de calor, Francisca serve a todos um delicioso lanche, recheado de coisas boas, como limonadas frescas e outros sumos de fruta natural, pães e broas caseiras; queijo e manteiga caseira; chá; leite de vaca; fiambre; bolachas…cada um come o que mais gosta, e há muitas conversas cruzadas, gargalhadas, os póneys também tem direito a um lanche reforçado, e os cães igualmente. Francisca faz – lhes companhia e ri – se bastante com eles. Foi uma tarde excelente que passaram, e um piquenique muito agradável. Ao fim da tarde agradecem á Francisca, dão 2 beijinhos e voltam para a praia, com a promessa de voltares outro dia. Na praia, ainda estão com as sereias um bocado, e ainda uns mergulhos quase á noite no mar. Após uma banhoca recuperadora, vestem uma roupa mais quente, comem só uma sopa, e os bonecos da Luciana vão ter com os da Lara, para tocar instrumentos. Estão muito entretidos e divertidos, até que aparece mais um casal de formigas:
A Sra Mimosa e o Sr Musarico, que vem de um passeio nocturno. Assustam – se com o barulho.
SRA MIMOSA – Querido…o que é isto?
SR MUSARICO – Não sei, querrida…mas parrece – me um bando de barrulhentos, mas não os conhecço…
SRA MIMOSA – De onde é que saíram…?!
SR MUSARICO – Não sei,…parrecem hippies…
SRA MIMOSA – Falamos com eles, ou achas que nos vão fazer mal?
SR MUSARICO – Falamos com eles…não me parrecem maus,…!
NARRADORA – Eles nem precisam de falar. O palhacinho de Xadrez, o
palhacinho de Pano, o palhacinho de corda e o palhacinho Papilon, circundam – nos a tocar vários instrumentos, com um grande sorriso.
SRA MIMOSA (assustada) – Ai, valha – nos…
PALHACINHOS (sorriem) – Boa noite!!!
SR MUSARICO (sorridente) – Boa noite!!!
PALHACINHO PAPILON (sorri) – Bem vindos!
SRA MIMOSA (resmunga) – Bem vindos porquê? Nós vivemos aqui quase ao lado…
PALHACINHO DE PANO (sorri) – Venham divertir – se connosco!
SRA MIMOSA (zangada) – O quê? Mas que ousadia! (p.c) Além de barulhentos e de terem aparecido sabe – se lá como, ainda gozam connosco! (P.C) Francamente…!(p.c) Eu com esta idade divertir – me com jovens…! Onde é que já se viu…!
PALHACINHO DE CORDAS – Por favor…não seja mazinha…nem se reduza…!
PALHACINHO DE XADREZ – A idade não interessa para nada. Vai ver que vai sair daqui outra.
NARRADORA – Os instrumentos voltam a suar, e o Sr. Musarico deixa – se contagiar pela simpatia dos bonecos, acompanhando – os na dança. A Sra Mimosa, quase sem dar por isso, também começa a dançar com os palhacinhos, com as barriguitas que os rondam com sorrisos e a dançar. O  Sr Musarico está divertidíssimo, e dá gargalhadas. Chegam os anões com os filhotes e também dançam, a Sra Mimosa está feliz, e dança lindamente, toda elegante. Só faltam as dançarinas para completar a festa…! (P.C) Olhem…parece que me ouviram! Lá estão elas…! Cumprimentam alegremente os bonecos e dão um espectáculo de dança, com os bonecos. Há muita música, gargalhadas, o casal das formigas também dançam um com o outro, trocam de pares, variam bastante o estilo de musicas que tocam, até quase de manhã. E os anões aguentam até ao fim. Antes de ir embora, a Sra Mimosa, diz aos bonecos, com 1 grande sorriso e feliz:
SRA MIMOSA – Aaaaiiiii…parece que rejuvenesci uma camada de anos! Muito obrigada queridos, e desculpem ter ralhado convosco.
TODOS (sorriem) – Não faz mal…
XANINHA (sorri) – Está a ver…?! Os nossos amigos tinham razão.
SRA MIMOSA (ri) – Sim, toda a razão. Adorei! Vocês tocam lindamente.
TODOS (sorriem) – Obrigada.
SR. MUSARICO – Onde estão aquelas meninas lindas…jeitosas,…? Que dançaram…
NATASHINHA – Estão ali, a refrescar – se.
SR. MUSARICO – Querria felicitá – las….
NATASHINHA (sorri) – Elas vem já aqui…
NARRADORA – As dançarinas vão ter com ele, eles dão – lhes os parabéns, falam mais um bocadinho, e quase com o sol a nascer vão dormir.
             
                  11º dia…

NARRADORA – Dormem durante a manhã toda. No fim do almoço, as meninas vão ver uma feira de artesanato com as dançarinas. Os meninos ficam a jogar á bola e a brincar na areia. As meninas ficam deliciadas com a feirinha e compram muitas coisas. Quando voltam á praia, recebem um convite tentador.
SEREIA VENTO (sorri) – Olá queridos…querem vir dar um mergulhinho?
TODOS/AS (sorriem) – Siiiiiiiiiiiiiimmmmmmmm…!!!!!
NARRADORA – As sereias dão umas máscaras de oxigénio aos bonecos, e eles mergulham  nestas lindas águas.
Debaixo de água, vêem maravilhas que não tinham imaginado. Peixes de muuitas formas, muitas plantas aquáticas, lindos corais, conchas, estrelas do mar, cavalos marinhos, polvos, os golfinhos que passeiam com eles, e com as sereias, muitas pedrinhas de todos os tamanhos, cores e formatos, conchas, búzios, algas enormes e coloridas, a areia é branca e fofa, eles até se sentam nos bancos de areia a ver a paisagem.
Mas agora…a maior surpresa de todas… um castelo aquático…lindo! Os bonecos nem querem acreditar…! As sereias deixem para quando eles entrarem no castelo, tirarem as máscaras. Eles tiram, e entram, onde podem respirar á vontade sem máscara.
Logo á entrada, aparecem três lindas princesas: VAN, CACAU e MICAS.   
SEREIA TROVÃO (sorri) – Olá…
AS TRÊS (sorridentes) – Olá…
NARRADORA – Van, é muda. Cacau e Micas são extrovertidas, simpáticas e brincalhonas. Van circunda os bonecos, olha – os de cima a baixo, e sorri. Gesticula para as irmãs.
MICAS (sorri) – A minha irmã está a dizer que está feliz de vos receber aqui e que são todos e todas muito bonitos, e bonitas.
TODOS (sorriem) – Obrigada.
SEREIA GOLFINHO (sorri) – Meninas, vou apresentar – vos os nossos amigos…
NARRADORA – As sereias apresentam os bonecos, cumprimentam – nos com dois beijinhos.
AS 2 (sorriem) – Muito prazer…
CACAU (sorri) – Já lancharam?
TODOS (sorriem) – Não.
NATASHINHA – Hoje almoçamos muito tarde, ainda não temos fome.
MICAS (Sorri) – Venham, vou mostrar – vos o resto do palácio…
NARRADORA – Os bonecos seguem – nas. Começam a andar pela casa.
MICAS – Esta…é a casa de banho de serviço.
CACAU – Esta é uma mini – cozinha e salinha, dos empregados!
MICAS – Aqui, é o meu quarto.
TODOS/AS (sorriem) – Que lindo!
NARRADORA – Micas mostra o quarto todo, as roupas, as joias, as meninas ficam deliciadas, sorriem, comentam.
CACAU – Este é o meu,…
TODAS – Uaaaauuuu…
EUNICE (sorri) – Adorava ter assim um quarto só para mim!
CACAU (sorri) – Sim. Sinto – me muito bem neste quarto.
MICAS – E este é o quarto da minha irmã Van.
TODAS (sorriem) – Áááááááhhhhh…Fantástico…
RAFAELA (sorri) – Parece um quarto de sonho!
MICAS (sorri) – Sim…
CACAU (sorri) – Este é o dos meus Pais…
TODAS – Ááááááááhhhh…que espectáculoooo….
NARRADORA – Sobem umas escadas em caracol e vão ter a um sóton, transformado em quarto de visitas, com uma salinha de estar, muito aconchegante      
e confortável.
INÊS – Quem é que dorme aqui?
CACAU – Umas vezes são as nossas primas, e primos, tias, ou amigas…
MICAS – E nós, quando temos que estudar ou fazer trabalhos de grupo!
JANINHA – Vocês também tem escolas cá em baixo?
AS DUAS – Sim. Claro.
CACAU – Temos tudo aqui. Bem, vamos continuar,…?
TODAS (sorriem) – Sim.
HUGUINHO – Olha, nós ficamos aqui á vossa espera está bem?
CACAU (sorri) – Sim, á vontade…
XANINHA – Nada de asneiras meninos…
NARRADORA – Os meninos ficam na sala, as meninas seguem as princesas.  Param nesta salinha de chá, pequenina, mas confortável e aconchegante. Ficam maravilhadas.         
CACAU – Meninas…sentem – se á vontade um bocadinho. Vamos buscar almofadões para se sentarem…
(As princesas distribuem os almofadões pelas meninas. Sentam – se todas)
MICAS – Vou pedir á Carla e á Mercúrio para trazerem um chazinho e uns deliciosos bolinhos caseiros…para lancharmos e conversarmos um bocadinho.
NARRADORA – Cacau e Micas levantam o telefone e pedem ás filhas das empregadas, amigas delas também, o chá e os bolinhos. Enquanto esperam, falam e riem animadamente umas com as outras.
Carla e Mercúrio vão levar os bolinhos e o chá e leite aos meninos, e depois ás meninas. As princesas apresentam as amigas às bonecas, e as bonecas a elas.
CACAU (sorri) – Sentem – se também aqui connosco.
XANINHA – Olha, foste ver os meninos?
MERCURIO (sorri) – Sim.
NATASHINHA – O que é que estavam a fazer?
MERCURIO (sorri) – Andavam a correr uns atrás dos outros, e a jogar ao esconde, uns andavam a gatinhar…agora ficaram a comer e a ver televisão.
CARLA (sorri) – São todos tão fofinhos.
NARRADORA – Elas riem, enquanto comem e bebem, falam animadamente.
XANINHA (sorri) – Áhhhh…estes bolinhos estão deliciosos.
RAFAELA (sorri) – Sim, também acho.
CARLA (sorri) – São muito fáceis de fazer…depois se quiserem damos – vos a receita.
TODAS (sorriem) – Sim.
MERCURIO – Fizemo – los de tarde.
CARLA – E vocês…vieram da superfície?
TODAS (sorriem) – Sim.
PIPOCA – Conheces?
MERCURIO E CARLA – Mal…
CARLA – Muito pouco.
MERCURIO – As sereias falam muito de vocês.
(Sorriem. Pedrinho bate á porta. Mercúrio abre, sorri, pega nele ao colo, ele sorri, pendura – se nela, e dá – lhe beijinhos)
MERCURIO (ri) – Ai, que lindo!
XANINHA – Que mimalho.
MERCURIO (sorri) – Queres alguma coisa, fofinho?
PEDRINHO (sorri) – Qué…leite…mai leite…
JÉSSICA (ri – se) – Fala direito, galego…! Senão ninguém te entende.
MERCURIO (a rir) – Eu percebi! Queres mais leite não é?
PEDRINHO (sorri) – Sim…!
NARRADORA – Mercúrio pousa – o no chão e dá – lhe mais um copo de leite.
JÉSSICA – Pedrinho…nada de asneiras!
(Pedrinho murmura baixinho, sem se perceber o que diz).
PEDRINHO – Obidada! Bo binca mais 1 bocadinho
TODAS (sorriem) – Até já.
PEDRINHO – Té sá…!
NARRADORA – As meninas falam mais 1 bocado, e vão conhecer o resto do castelo: cheio de quartos fantásticos, lindos e confortáveis, casas de banho, salinhas e salões, jardins interiores, as duas meninas da cozinheira dão a receita dos bolinhos do lanche ás bonecas, e com pena…voltam a pôr as máscaras de oxigénio, reúnem os meninos todos e voltam á superfície, perfeitamente deliciados com a beleza aquática e daquele castelo. Já está quase a anoitecer. Hoje querem deitar – se cedo porque estão cansados da noitada anterior. Tomam a banhoca, jantam juntos na tenda dos bonecos da Luciana, 1 bocadinho, e o João-pestana chega cedo! Dão dois beijinhos de Boa Noite e deitam – se, até porque está frio, não dá gosto estar fora das tendas! Dormem a noite toda, até de manhã.

                           12º dia…

NARRADORA – O sol amanheceu! Os bonecos acordaram cedote. Tomam o pequeno almoço juntos e…eles ainda não sabem, mas hoje…vão ter…uma festa de anos…da anãzinha Rute, Estão a acabar de arrumar a mesa e aparece a Anã Rita.
ANÃ RITA (sorridente) – Bom Dia!
TODOS (sorriem) – Bom Dia!
NARRADORA – Pedrinho estende os bracinhos, a Anã Rita pega nele ao colo a sorrir, dá – lhe beijinhos nas bochechas, ele retribui.
XANINHA (ri) – Eu não acredito nisto!
ANÃ RITA (sorri) – Tão lindo!
(Os outros também a cumprimentam de beijinhos).
ANÃ RITA (sorri) – Olhem, têm alguma coisa programada para hoje?
TODAS (sorriem) – Não…
ANÃ RITA (sorri) – É que hoje a Rute faz anos, e queria convidar – vos para virem lá almoçar…de tarde vai haver um lanchito com uns amiguinhos e amiguinhas dela! Mas vinham lá almoçar…querem?!
TODAS/OS (sorriem) – Está bem!
ESTRELINHA (sorri) – Nós vamos com todo o gosto, mas veja lá se não é gente a mais!
ANÃ RITA (ri) – Não, querida. Se vos estou a convidar é porque quero que vão, senão não convidava.
TODAS (sorriem) – Está bem.
ANÃ RITA – E os outros vossos amigos também vão, avisam – nos quando acordarem?
TODAS (sorriem) – Sim.
INÊS (sorri) – Quase de certeza que vão.
ANÃ RITA (Sorri) – Mas ainda podem ir apanhar sol…ou passear...o que quiserem, até á hora do almoço.
TODAS (sorriem) – Combinado.
XANINHA – Não quer que levemos nada, Dona Rita?
ANÃ RITA (sorri) – Não, filha, só apetite. (Riem) Até já.
TODAS (sorriem) – Até já.
NARRADORA – A Anã Rita volta para casa dela. As meninas da Lara e da Luciana vão outra vez á feirinha de artesanato da praia, e cada uma compra uma prendinha para a Anãzinha Rute, enquanto os meninos ficam na praia a fazer construções na areia. Quando as meninas voltam, ainda apanham um bocado de sol, e falam animadamente com as sereias. Tiram fotos e batem palmas ás construções de areia dos meninos, brincam juntos com a bola dentro de água, com trambolhões, gargalhadas e mergulhos á mistura, e muitas conversas cruzadas. Perto da hora de almoço vão ás tendinhas preparar – se, vestem uma coisa mais decente e tirar a areia! Já está no ar uma deliciosa mistura de cheiros a diferentes comidas. Lá vão todos/as contentes para o almoço de aniversário da Rute. Cumprimentam – na alegremente, dão os parabéns e as prendas. Rute está eufórica e fica feliz com as prendas. Dá beijinhos a toda a gente, saltita e ri, bebem 1 limonada fresca, e sentam – se á mesa por ordem da Dona Rita. Comem coisas mesmo deliciosas, bebem, falam e riem bastante. No fim do almoço, aparecem as dançarinas, que vão animar a festa, Os bonecos da Lara e da Luciana vão tocar instrumentos, estão a afiná – los e a combinar alguns toques para ficarem mais coordenados: quando os amiguinhos da Rute chegam, os bonecos dão um espectáculo de musica com uma grande variedade de instrumentos e de estilos de musica. As dançarinas dão um espectáculo de dança acompanhadas pelos bonecos. A animação é total. Todos dançam alegremente uns com os outros, cantam, batem palmas. No fim da musica, brincam todos juntos com a bola,, em roda e passam de uns para os outros sem deixar cair ao chão. Quando algum deixa cair tem que fazer uma brincadeira qualquer, como por exemplo imitar um animal, ou fazer alguma coreografia. Há muitas gargalhadas e ninguém fica chateado quando tem que fazer isso, por deixar cair a bola. A Dona Rita e as outras senhoras estão na cozinha a preparar as coisas para o lanche. Os coelhinhos também brincam com os bonecos, e as dançarinas. Fazem outros jogos, e vão á praia, mandados pela Dona Judite, que diz que é uma surpresa….! Huuummm…o que será? (P.C) Até eu estou curiosa! (P.C) Olhem…os golfinhos e as sereias estão muito agitados na água…porque será?! (p.c) está tudo em pulgas! (p.c) as lindas sereias e os golfinhos escrevem com os seus corpos na água, juntos e de mãos dadas, em muitas posições, as palavras: «parabéns», »Rute»; «muitas», «felicidades». Rute está feliz e sorridente, salta e ri de alegria, todos batem palmas, e eles vem á costa, quase á areia para lhe dar beijinhos.
RUTE (sorri) – Que lindos! Muito obrigada!
SEREIA TROVÃO (sorri) – que bom que gostaste e que estás feliz!
SEREIA VENTO (sorri) – Sim, e rodeada de amigos muito queridos.
RUTE (sorri) – Sim, é verdade! Mas vocês também estão incluídos na lista dos meus melhores amigos como eles!
(Sorriem)
SEREIA GOTADEÁGUA (sorri) – Temos prendinhas para ti…!
RUTE (sorri) – Ááááááááhhhh…a sério?
SEREIAS (sorriem) – Sim!
NARRADORA – As sereias oferecem – lhe lindos colares, fios, brincos, e aneis feitos com coisas do mar. Ela está radiante, vê logo todos, experimenta tudo com risos, e agradece. As bonecas também estão encantadas com as coisas que Rute recebe. Brincam todos juntos na praia, com as sereias e com os golfinhos á bola, correm, riem, saltam, formam várias equipas e jogam volei, Xaninha é sempre o árbitro por causa dos seus assobios sonoros, todos riem, equipas mistas. Os que ficam a ver aplaudem, incentivam, batem palmas, gritam, e divertem – se muito, Chega a hora do lanche. Estão cheios de calor, ao voltarem a casa da Anã Rute, todos se refrescam na fonte, e bebem bastante. Claro, também comem bastante…não admira, depois de tanta brincadeira, e correria estão cheios de fome. A decoração da mesa está fantástica, e no fim o que sobra são muitas migalhinhas. Cantam os parabéns e quase á noite comem 1 fatia de bolo, depois de mais brincadeiras e animação. A festa termina á noitinha, já todos cansados e com sono. Os bonecos vão logo deitar – se. De madrugada acordam com fome, e juntos comem uns pães com leite, falam e riem um bocadinho, os bonecos da Luciana continuam a dormir, e os da Lara voltam para as suas tendinhas, dormem até de manhã.

                             13º dia…

NARRADORA – Bom Dia! Hoje acordaram mais tarde do que ontem. As férias estão quase a acabar, e eles querem voltar àquele parque lindo onde estiveram com a Francisca. E é mesmo isso que vão fazer. Outro pique – nique mas desta vez só os bonecos da Lara e da Luciana. Preparam tudo, misturam as coisas de comida e de bebida, levam tudo o que é necessário, e vão todos juntos a esse lindo parque. A menina borboleta recebe – os novamente, e Francisca manda – os para outro recanto verde:
Ficam sentados á sombra. Instalam – se confortavelmente, espalham as coisas, ligam o rádio, e falam muito animados uns com os outros enquanto comem e bebem, riem bastante e tiram fotos, No fim do almoço, arrumam tudo, deitam – se um bocadinho e dormem uma soneca. Quando acordam, cheios de energia, deixam as coisas naquele sitio e vão todos juntos passear pelo parque, sem pressa, a apreciar a paisagem, param, brincam uns com os outros e falam, Francisca solta os póneys, que correm alegremente de 1 lado para o outro, cumprimentam os bonecos e brincam com eles. Francisca põe musica muito alta, e os póneys desfilam, dançam, fazem coreografias guiados pelas instruções da Francisca, os bonecos assistem sentados. Cada póney faz coisas diferentes, todos com muita elegância. Os bonecos batem palmas, riem, incentivam os póneys brincam com bolas, saltam obstáculos, dançam, e desfilam ao som das musicas acompanhadas pelas palmas dos bonecos. Depois, são os bonecos que tocam instrumentos e os póneys fazem habilidades ao som das musicas. É um espectáculo lindo. Voltam a brincar á vontade todos juntos com os póneys, e Francisca também: saltam á corda, passeiam de póney, bebem limonadas, brincam, jogam á bola, lancham com Francisca e quase á noitinha voltam para as tendinhas. Jantam todos juntos e divertidos. No fim do jantar recebem uma visita inesperada…
TODAS (sorridentes) – O mááááááággggiiiiiiiiiiccoooooooo…
NARRADORA (sorri) – Olhem para elas…estão tão felizes que as bochechas até dão luz! E um sorriso de orelha a orelha.
MÁGICO (sorri) – Boa Noite!
NANDA (sorridente) – Que surpresa tão agradável.
SKYLA (sorridente) – Vieste visitar – nos?
LUA (sorridente) – Que honra!
MÁGICO (sorri) – Vim convidar – vos para assistirem ao meu espectáculo desta noite, na praia, e para participarem…!(p.c) em vez de pôr musica do rádio, estão vocês a tocar ao vivo…! (p.c) vocês importam – se? (p.c) em cada truque, vocês tocam uma musiquinha…sei lá…pode ser só um sonzinho para acompanhar,…
NARRADORA (sorri) – Uauuuuu…mas é claro que elas aceitam, querido mágico…! (p.c) és tão lindo! (p.c) quase nem precisavas de perguntar. Queres ver?!
TODAS (sorridentes) – Claro que não nos importamos.
MIMI (sorri) – Vai ser lindo!
MÁGICO (sorri) – Sim. Acho que sim! Nunca tive musica ao vivo, mas para ser diferente.
NANDA (em pulgas) – Tocamos tudo o que tu quiseres.
JANINHA (sorri) – Agora temos mais um novo amigo: o Papilon.
PAPILON (sorri) – Olá! Muito prazer! (aperto de mão)
JÉSSICA (sorri) – Ele também toca muito bem qualquer instrumento.
MÁGICO (sorri) – Boa! Quanta mais variedade melhor.
PIPOCA (sorridente) – É preciso levar uma roupa mais fina…mais chique?
MÁGICO – Não! (p.c) Vocês estão todas lindas assim.
NARRADORA – Elas abrem um grande sorriso e combinam com o mágico algumas coisas. Estão felizes e orgulhosas, vaidosas, eléctricas, riem, há conversas cruzadas, risos e vão para a praia com o mágico. Ele faz a distribuição das bonecas e dos bonecos pelo palco e pelos diversos instrumentos. Elas fixam os olhos no mágico e está tudo apostos. Começa a chegar muito público. O palco está com a cortina fechada. Começam a soar os primeiros acordes de música, abrem – se as cortinas, todos batem palmas, e estão surpresos. E acontece um lindo espectáculo de magia, com muitas luzes de muitas cores, brilho, truques fantásticos acompanhados pela musica tocada pelos bonecos.
Indescritível. Batem muitas palmas. No fim, o mágico felicita todos, está maravilhado com o resultado. Falam todos com o mágico bastante tempo e combinam que quando a Lara e a Luciana saíssem para fim de semana, ou outros dias, encontrarem – se com ele para fazerem o seu espectáculo. Eles ficam felizes e aceitam de imediato a proposta. O mágico fica com os contactos de todos/as, e elas com o dele. O mágico está bem com eles, mas tem que ir descansar. As bonecas estão tão fora delas com a alegria do que aconteceu, que os meninos vão dormir, e elas, mesmo de pijamas ficam fora das tendas, sentadas na manta, a beber chá e a falar animadamente umas com as outras, a rir, até quase de manhã.
  
                         14º dia…

NARRADORA – De manhã, as bonecas ficam a dormir, os bonecos vão na mesma para a praia depois de tomar o pequeno almoço, brincar uns com os outros. As dançarinas convidam os bonecos e bonecas para irem almoçar a casa delas. Quando as bonecas acordam lá vão contentes para a casa das dançarinas. Diana também vai. Cumprimentam – se todas alegremente. As dançarinas estão a cozinhar um prato delicioso.
ESMERALDA (sorri) – Sentem – se! Fiquem á vontade! Está quase pronto!
JENNINFER (sorri) – Huuuuummmmm…só este cheirinho já me deixa com água na boca.
NICOLE (sorri) – Sim! Quando provarem ainda vão gostar mais.
PATRICIA (sorri) – No fim, se gostarem damos – vos a receita.
TODAS (sorridentes) – Sim.
NÁRA – Querem ajuda?
TODAS – Não, obrigada.
ANGELA – Vão tirando esses croquetinhos, se quiserem,…rissóis…pão…azeitonas…
ANA PAULA – É tudo produtos caseiros!
JANDIRA – Sim!
NARRADORA – Falam alegremente umas com as outras enquanto comem aperitivos.
MARIA JOÃO (sorridente) – Está pronto.
NARRADORA – Elas põem na mesa.
ESTÉR – Sirvam – se á vontade!
NARRADORA – Cada um serve – se do que quer, há muitas conversas cruzadas e gargalhadas, comem com gosto, tiram fotos, trocam contactos, as dançarinas dão a receita. No fim, vão todos juntos para a praia, as dançarinas também, onde passam o rtesto da tarde com as sereias, e golfinhos. Mais tarde aparecem também os anõezinhos. Brincam todos juntos dentro e fora de água, mergulham, brincam com as sereias, e estão um bocadinho tristes porque no dia a seguir tem que ir embora. Por um lado não se importam porque já tem saudades da Lara e da Luciana, e sabem que brevemente vão encontrar – se de novo, se não for naquela ilha, noutro sitio qualquer, mais perto. Não se esquecem uns dos outros, nem deixam de ter contacto. Jantam todos juntos, e no fim arrumam o que já não precisam. Pegam nos instrumentos e para afastar a tristeza tocam variadamente, vários tipos de musicas, dançam alegremente, cantam, batem palmas, os casais de formigas voltam a aparecer com os filhos e netos, irmãos…os anões também vão lá um bocadinho, os passarinhos fazem acompanhamento com os seus chilreios ao som da musica e também dançam, bebem várias vezes água, e já de madrugada vão dormir.

                         15º dia…

NARRADORA – Os bonecos acordam, tomam o pequeno almoço, divertidos, arrumam tudo, com a juda dos anões na carrinha da Natashinha, abraçam e dão beijinhos aos anões. Os anões desejam boa viagem, eles agradecem.
TODOS/AS (sorriem) – Até breve! Obrigada…
NARRADORA – Os bonecos prometem voltar em breve e que mandam noticias. Xaninha confirma se estão todos na carrinha, e faz a chamada. Está tudo. Natashinha liga a carrinha, manda ret – aires, os bonecos da Luciana seguem atrás deles, ainda vão estar com eles até Lara e Luciana chegarem, á noite. Vão contentes, a falar e a rir uns com os outros, a recordar as brincadeiras e os espectáculos, as novas amigas,…tudo! O palhacinho Papilon vai com eles, feliz! Ao chegarem a casa, arrumam tudo, estão todos juntos na casa dos bonecos da Lara e depois de uma tarde divertidíssima, os bonecos da Luciana teletransportam – se para casa deles. Quando Lara e Luciana chegam a casa está tudo na mesma…fazem uma grande festa ao reencontrarem – se com os seus bonecos favoritos, e eles igualmente felizes de as ter de volta. Meiguinhas e atenciosas com eles, como sempre! Como verdadeiras Mães. Enquanto elas vão ao banho, os bonecos segredam:
BONECOS – É bom estar de volta! (p.c) Até Breve!
XANINHA (sorridente) – Boas férias para todos, e não se esqueçam de pôr a imaginação a trabalhar…e…de brincar connosco!
BONECOS – Beijinhos…!!!!!
(Piscam o olho)

                                    FIM!!!!
                                     Lálá
                                   2006/2007


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras