Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mariana, Diana e os elementos naturais

Estão duas meninas a brincar num jardim e decidem parar para descansar. Sentam-se na relva a olhar para a paisagem.
MARIANA - Óh, Diana…já viste aquelas árvores?
DIANA - Sim, já vi aquelas árvores muitas vezes, porquê?
MARIANA - Olha bem…não parecem pessoas?!
DIANA (olha fixamente) - Aaaaahhh… pessoas…?! Hummm…pois é…! Realmente…o tronco…os ramos parecem os braços…as folhas em cima…o cabelo…, ou sem folhas…só com os paus para cima parece cabelo espetado…
MARIANA (a rir) - Pois é! Olha, bem visto. Não tinha pensado nessa (p.c). Tu gostavas de ser uma árvore?
DIANA - Hummm…não sei…nunca tinha pensado em ser uma árvore! E tu, Mariana?
MARIANA - Eu…já me tinha imaginado como se fosse uma árvore…não me importava de ser uma árvore!
DIANA - Eu acho que…não ia gostar! Porque é que ias gostar?
MARIANA - Porque…assim podia servir de casa para alguns animais, de guarda-chuva para pessoas quando tivesse muitas folhas ou no meu tronco…para calor e frio.
DIANA - Deixavas que fizessem uma casa no teu tronco?
MARIANA - Sim…os anões… (riem) ou as fadinhas, ia ter muitos passarinhos de volta de mim… (p.c) até faziam ninho e eu protegia-os! (p.c) Os gatos subiam e se se assustassem eu ajudava-os a descer com os meus troncos mais estreitos.
DIANA - Mas assim magoava-los…!
MARIANA - Não!
DIANA - Mas…e se subissem pessoas? É que não são só os animais que sobem às árvores!
MARIANA - Aaaahhhh… se fossem pessoas…abanava-me e deixava-as cair!
(Riem)
DIANA (a rir) - Que má!
MARIANA - Mas e tu, porque é que não gostavas de ser árvore?
DIANA - Elas não têm vida boa! Coitadas apanham chuva, frio, neve, geada, vento…ninguém as cobre… no Inverno ficam sem folhas (p.c) apanham com formigas e não as podem matar…estão sempre no mesmo sitio e na mesma posição…não se mechem…
MARIANA - Eu também já as quis ir cobrir mas os meus pais e os meus avós dizem que elas não precisam de aquecimento, já são assim e aguentam tudo. Eu achava que se elas apanhassem frio e chuva que ficavam doentes como nós, mas não ficam!
DIANA - Ainda por cima são queimadas, cortadas maltratadas…!
MARIANA - Os meus pais e os meus avós também disseram que é essa a função delas: dar-nos mais oxigénio, um ar mais puro…depois queimam-nas para nos aquecer e cortam-nas para papel e outras coisas…! (p.c) As árvores são boas para nós…!
DIANA - Sim…fazem-nos muita falta.
MARIANA - Mas, imagina que eras uma árvore…qual serias?
DIANA - Hummm…se eu fosse uma árvore…poderia ser uma…macieira! E tu?
MARIANA - Eu… seria…uma nogueira! (p.c) Mas porque é que serias a macieira?
DIANA - Porque a maçã é a minha fruta preferida, e a macieira dá maçãs! E tu, porque é que serias uma nogueira?
MARIANA - Porque…adoro nozes…principalmente nos bolos que a mamã e a vovó fazem com nozes…! São tão bons…! Assim, dava nozes até fartar.
DIANA (sorri) - Sim, eu também gosto muito de nozes e de bolos de noz.
MARIANA - E nos iogurtes não pões nozes?
DIANA - Não…tu pões?
MARIANA - Ponho! Ficam muito bons! Tens de experimentar! (p.c) A mamã e a vovó põem até no pão!
DIANA - No pão? (p.c) Nunca comi.
MARIANA - Também podia ser…um limoeiro! Gosto de limões…da cor…e do sabor na água!
DIANA (sorri) - Eu também! (p.c) As laranjeiras também tem uma cor bonita…e são boas!
MARIANA - Gostavas de ser uma fruta?
DIANA - Hummm…acho que não! E tu?
MARIANA - Eu… também não! (p.c) Mas imagina que eras uma…qual gostavam de ser?
DIANA - Olha…morango…framboesa…romã…ou…laranja…maçã…
MARIANA (sorri) - Ai é? Porquê?
DIANA (sorri) - São as minhas frutas preferidas. E tu?
MARIANA (sorri) - Eu também gosto muito dessas frutas! Eu seria…um morango... pela cor…e formato…mesmo assim não gostava de ser fruta! Ela não é bem tratada!
DIANA - Pois não! Por isso é que te disse que não queria ser fruta! Só de pensar que ia levar bicadas dos pássaros, ou pedras, ou paus, ou…ser deitada abaixo…que pesadelo…e depois ia andar aos trambolhões nos tractores e camiões de carga…ia ser apertada pelas outras e pelas pessoas…uuuiii…que terror!
MARIANA (ri) - Pois é! (p.c) Eu tenho pena da fruta que vai para os supermercados. (p.c) E…uma flor…gostavas de ser?
DIANA - Uma flor…sim…acho-as tão bonitas, todas…tão delicadas, elegantes…atraentes…e tu?
MARIANA - Eu também adoro flores, mas não gostava de ser uma flor porque as abelhas iam andar lá à minha volta, iam sugar o meu pólen…e eu detesto abelhas…
DIANA (ri) - Eu também não gosto de abelhas, mas elas não picam as flores para tirar o pólen… (p.c) é para alimentar as abelhas que elas servem… (p.c) mas não são só as abelhas que pousam nas flores. As borboletas e as joaninhas são muito giras, pousam nas flores e não magoam! (p.c) As flores também podem servir para abrigar algum bichinho da terra ou para decoração! (p.c) Para oferecer a alguém especial… (p.c) A maior parte das pessoas gosta de flores!
MARIANA (ri) - Eu também gosto, mas não gostava de ser uma flor. (p.c) Qual gostavas de ser?
DIANA - Hummm…qualquer uma! (p.c) Não tenho preferência!
MARIANA - Eu…talvez fosse…uma rosa ou…uma margarida…ou um girassol.
DIANA - Sim, são lindas.
MARIANA - E…um animal? Gostavas de ser?
DIANA - Hummm…seria uma escolha difícil…gosto de tantos…
MARIANA - Pois…eu também gosto de muitos! Mas…um golfinho…ou um pinguim, um cão, um gatinho…não sei…
DIANA - Eu seria um desses, ou uma loba…uma cabrinha…ou outros.
MARIANA - Gostas de lobos?
DIANA - Sim!
MARIANA - Eu tenho medo deles!
DIANA - Já viste algum ao vivo?
MARIANA - Já! E tu?
DIANA - Eu também! São lindos.
MARIANA - Um lobo não gostava de ser… e… fogo…? Querias ser?
DIANA - Fogo…hummm…para algumas coisas sim.
MARIANA - Para quê?!
DIANA - Para aquecer…e cozinhar…mas não gostava muito porque o fogo é perigoso…
MARIANA - Eu acho que ele não é perigoso, as pessoas é que não sabem usá-lo, quer dizer…usam-no muitas vezes para fazer mal, principalmente queimar a natureza!
DIANA - Sim, isso é muito triste! (p.c) Mas se eu fosse fogo e me quisessem usar para fazer mal…para queimar a natureza eu recusava-me!
MARIANA - Claro…! (p.c) A minha mãe e os meus avós dizem que gostavam que as pessoas que pegam fogo à natureza, ficassem presas lá no meio, para serem apanhadas, e para levarem uma boa tareia.
DIANA - Sim, era bem dada! (p.c) Mas às vezes os meus avós também queimam coisas no jardim!
MARIANA - Sim, os meus também, mas eles dizem que estão a tomar conta, que é preciso fazer isso e apagam quando está tudo.
DIANA - Pois! Os meus também estão a ver a fogueira e deitam água no fim. Mas infelizmente há muita gente má, que pega fogo por maldade…esses deviam ser bem castigados, principalmente por ser por mal que o fazem…de propósito e não apagam a fogueira!
MARIANA - Sim!
DIANA - O pior é quando há vento! As fogueiras crescem muito e ai sim é mesmo de fugir.
MARIANA - Claro! (p.c) E…vento gostavas de ser?
DIANA - Vento…sim…e tu?
MARIANA - Eu também! (p.c) O que é que fazias, se fosses vento?
DIANA - Se eu fosse vento…olha…podia fazer muita coisa! (p.c) A primeira era limpar a Terra toda!
MARIANA - E onde deitavas tanto lixo que há por aí?
DIANA - Um deitava nos caixotes para desfazerem…outro…não sei…mas se calhar deitava em cima da cabeça de algumas pessoas…para serem elas a lembrarem-se de que não se polui.
MARIANA (a rir) - Áááááhhhh…Bem lembrado!
DIANA - E tu, o que fazias se fosses vento?
MARIANA - Hummm…limpava a terra… (p.c) refrescava as pessoas em dias de muito calor…mas quando estivesse muito zangada, virava furacão e isso ia ser muito perigoso…! (riem)
DIANA - Uuuuiii…que medo! Eu furacão não gostava muito de ser! (p.c) Outra coisa que podia fazer era…entrar nos corações e nas cabeças das pessoas e arrastar de lá para muito longe…as tristezas, as maldades, os desgostos… (p.c) tirava das cabeças as más recordações, os medos, a infelicidade…tudo o que fosse mau! Do corpo tirava as doenças…!
MARIANA (sorri) - Ááááááhhh…que lindo! Não me tinha lembrado dessa! (p.c) Mas como entravas na cabeça, no coração e no corpo das pessoas?
DIANA - Eu arranjava! Alguma maneira haveria de encontrar.
MARIANA - Olha, eu se fosse vento também fazia isso! (p.c) E chuva gostas dela?
DIANA (sorri) - Sim…e tu?
MARIANA (sorri) - Eu também. O que é que fazias se fosses chuva?
DIANA - Hummm…se fosse chuva…regava a Terra… dava água aos animais… refrescava tudo…acho que ia gostar de ser chuva! Ela faz falta!
MARIANA - E o mar?!
DIANA - Ai, é tão lindo…mas também é perigoso metermo-nos nele!
MARIANA - Sim, também acho. Mas gosto muito de o ver quando vou à praia, e gosto de ir para as possecas brincar com baldinhos, pás, água, areia molhada, algas…tomar banho, apanhar búzios, conchas, estrelas do mar…
DIANA (sorri) - Áááhhh…eu também faço o mesmo que tu! (p.c) Adoro estar lá metida! Não me importava de ser uma estrela do mar…ou um polvo…! Ou uma alga...
(Riem).
MARIANA (sorri) - Eu também não. Mas preferia ser uma sereia!
DIANA (ri) - Sim, também gostava.
MARIANA - Eu assim ajudava os pescadores!
DIANA - Como é que os ajudavas?
MARIANA - Mandava o peixe para a superfície e assim eles apanhavam muito, mais rápido! Já não corriam tantos perigos porque eu também mandava parar o mar.
DIANA - Como é que mandavas parar o mar?
MARIANA - Aaaahhh…fazia uma magia…ou falava com o rei dos mares, e ele como às vezes é boa pessoa, se eu falasse nos filhos dos pescadores e nas mulheres que estavam em terra…ele ia ficar com pena deles e ajudava-os!
DIANA -Tu conheces o rei dos mares?
MARIANA - Conheço! O Avô apresentou-mo e disse que ele era boa pessoa…só quando estava zangado é que era mau. E disse que se pode falar com ele. (p.c) Tu não conheces?
DIANA - Sim…mais ou menos! Já ouvi falar.
MARIANA - Olha…e uma alga do mar?
DIANA - Huummm…uma alga…sim…! Talvez…e tu?
MARIANA - Eu gostava! Assim podia viajar muito…para muito longe ou para perto…não me cansava porque ia ser a água que me ia levar…e…também ia servir para curar pessoas, ou para uma alimentação saudável.
DIANA - Que giro…! As algas podem-se comer?
MARIANA - Sim. (p.c) E são boas. Eu já comi.
DIANA - Eu nunca comi, mas gostava de experimentar…
MARIANA - Um dia destes, quando a minha mãe fizer, eu chamo-te para provares.
DIANA (sorri) - Boa. Obrigada…
MARIANA - E…neve…um floco, gostavas de ser?
DIANA (sorri) - Sim, acho tão bonita a neve…traz sempre uma paisagem encantadora! Toda a gente gosta e fica feliz a ver neve, ficam animadas e todos brincam a atirar neve uns aos outros e a fazer bonecos giríssimos… (p.c) e claro…muitos trambolhões.
(Riem).
MARIANA - Eu já fiz muitos bonecos de neve! Na aldeia dos meus avós há muitas vezes neve.
DIANA - Eu também já fiz quando fui à Serra da Estrela! (p.c) Se eu fosse um floco de neve, seria tão levezinha…adoro ver os flocos de neve…
MARIANA (sorri) - Pois é, são mesmo levezinhos. Realmente, a neve põe toda a gente feliz…eu juntava-me com os outros flocos e fazíamos muita, muita neve…!
DIANA - A neve até aparece em…postais de Natal…canções…
MARIANA - Pois! É porque toda a gente gosta mesmo muito dela! (p.c) E…se fosses trovoada? Gostavas?
DIANA - Ai não…isso não gostava! Que medo!
MARIANA - Eu trovoada também tenho muito medo! (p.c) Mas às vezes até gostava de ser…(p.c) até já me imaginei como um raio de trovoada…caía em cima de árvores ou de metais…deitava a luz abaixo…uuuiii…. Só fazia maldades. Quando estou zangada gostava de ser… (Diana ri).
DIANA - A minha mãe diz que eu às vezes pareço uma trovoada! (riem).
MARIANA (a rir) - A minha mãe também já disse isso! (p.c) E…nuvem gostavas de ser uma nuvem?
DIANA - Sim, gostava de ser uma nuvem.
MARIANA - Eu também! Serias grande ou pequena?
DIANA - Huuummm…grande! E tu?
MARIANA - Eu também…muito grande! De que cor eras?
DIANA - Huuummm…roxa, ou azul escura.
MARIANA (sorri) - Eu…era azul-escura! Quando me fizessem cócegas, ria-me muito, e chovia muito na terra.
DIANA (ri-se) - Pois! Mas eu queria ser nuvem não era só para mandar chuva, trovoada, neve… (p.c) era para fazer sonhar as crianças…teria muitas formas, e com certeza iam ver-me diferente. (p.c) E se fosse possível, descia e levava os meninos a passear em cima de mim, como no Peter Pan!
MARIANA - Mas, isso não é possível! Só nos desenhos animados! (p.c) eu quando olho para as nuvens, elas têm realmente muitas formas engraçadas.
DIANA -Tu não montas nas nuvens quando olhas para elas?
MARIANA - Sim, imagino-me em cima delas.
DIANA - Pois, eu também! E as pessoas, mas principalmente as crianças igual. (p.c) Eu gostava de tocar nas nuvens…sentir como é que elas são…de que é que são feitas… (p.c) pegar nelas e sentir se são pesadas ou leves…é que…devem ser muito leves…
MARIANA - Eu também gostava de pegar numa. Quando estão cheias de água, devem ser muito pesadas…
DIANA - Sim, acredito! Mas quando não têm água, o que é que terão?
AS DUAS - Hummm…não sei!
MARIANA - Outra coisa que também gosto muito é o arco-íris!
DIANA (sorri) - Sim, é lindo…
MARIANA - Quais são as cores do arco-íris que mais gostas?
DIANA (sorri) - Humm…é uma escolha muito difícil! Gosto de todas e tu?
MARIANA (sorri) - Eu também… (p.c) O que é que fazias se pudesses pegar e tocar no arco-íris?
DIANA - Hummm…se lhe pudesse tocar…podia…pô-lo num vestido…ou pôr umas cores espalhadas na parede do quarto…nos lençóis e na almofada, … e na colcha e nas cortinas…para dormir no meio do arco-íris…! (p.c) Ou guardar num frasco para o ver todos os dias…! E tu?
MARIANA (sorri) - Eu também fazia coisas muito giras com o arco-íris. Gostava de o pôr no quarto para me iluminar à noite…na roupa…também devia ficar giro…e usava-o para decoração…!
(Riem)
DIANA (a rir) - Que giro…não me lembrei de o pôr como luz no quarto! (p.c) Aaaahhh…devia ficar lindo.
MARIANA (sorri) - Sim, eu consigo imaginar. É pena não vermos muitas vezes o arco-íris!
DIANA - Pois é…! (p.c) Olha que as nuvens são artistas…têm gosto e jeito para uma coisa assim…fabuloso…!
MARIANA (sorri) - Sim! (p.c) Onde é que elas arranjarão aquelas cores tão bonitas…? E como é que conseguem pôr aquilo em círculo?!
DIANA- Hummm…pois não sei…! Com um compasso…humm…talvez não… (p.c) Deve ser um segredo bem guardado, delas…já alguma vez lhes perguntaste?
MARIANA - Sim…mas elas não me responderam.
DIANA - Não quiseram contar o segredo!
MARIANA - Pois! (p.c) Que pena! Eu gostava de saber. (p.c) Olha…e…uma estrela, gostavas de ser?
DIANA (sorri) - Sim…adorava. E tu?
MARIANA (sorri) - Eu também. Porque é que gostavas?
DIANA (sorri) - Para muitas coisas! (p.c) Para…ver tudo lá de cima…para… (p.c) fazer companhia aos solitários, para tirar o medo às pessoas, principalmente metia-me nos quartos das crianças, eu e outras espalhávamo-nos pelo tecto e assim as crianças já não tinham medo ao escuro…! (p.c) Depois…podia-me colar num vestido de gala…ou…no cabelo de uma famosa… (p.c) ou de uma simples rapariga… (p.c) Podia ser uma jóia… em forma de brincos ou fios…serviria de guia às pessoas que andassem perdidas na droga, ou no crime…ou no roubo… e tu?
MARIANA (sorri) - Que lindo…! Eu também se fosse uma estrela era para essas coisas todas. (p.c) Toda a gente ia olhar para mim, e iam gostar de mim!
DIANA (sorri) - Claro! (p.c) Os meus pais dizem que os namorados gostam muito de ver as estrelas, bem juntinhos!
MARIANA - A mim também já me disseram isso!
DIANA (sorri) - Eu quando tiver o meu príncipe também vou gostar de ver as estrelas com ele!
MARIANA (sorri) - Eu também! (p.c) E a lua? Querias ser?
DIANA (sorri) - Sim! Gosto muito de ver a lua, e gostava de ser como ela…e tu?
MARIANA - Eu também! Principalmente Lua Cheia! É tão bonita!
DIANA - Sim, eu também seria Lua Cheia…é muito luminosa…a noite fica muito mais bonita…!
MARIANA - Também acho!
DIANA - Eu até queria ter uma Lua Cheia só para mim! Punha-a no quarto junto com as estrelas!
MARIANA (sorri) - Ai, que lindo! Também adorava…e…relva?
DIANA - Huumm…relva…não me importava de ser…mas não de um campo de futebol…da outra!
MARIANA - Eu igual…se fosse relva era só para alimentar os animais e para as pessoas estarem à vontade…a fazer piqueniques, a brincar e a descansar.
DIANA - Pois!
MARIANA - E sol?
DIANA - Sim, adoro sol…e gostava de ser sol…e tu?
MARIANA - Eu também! (p.c) O que é que fazias se fosses sol?
DIANA - Olha…aquecia a terra, a pessoa, tornava-as muito mais felizes e bem-dispostas. Fazia despertar as flores, os animais... Pegava nele…cortava umas rodelinhas e distribuía pelas pessoas que só têm noite nas suas almas…que quase não sorriem…que estão deprimidas e por aquelas que vivem na rua (p.c). Também dava às crianças e pessoas doentes para as curar… (p.c) fazia uns biscoitos de sol, e comia sempre que estivesse a chover (p.c) punha um bocadinho no meu quarto para me aquecer…e tu?
MARIANA (sorri) - Ááááááhhh…eu também fazia isso tudo. (p.c) E se fosses uma folha? Gostavas?
DIANA - Uma folha…sim…mais ou menos, e tu?
MARIANA - Eu gostava…assim ia viajar e dançar ao sabor do vento…levava com as gotas da chuva em cima e podia brincar com elas… (p.c) podia…abrigar alguém…debaixo de mim…se quisesse…no Outono atirava-me para o chão e brincava com as outras folhas. Mudava muitas vezes de roupa…quer dizer…de cor…! (riem) Acho que ia gostar. Porque é que não ias gostar muito?
DIANA (rir) - Porque pensei nisso…que não queria apanhar chuva, nem ser arrancada dos paus para o chão! Podia-me magoar.
MARIANA (ri) - Claro que não te ias magoar. Os meus pais e os meus avós diziam que elas já foram feitas assim para caírem e nunca se magoam.
DIANA - Coitadas…mas toda a gente as pisa!
MARIANA - Sim! Os meus pais e os meus avós dizem que elas não se importam de ser pisadas!
DIANA - Áááááhhh…então…são como algumas pessoas…pelo menos, a minha mãe diz que há mulheres que gostam de ser pisadas e de apanhar…!
MARIANA - Aaaaahhh…É ? (p.c) Como é que isso é possível? (p.c) eu não gosto…nem deixava!
DIANA - Nem eu!
MARIANA - Mas, como é que elas deixam e não se importam?
DIANA - Isso não sei…!
MARIANA - Bem…os seres humanos são estranhos. Os animais são bonzinhos…pelo menos os grandes dizem muitas vezes que os animais são mais fiéis, amigos e sinceros do que o homem. Sabem reconhecer e retribuir quem gosta deles e quem lhes dá carinho. Só não sei bem o que é que quer dizer…que são…fieis? Mas…imagino que seja alguma coisa boa!
DIANA - Sim…deve ser…eu também já ouvi dizer isso dos animais…!
MARIANA - Pois. Infelizmente não é possível tirar o sol de lá de cima, nem as estrelas, nem as nuvens, nem chuva, nem o arco-íris, nem a lua…nem pudemos ser vento, nem neve, ou árvore…só na nossa imaginação.
DIANA - Pois, é pena, mas só podemos ser pessoas e apreciar todas estas coisas bonitas da Natureza! (p.c) E podemos sonhar com elas…porque na nossa imaginação ninguém pode tocar…só nós!
MARIANA (sorri) - Pois é! (p.c) É tão bom imaginar…! (p.c) Vamos continuar a brincar?
MARIANA (sorri) - Sim!
As duas levantam-se, e continuam a brincar alegremente.

FIM.
Lálá
Janeiro, 2010


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras