Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O passeio da Mãe Galinha e os seus pimpolhos

Numa bela tarde de Verão, a Mãe Galinha e os 6 pintainhos saíram da floresta onde vivem, em filinha, para darem um passeio. A mãe retorquiu aos pintainhos:
- Não se afastem de mim! Se quiserem ir a algum sítio ou para alguma coisa avisem-me! Vamos…pela sombra que está muito calor! (p.c) Atrás de mim…estamos todos?
            A mãe galinha olha para trás, todos olham, ela conta-os…e diz…
- Sim, estamos todos!
            O último pintainho grita:
- Falta um!
            Todos dizem em coro:
- Não falta nada.
            Um pintainho:
- A mamã acabou de contar e disse que estamos todos.
            O último pintainho diz, muito surpreso:
- Mas…não está mais nenhum atrás de mim…
            A mãe galinha ri, e responde:
- Querido, não está mais nenhum atrás de ti, porque são seis e estamos em fila…! Vamos…vamos…
            E lá seguem todos contentes, com os rabinhos a abanar e a cantar, sempre que algum malandreco tenta desviar-se, a galinha, como está sempre de olho grita:
- Para a fila, já…atrás de mim…
            Ao chegar perto de um laguinho, os pintainhos sentem sede e um deles pede à mamã:
- Mamã: estou cheio de sede…quero beber!

            Outro pintainho acrescenta:
- Eu também mamã! Podemos ir beber àquele laguinho?
            A mãe galinha recomenda-lhes:
- Está bem, vão lá! Mas com cuidado e é só para beber! Rápido.
            Mas os pintainhos, tal como as crianças, têm uma curiosidade muito aguçada, ficarão tão entusiasmados com a água tão fresquinha, bebem e mergulham, para se refrescar, mas como não sabem nadar ficam muito aflitos, dão às patinhas para tentar nadar, gritam por socorro. A mamã galinha tira do lago um por um. Eles estão assustados, a tossir, sacodem-se, e a galinha que está muito zangada, grita:
- O que é que eu vos disse meus patetas…? Seus pintos teimosos…?!
            Um pintainho responde envergonhado:
- Disseste para não irmos para o lago…que era só para beber…!
            A galinha pergunta zangada:
- E foi isso que os meninos fizeram?
            Os pintainhos respondem em coro:
- Não!
            Outro pintainho responde:
- Desculpa-nos Mamã, mas a água estava tão fresquinha…
            Outro pintainho acrescenta:
- Pois foi! E nós estávamos com tanta sede…
Outro pintainho acrescenta:
- Sim…e com tanto calor…acabamos por cair à água!
            A galinha grita nervosa e muito zangada:
- Calem-se! Eu não quero ouvir mais nada! (p.c) Desobedeceram-me…o que é que mereciam que eu vos fizesse?
            Todos respondem em coro, cabisbaixos:
- Pôr-nos de castigo!
            A galinha grita nervosa e muito zangada:
- E vão ficar mesmo de castigo! (p.c) Vamos à praia, e lá não vão brincar…vão ficar à minha beira, quietinhos…seus…atrevidos. (p.c) E nem mais um pio…! (p.c) Todos atrás de mim. Vamos embora… (p.c) O que vocês mereciam era nem irem à praia. A vossa sorte é que eu tenho de sair. (p.c) Ai daquele que se desviar um milímetro para o lado… (p.c) Ainda vou pensar noutro castigo, isto é muito pouco para o susto que me provocaram…
            Os pintainhos lá vão em silêncio, ainda assustados, atrás da mãe galinha. A mãe galinha sempre de olho, e cacareja logo que algum se desvia um bocadinho. Chegam à praia e a galinha volta a lembrar:
- Ninguém vai brincar, nem saem da minha beira!
            Um pintainho diz:
- Óh mamã…nós gostamos tanto de ti!
            Outro pintainho acrescenta:
- Sim…! És a melhor mãe do mundo. 
A galinha fica vaidosa, e disfarça o sorriso e diz zangada:
- Eu também vos amo, é por isso que estão de castigo…Estou muito zangada e desiludida convosco! (p.c) Se eu vos disse para não mergulharem é porque eu achava que era perigoso e que não queria que vos acontecesse nada de mal…como o que vos aconteceu, ou que se afogassem! (p.c) Mas escusam de usar isso para eu vos perdoar e para se livrarem do castigo…seus…pintarecos malvados!
Todos os pintainhos dizem em coro:
- Desculpa mamã!
            Um pintainho diz:
- Vá lá, mamã…desculpa! Não fizemos por mal!
            Outro pintainho responde:
- Sim, somos pequeninos…! Não te queríamos assustar.
            Outro pintainho acrescenta:
- Anda brincar connosco…!
Outro pintainho saltita e diz: 
- Sim, sim, sim…anda Mamã…
            Um pintainho diz:
- Gostamos tanto de brincar contigo!
            Outro pintainho acrescenta:
- Vamos andar na areia molhada!
            Outro pintainho responde:
- Sim…é tão divertido…!
            Outro pintainho:
- Depois dás-nos outro castigo…
            Todos:
- Anda brincar connosco…!
            A Galinha está deliciada, mas mesmo assim não cede:
- Não! Não vão a lado nenhum…ficam aqui sentados à minha beira…e ai daquele que saia…leva castigo a dobrar…ou a triplicar…conforme o número de vezes que se desviar.
            Os pintainhos continuam a escová-la e a seduzi-la, ela tenta disfarçar, mas eles já a conhecem e sabem que ela está quase a ceder. Fazem-na rir, e sem dar isso a Mãe galinha já está a brincar com os pintainhos, a rir, a correr, a saltar, a cantar, a fazer construções na areia com a mãe todos felizes, a apanhar pedrinhas, a atirar água uns aos outros. Passam uma tarde em cheio! Ao pôr-do-sol, regressam a casa a cantarolar. A galinha lembra-se à entrada de casa muito zangada:
- Eu não acredito…! Deixei-vos brincar…estavam de castigo…! (p.c) Pintarecos malvados, levaram-me na conversa!
            Os pintainhos riem-se e saltam, chocam as patinhas uns nos outros. Um deles pergunta:
- Mas não gostaste, mamã…?! De estar connosco na praia a brincar?!

            Todos:
- Nós adoramos!
            A galinha chateada diz:
- Sim, gostei muito, mas não se livram do castigo…! Amanhã, cada um vai limpar alguma coisa em casa…!
            Todos dizem em coro, amuados:
- Está bem!
            A galinha está orgulhosa e diz:
- Agora…vão todos ao banho, rápido e vamos jantar!
            Um pintainho diz:
- Mamã…não te devias zangar connosco…assim ganhas rugas!
            A galinha dá uma patadinha no rabo do pintainho e diz:
- Deixa-te de conversas sedutoras…vocês quando me desobedecem é que me fazem ganhar rugas…andor…banho…e que isto não se volte a repetir. Mas se isto voltar a acontecer, os castigos são na hora…! (p.c) Atrevidos! (p.c) Onde é que já se viu…? Distraíram-me…mas amanhã não tem safa.
            Os pintainhos lá vão para o banho. A galinha murmura:
- Onde é que já se viu…?! Pensavam que me ia esquecer só porque brinquei com eles na praia…porque me levaram na conversa…na…na…na…na…na….! Deviam ter ficado logo de castigo…!
            Ela entra, faz o jantar, e no dia seguinte os pintainhos cumprem o castigo, e não voltaram a assustar a mãe galinha dessa maneira!

FIM
Lálá
(12/Abril/2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras