Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

LOUCAS POR FUTEBOL


NARRADORA - Era uma vez numa quinta de uma grande herdade, uma capoeira composta por galos, galinhas, pintainhos, patos, tudo o que era bicho com penas. Certo dia, o filho dos agricultores estava a jogar à bola com uns amigos e todos os animais da capoeira ficaram agitados. Olhavam fixamente para o rapaz. E cacarejavam sempre que ouviam gritar «golo». O que pensariam os animais ao ver a bola em movimento? Será que também quereriam experimentar?
FILHO - O que é que aqueles cromos estão a olhar?
NARRADORA - A bola foge-lhe para a capoeira. Os pais chamam-no e a bola lá fica.
UM GALO - Ei, malta…vamos fazer como aqueles rapazes?
OUTRO GALO - Mas, como se faz aquilo?
GALO 3 - Não sei, acho que é correr atrás da bola, e gritar golo…podíamos experimentar!
NARRADORA - Todos os galos começam a correr atrás da bola, a dar patadas na bola, divertidíssimos, a cacarejar, e quando a bola bate em qualquer sítio gritam golo. As galinhas estão entusiasmadas, saltitam, cacarejam.
GALINHA - Meninas…isto é giro…se eles conseguem, nós também conseguimos…não?
TODAS - Sim.
GALINHA - Óh…galifão… passa aí a bola…
GALO (arrogante) - O quê?
OUTRO GALO (vaidoso) - Vocês estão loucas…?
GALINHAS - Porquê?
GALO 3 - Isto não é jogo para mulheres…
GALINHA 2 - Essa é boa…!
GALINHA 1 - Espetámos-te já aí uma bicada num certo sítio a ver se não largas a bola. Machistas…
GALINHA 4 (grita) - Queres ver como engoles já um sapo de todo o tamanho? Passa já a bola, imediatamente…antes que me salte a tampa…faço-te já comer pó…até te arranco pena por pena, se não passas a bola…
NARRADORA - É assim mesmo! Ele engole em seco…
GALO 5 - Ui, temos imenso medo de vocês…peguem lá a bola… mas pouco tempo… rapidinho…
GALO 1 (a rir) - Coitadas…elas percebem lá alguma coisa disto?
GALINHAS - Vamos meninas…calemos esses palermas…
NARRADORA - Os galos não passam a bola, elas fazem uma grande barulheira, começam às patadas e às bicadas, levanta-se uma grande poeirada, engalfinham-se com os galos, até há penas pelo ar… um galo, já farto de apanhar grita…
GALO - Chega, pessoal… passem lá a bola a essas frangas…coitadas…acham que sabem muito. (ri) Até vai ser divertido ver essas palermas a jogar.
GALINHA 1 (vaidosa) - São mesmo idiotas. Vocês vão já ver o que é bom… (grita) a bola imediatamente para aqui… senão furamos-vos outras bolas… (gargalhadas delas).
NARRADORA - Eles lá passam a bola contrariados. Elas correm atrás da bola, chutam com as patas de umas para as outras, contentíssimas, os galos riem a gozar de fininho, mas elas não se incomodam, continuam a jogar como se nada fosse, marcam golos, cacarejam felizes. Os galos reclamam pela bola.
GALO 1 - Vá, já chega…não jogaram nada, por isso passem para cá a bola.
GALINHA 3 - Isso era o que vocês queriam… ninguém marcou tempo.
GALINHA 2 - Parece que gostaram de apanhar…! Querem mais?
GALO 4 - Baixa a crista, óh pata choca.
NARRADORA - A galinha avança em direção a ele, e espeta-lhe várias bicadas, dá-lhe encontrões. Juntam-se outra vez as outras galinhas e os outros galos e gera-se outra vez uma grande confusão. Um gato debaixo da árvore ri às gargalhadas ao ver os galos e galinhas engalfinhados, e comenta a rir
GATO - Já vi muita coisa estranha, mas galos e galinhas engalfinhados nunca outra vi. O que será que aconteceu? (grita) Ei…
(Todos param e olham para ele).
GALO 1 - O que é que estás a rir?
GALO 2 - Também queres apanhar é? Mete-te aqui…
GATO (ás gargalhadas) - Só se eu não tivesse nada na minha cabeça… ainda se fosse questões de gatas aí para o meio… entre outros gatos… mas continuem, eu estava-me a divertir tanto…ih, ih, ih… o que se passou?
GALO5 - Estas imbecis, acham que são muito boas…vê lá, querem a bola…isto é para homens, não é para mulheres!
GALINHA 2 - Não têm nada na cabeça…! Palermas…
GATO - E deixem-nas jogar…! A bola é para quem a apanhar…tanto dá para homens como para mulheres…ih, ih, ih…
GALINHA 5 - Veem…um gatinho querido!
GATO (sorri) - Miaaaauuuu…
GALO 1 - Áááááááhhh… que gato tão…feminino…!
GATO (a rir) - Achas que me ofendo com isso…? Nem sei o que queres dizer com essa piadinha… porque é que não fazem um jogo coletivo? Ou… galos contra galinhas…?
(Faz-se silêncio).
GALO 3 - Essas gajas não sabem jogar, sozinhas, quanto mais em grupo!
GALINHAS - Olhem só…
GALINHA 1 - Grandes estúpidos… acham-se irresistíveis… por mim alinho, jogar com estes grandessíssimos idiotas…
GALINHA 2 - Eu também alinho! Vão ver como vão baixar essas cristas malditas, num abrir e fechar de olhos. Até se vão arrepiar…
GATO (a rir) - Boa! Galinhas contra galos… excelente… eu sou o árbitro…
GALO4 - Percebes alguma coisa de bola?
GATO - Percebo! Eu também jogo com os meus amigos…formem lá equipas… galinhas de um lado, galos do outro… quando eu assobiar podem misturar-se. E quando for golo eu aviso. Também informo que há faltas, cartões vermelhos e saídas de campo quando se verificarem rasteiras, ou outras infrações.
NARRADORA - Os galos vão para um lado, as galinhas para o outro. O gato assobia, e começa o jogo. A confusão é total, galos e galinhas correm de um lado para o outro, atrás da bola, chutam-na, cacarejam, o gato farta-se de rir, assobia, manda parar o jogo, marca faltas e atribuiu castigos quando passam rasteiras, e quando caem de propósito. Mas as galinhas dão luta, e conseguem marcar muitos golos. O filho do agricultor que está na janela a ver aquela confusão toda, nem quer acreditar. Chama a mãe e grita:
FILHO - Óh mãe…, óh pai… os pitos estão tolos… olhem…andam ali de um lado para o outro, a correr…atrás da minha bola… (chora) eles vão-me rebentar a bola…vou cortar-lhes o pescoço…
MÃE: (assustada) - O que é que estás para aí a resmungar, rapaz? Apanhas já um bufardão…vais agora matar os pitos, só porque andam atrás da tua bola…? E é bem-feita se ta furarem a ver se paras de pensar no diabo da bola… que te põe tolo…
NARRADORA - O rapaz chora, o pai dá-lhe uma sapatada na cabeça que lhe tira a boina, e ele para de chorar. O pai vai á janela, vê os galos e as galinhas a correr.
PAI - Mas que raio…eles estão loucos…! Deve andar ali alguma coisa que lhes está a fazer mal.
FILHO (nervoso) - Eles andam atrás da minha bola…vão-ma furar toda… (volta a chorar) estão loucas.
PAI - Vou lá ver o que se passa…
NARRADORA - O pai vai ao galinheiro, e os animais não se incomodam, continuam a jogar com as orientações do gato, e este último às gargalhadas.
LAVRADOR (nervoso) - Ai és tu, meu bandalho… (paga num pau, e dirige-se para o gato) o que é que andas aqui a fazer…? Está tudo louco…
NARRADORA - O gato estremece e desata a correr para trás de uma árvore, assustado, o lavrador apanha a bola e resmunga com o filho, gritando-lhe:
LAVRADOR - Para a próxima não deixes aqui a bola…
MÃE - Mas o que é que andava aí para pôr os bichos tão nervosos…?
LAVRADOR (nervoso) - O bandalho…aquele estafermo de gato…com a bola aqui, deixou-as tolas…ai se eu o apanho…!
NARRADORA - O lavrador recolhe a bola, e regressa a casa. Estão ofegantes, sentam-se.
GALO1 - Óh…estava a ser tão divertido…!
GALO2 - Pois…o homem tinha de estragar tudo.
GALINHA 1 - Estávamos a ganhar… veem…?
GALO3 - Sorte de principiante…!
GALO5 - Não jogam nada…só sabem passar rasteiras…
GALINHA 2 - Grandessíssima lata… vê-se logo que não percebem nada de futebol, muito menos de mulheres. Até parece que sabem jogar. Bem se vê.
(As galinhas riem-se).
GALINHA 3 -Estava a ser tão divertido…o raio do homem estragou tudo.
GALINHA 4 - O gato, onde foi parar?
GALINHA 5 - Coitado, apanhou semelhante susto, que deve estar por ai…bem longe já.
(Por trás da árvores, ouve-se a voz do gato)
GATO - Pssssiiiiuuuuuu…Miaaaauuuu… estou aqui. Desculpem dizer isto, mas o vosso dono é apanhado. Além de não suportar gatos está sempre a resmungar.
(reaparece)
TODOS (sorriem) - Áh… estás aí!
GALINHA 6 - Magoaste-te?
GATO - Não…apanhei um grande susto, mas fugi a tempo. Estava a ser tão divertido…!
TODOS- Pois estava.
GATO - Mais tarde podem jogar outra partidinha…mas as galinhas jogam bem.
GALINHA 2 (orgulhosa) - Claro que jogamos bem. Vocês pensam que somos o quê…? Lá porque somos mulheres, gostamos de futebol e jogamos.
GATO (a rir) - Sim, claro. As gatas que conheço jogam melhor que muitos homens.
GALINHA 3 - Mas ainda havia dúvidas? Vocês, raça masculina é que tem complexos de superioridade…
(as galinhas riem-se).
GALO4 - Ih, ih, ih… que engraçadinhas veem…?
GALINHA 2 - Cala-te galo estúpido…! Espeto-te já uma bicada que até voas…
GATO (a rir) - Nunca vi bichos da mesma espécie a darem-se tão mal…vocês estão sempre ao barulho uns com os outros…que coisa!
GALO 5 - E vocês gatos dão-se bem?
GATO - Sim…normalmente sim. Só quando há cenas que não gostamos, temos de defender o que é nosso.
GALO 6 - Que tal…um desafio entre gatos e galos…?
GATO - Por mim, excelente…vou combinar com eles, mas tenho a certeza de que vão alinhar.
GALINHA 1 - E galinhas e gatas?
GATO - Por mim está-se bem…se elas quiserem…
GALO 6 - Coitadas…vão-se esfrangalhar todas e não vão jogar nada.
GALINHAS - Isso é o que nós vamos ver, palerma.
GATO - Se os gatos e gatas alinharem, brevemente teremos uma boa jogatina. Para vocês está bem em qualquer dia?
GALO2 - Por nós…desde que o lavrador não esteja a ver…
GATO - Então é melhor ser à noite…
TODOS - Sim.
GATO - Descansem. Trago já novidades…já volto.
NARRADORA - O dia segue normalmente, os animais descansam, e á noite, o lavrador recolhe, e aparece o gato.
GATO - Boa noite, bichos… Trago boas novidades… os meus aceitam uma partidinha de futebol convosco. Gatos e gatas… quando pode ser para vocês?
TODOS - Quando quiserem.
GALO5 - Por mim, podia ser já a seguir…
TODOS - Perfeito!
GALINHA5 - Podes ir chamá-los então.
GATO - Por mim, e por nós também pode ser já. Vou chamá-los, aparecemos aqui a seguir.
TODOS - Ok.
NARRADORA - E tal como combinado, o gato aparece com os amigos e amigas. Formam equipas, gatas e galinhas, e gatos e galos. Parecem verdadeiras equipas de futebol: com suplentes, árbitros e tudo. Primeiro fazem um jogo só feminino, e outro só masculino. As galinhas estão eufóricas, saltitam, correm atrás da bola, chutam-na, e marcam mais golos que os galos e gatos. Os masculinos ficam a ferver, e não aceitam a derrota. Decidem então fazer equipas mistas. A confusão é total…há muita poeirada, lutas corpo a corpo, rasteiras, muitos trambolhões, mais entre os galos e gatos, as galinhas e gatas são mais atinadas e organizadas. Há cartões vermelhos, saídas de jogo por castigos, tudo, tal como num jogo de futebol entre seres humanos. Apesar de toda a confusão, divertem-se muito. Quando já estão cansadíssimos, acabam os jogos. No fim cumprimentam-se todos, e cada um vai dormir. Na manhã seguinte, todos os bichos estão a dormir. Os galos não anunciam o nascer do sol. O lavrador acha muito estranho e vai investigar. A única coisa que vê é que todos estão a dormir. Ele grita-lhes:
LAVRADOR (aos gritos) - O que é que se passa convosco? A estas horas e ainda dormem? Nem anunciam a manhã…? E agora, nem se mexem? Vou ter de chamar o veterinário…! (p.c) Óh, mulher…liga aí ao Afonso, para ele vir cá ver a pitalhada…eles estão muito estranhos…
MULHER (assustada) - Ai valho-nos todos os santos…o que é que elas têm? Estão doentes?
LAVRADOR - Sei lá, por isso é que te estou a dizer para chamar o veterinário.
MULHER - Está bem, eu chamo… (A mulher liga ao veterinário, e grita da janela) Ele já vem!
LAVRADOR - Está bem… olha para eles…não dão sinais de vida…!
MULHER - Ai…os meus pitinhos…! Ai, que desgraça…o que é que eles têm?
(Aparece o veterinário).
VETERINÁRIO - Bom dia…
CASAL - Bom dia Sr. Dr.
VETERINÁRIO - Então…o que há?
LAVRADOR - Ai, não sei Sr. Dr. Sei que os bichos estão muito estranhos… os galos nem deram sinal do nascer da manhã…! Parece que estão todos chocos…
VETERINÁRIO - Hum…você deu-lhes alguma coisa…?
LAVRADOR - Não, Sr. Dr., dei o costume…
VETERINÁRIO - Ontem estavam bem?
LAVRADOR - Sim, quer dizer…estavam a jogar á bola com o bandalho do gato.
VETERINÁRIO - A jogar à bola? As galinhas e galos a jogar à bola…? (gargalhadas) óh homem, como é que pode ser? Estes animais não jogam à bola…! Você está um bocadinho confuso, não?
LAVRADOR - Estou-lhe a dizer, Sr. Dr., estava aqui o bandalho de um gato, e eles a jogar à bola.
FILHO (grita da janela) - O que aconteceu?
MÃE - É verdade, Sr. Dr., eu também não queria acreditar no que estava a ver. O meu filho é que me chamou a atenção, disse que os pitos estavam a jogar à bola, com a bola dele.
VETERINÁRIO - Mas…como? Isso é um fenómeno…! Tenho de as analisar. Com licença.
NARRADORA - O veterinário entra na capoeira, analisa os galos e as galinhas e conclui:
VETERINÁRIO - De facto, elas estão com um cansaço muscular…! É possível que tenha sido de estarem a jogar…como vocês dizem!
LAVRADOR - E o que fazemos agora, Dr.?
VETERINÁRIO - Olhe, muito sinceramente…deixe-as descansar…e ponha-lhes umas vitaminas na comida. E pode aproveitar para fazer muito dinheiro…mostrar às pessoas umas galinhas jogadoras de futebol. Não é todos os dias, nem qualquer um que tem essa sorte…! Eu vou-lhe receitar as vitaminas.
LAVRADORES - Certo, Sr. Dr., obrigada.
LAVRADOR - Que mistério…eu acho que em vez de ser as vacas, as galinhas e os galos é que andam loucos…
VETERINÁRIO - Qualquer coisa volte a chamar-me!
LAVRADORES - Combinado, Sr., Dr., muito obrigada…!
VETERINÁRIO - Quando elas estiverem a jogar à bola, chame-me, por favor…quero ver isso com os meus próprios olhos.
LAVRADOR - Certo, vão chamá-lo com certeza.
VETERINÁRIO - Até à próxima…
CASAL - Até à próxima…
LAVRADOR (feliz) - Mulher…vamos ficar ricos…! Temos de chamar clientela…
LAVRADORA (feliz) - Sim, querido…estas galinhas são um presente divino…!
LAVRADOR (a sorrir) - Vamos poder dar tudo ao nosso filho…e comprar coisas para nós…vou espalhar por aí…! Vais ver que mais logo teremos clientela…
NARRADORA - Abraçam-se, aos saltinhos, e o marido dá beijinhos na mulher. As galinhas estão muito cansadas, mas ouvem a conversa, e quando o casal se afasta, elas conversam:
GALINHA1 - Ouviram aquilo?
GALINHA 2 - Sim…vamos ser famosas…
GALINHA3 - E vocês querem ser famosas? Não vamos ter mais um minuto de sossego!
GALINHA4 - Eu…até não me importava…hummmm...…
GALINHA6 - Pelo que eu percebi…eles querem é ganhar dinheiro às nossas custas…certo?
TODAS - Sim.
GALINHA2 - Eu quero é descansar…quase não me consigo mexer…
TODAS - Também eu.
GALINHA3 - Mas foi tão bom, tão divertido…e baixamos as cristas daquele idiotas, pacóvios, com a mania que ninguém os batia…coitados.
GALINHA 4 - Eu também adorei! E o gatico tem jeito para essas coisas…é engraçado. E vê-se que gosta de futebol.
GALINHA5 - Mas…será que vai ser assim tão bom?
GALINHA6 - Não sei…sei que muita gente nos vai ficar a conhecer. Eu sempre sonhei ser uma galinha famosa… (ri-se).
NARRADORA - O lavrador está tão entusiasmado…só vê cifrões à frente. Volta a sair de casa. As galinhas fingem que dormem.
LAVRADOR - Óh, minhas preciosidades…descansem… e treinem muito…vocês são maravilhosas…vão-me dar muito dinheiro…e o gaticho…? Tenho de o encontrar…ontem tratei - o mal, mas ele afinal estava a treiná-las…será?
(Faz o barulho de chamar o gato).
NARRADORA - O gato espreita, para ver se não é nenhuma armadilha…
LAVRADOR - Bichinho…bichaninho…aparece…não te vou fazer mal…!
GATO - Hummmm…de certeza que não me vais fazer mal?
LAVRADOR - De certezinha absoluta. Podes aparecer…eu tenho de falar contigo.
(O gato aparece).
LAVRADOR - Oláááá…! Então és tu…?
(O gato engole em seco)
GATO - Eu…? O quê? Sou um gato…queres falar com…um gato?
LAVRADOR - Sim.
GATO - Podes falar…
LAVRADOR - Eu sei que ontem não te tratei bem, porque pensei que estavas a fazer mal aos meus animais…mas…aconteceu uma coisa muito estranha…os bichos estão com um cansaço muscular…ontem pareciam loucas…tens alguma coisa a haver com isto não tens?
GATO - Hum…acho que…não…porquê?
LAVRADOR - Puseste-as a jogar à bola, certo?
GATO - S…sim… (sorri)
(O lavrador aperta o gato, abraça-o, faz – lhe festas, o gato está surpreso e sem perceber nada).
GATO - Hummmm, …desculpe…o Sr. Não estará a confundir-me com alguém? É que ontem não me pareceu que gostasse de mim…
LAVRADOR: (feliz, com um grande sorriso) - Não. Estou-te eternamente grato… (mais festas) as minhas pintas e pintos vão-me tornar milionário… elas sabem jogar futebol...eu quero que continues a treiná-las…vou fazer disto um espetáculo…! Até vão poder fazer apostas, e toda a gente vai querer vir aqui ver.
GATO (surpreso) - Áh…ai sim? E posso trazer os meus amigos gatos e gatas para jogar contra ou misturados com os seus galos e galinhas? Ontem também jogaram…
LAVRADOR (radiante) - Óh…sim, claro! Bem-vindo…treina-as bem treinadas, porque quero que logo, logo, haja aqui muita gente.
GATO - Não se preocupe! Vai ver que vai ficar orgulhoso, e eles e elas vão ter sucesso. Mas agora deixe-as descansar um bocadinho…
LAVRADOR - Está bem. Anda comigo, quero dar-te uma recompensa.
NARRADORA - Lá vão os dois, muito animados, a rir, e a falar, o lavrador serve-lhe água fresca, e dá-lhe umas espinhas. O gato está deliciado.
GATO (sorridente) - Hum…que delicia…
NARRADORA - E é isso que acontece. Quando as galinhas estão já recuperadas, o gato treina-as, juntamente com os outros gatos. A confusão é total, mas também há muita diversão. E o sonho dos lavradores realiza-se, após a publicidade: todos os dias recebem muita gente para ver as galinhas a jogar futebol com os gatos, a entrada é paga, os senhores fazem apostas, as senhoras riem-se muito e aplaudem. Em quase todos os jogos há batatada entre os animais, mas o gato resolve logo a questão. Os lavradores estão orgulhosíssimos dos seus animais da capoeira e ganham muito dinheiro. O pobre rapaz é que não anda muito feliz, primeiro porque ficou sem bola, e segundo porque quase não recebe atenção.
RAPAZ (grita) -Malditas galinhas e galos…bichos estúpidos, incógnitos…além de me roubarem a bola, agora são o centro das atenções, de mim já não querem saber. Enfiava-vos já num caldeirão, e fazia uma arrozada.
LAVRADOR (feliz) - Estou tão orgulhoso dos meus animais…!
LAVRADORA (já farta de trabalhar) - Eu vou fechar o tasco! As pessoas podem continuar a vir ver os nossos tesouros, mas não há mais comezainas…! Só eu é que trabalho… já não tenho mais vida… é só servir pançudos…
LAVRADOR (zangado) - O quê? Estás doida? Ai de ti que deixes de cozinhar…perdemos dinheiro. O rapaz que te ajude, em vez de estar para ali amuado! Mexe-te moço…
NARRADORA - O lavrador dá-lhe uma sapatada na boina que a tira da cabeça. O rapaz amuado lá começa a ajudar a mãe, e ganham muito dinheiro. As galinhas e os galos, jogam com muito entusiasmo, riem divertidos, marcam golos, e toda a gente gosta do espetáculo.
FIM.
Lara Rocha 
                                                  (9/ Dezembro/09)




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras