Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A CASA MISTERIOSA


    Certo dia, uns meninos foram passear pela montanha, e viram uma pequena montanha de ouriços e ao lado umas castanhas muito tristes, a chorar em coro:
- Ai, a nossa casinha…ai…!
          O menino comentou:
- Umas castanhas a chorar? E têm mesmo lágrimas…Ááááhhh….
   As castanhinhas só choravam e suspiravam:
- Ai, a nossa casinha…ai…!
         A menina perguntou:
- O que aconteceu à vossa casinha?
         Uma castanhinha responde:
- Ai…aquela bruxa roubou-nos as nossas casas!
         Os meninos perguntam surpresos:
- Para quê?
         As castanhinhas não sabem, mas elas estavam a dizer a verdade! Uma bruxa ainda muito nova, quis experimentar os seus poderes que tinha recebido há poucos dias, e com truques mágicos, tirou muitas castanhas dos ouriços.
   Com os ouriços uns em cima dos outros, fez uma bela casinha para ela. Eram as paredes da casa, em vez de serem em pedra!
  Estava muito feia por dentro, mas era tudo como ela queria: casa de banho com cores roxas, sofás pretos, cortinas pretas e vermelhas, móveis muito pesados.
  Os meninos não queriam acreditar no que estavam a ver…uma casa feita com ouriços. E as castanhinhas sem casa! Coitadinhas.
   Decidiram ir falar com a bruxa, e ensinar-lhe que não se rouba o que não é dela. Por um lado, os meninos estavam com medo, porque com uma bruxa não se brinca, e não sabiam do que ela era capaz.
  Batem à porta, e a bruxa sente um cheiro estranho no ar. Abre a porta.
- Lhec! Que cheirete…eu vi logo que só podia vir de rabiosques de pimpolhos…! O que é que querem?
- Se há aqui alguém que cheira mal, és tu. - responde uma menina 
- O meu cheiro é sempre o melhor! - diz a bruxa vaidosa
- Que nojo! - dizem todos os meninos em coro 
- Saíste do esgoto...? - diz outro menino 
- Deixem-se de elogios, que eu até fico vaidosa... por favor! - diz a bruxa 
- Nojenta! - gritam os meninos em coro 
- Vais ter de deixar esta casa! – Ordena outra menina
         A bruxa desata às gargalhadas.
- Ui, que medo…quem são vocês, seus horríveis?
- Esta casa é das castanhinhas… - Diz a menina
- Não faço ideia de quem estão a falar. - diz a bruxa
- Mas é claro que sabes, sua falsa! 
-É. Roubaste as casas delas para fazer a tua. Que coisa mais feia. – Ralha o menino
         A bruxa ri
- Vão chatear outro…! Esta casa é minha. Fui eu que a fiz.
- Está horrível. – Observa a menina
- O que vocês acham não me interessa! Para mim está mais que linda. Rua…deixem-me em paz. – Grita a bruxa
- Não, enquanto não devolveres as casas às castanhinhas. – Diz a menina
- Não tenho nada que devolver…e se não saem já daqui, acabo convosco! - Grita a bruxa  
        Os meninos riem 
- Tu tens poderes? – Pergunta o menino
- Claro que tenho, pirralhinho irritante… - Responde a bruxa
- Então porque não constróis tu uma casa? – Pergunta outro menino
- Ora…já construí. – Garante a bruxa
- Construíste a roubar as casas às castanhas…achas isso bem? – Pergunta a menina
- Ora essa…eu não roubei nada. Estavam aqui, aproveitei. – Explica a Bruxa
- E não viste que tinha lá dentro as castanhas? – Pergunta o menino
- Não! – Responde a bruxa
       Quando olha para trás, vê o interior da sua casa cheia de picos de ouriços das castanhas.
- O que é isto? – Pergunta a bruxa muito assustada
- Tens poderes, destrói-os… - Diz a menina
- Mas que horror…quem é que fez isto? – Pergunta a bruxa
    Ela não percebeu que todas as outras castanhas tinham atirado as suas casas pelo buraco da chaminé e encheram toda a casa da bruxa, como castigo por ter roubado as outras.
       A bruxa entra, e acha que tem poderes, mas não se sabe o que aconteceu com eles…perdeu-os. 
     Quando entra na casa, os picos dos ouriços das castanhas ficam enormes, e ela fica toda picada, grita, tenta escapar mas os picos ganham vida e arranham-na, puxam-lhe os cabelos, prendem-na.
- Larguem-me, seus malditos… - Grita a bruxa
- Devolve as casas às castanhas! – Diz uma voz forte
- Madrinha… - Grita a bruxa
- Sim, sou eu! Estás reprovada. – Diz a voz
- Mas, mas…
- Não há mas, nem meio mas…! Eu dei-te os poderes, mas não foi para usares para o mal. Ensinei-te a usá-los para o bem, mas parece que não aprendeste nada! – Ralha a voz
- Eu… - Diz a bruxa
- Cala-te…devolve as casas às castanhas, e volta outra vez para a escola…se voltas a usar mal os teus poderes, nunca mais sais da escola, e ficas sem um único poder… - Ordena a voz
- Óh, não! – Chora a bruxa
- Um…dois…- conta a madrinha 
- Está bem…! Eu devolvo…
         Os picos param virados para ela.
- Um passo em falso…e não sabes o que te espera. – Ameaça a voz
- Madrinha…estou a estranhá-la…era tão má, agora está boazinha…
   Ouve-se um barulho de vassouradas, a bruxa salta, grita e tenta fugir.
- Dobra-me essa língua…olha o respeito! Só tens que fazer o que te mando, e mais nada! – Ordena a voz.
    A bruxa estala os dedos, e os ouriços voltam ao tamanho normal, que tinham quando eram casas das castanhas…pequenas. A casa desaparece.
- Óh…eu gostava tanto desta casa… - Lamenta a bruxa
- Nós também gostamos muito da nossa casa, que tu roubaste! – Comenta uma castanha.
- Ai…- Suspira a bruxa
- Puxa pela cabeça, e constrói tu uma casa, com os poderes que te dei…trabalha para os tornar mais forte. Se não, tiro-tos! – Ameaça a madrinha
- Pronto, está bem…desculpem. – Diz a bruxa
      As castanhas voltam felizes para as suas casas.
- Que mau gosto…! Estava uma casa do pior que podia haver. Não tens vergonha? Não foi nada disto que te ensinei…! Fizeste tudo mal. - Suspira a voz
- Desculpe, madrinha…
- Ainda por cima saíste da escola sem me dizer nada! Estás farta de saber que quando saem, têm de me dizer…Para a escola, imediatamente…estás de castigo. – Resmunga a voz.
- Óhhh…
- Óhhh…nada! Enquanto não ganhas juízo é assim. Com tantos materiais para se construir uma casa maravilhosa, um palácio, como aqueles que te mostrei, sem roubar os outros…foste logo fazer tudo mal…roubar…e construir do mais horrível que podia haver diante dos teus olhos…! Francamente. Ainda tens muito que aprender. À minha frente, já! – Ralha a voz
   Os meninos aplaudem e as castanhas também. A madrinha fez o que devia! A bruxa seguiu com a madrinha a ralhar com ela, a ensinar-lhe outra vez tudo, e as castanhinhas voltam felizes para os seus ouriços. 
    Os meninos ficam muito felizes por terem ajudado as castanhinhas, e por a bruxa ter sido apanhada e castigada.

Será que ela aprendeu a lição?
Acham que a bruxa fez bem?
E vocês? O que diziam ou faziam à bruxa se soubessem que ela tinha roubado as casas das castanhas, para inventar uma casa para si?
Ajudavam-na a construir uma casa para ela? Como seria essa casa?

FIM
Lálá
(9/Setembro/2014)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras