Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

O PASSEIO DA RITINHA

Era uma vez uma menina pequenina que se chamava Ritinha. Era sonhadora e tinha uma grande amiga, a Fada Luzinha.
            As duas costumavam encontrar-se muitas vezes, brincar juntas, cantar, contar histórias de sonhar uma à outra, e correr, saltar, pintar desenhos…tudo o que os meninos da vossa idade gostam de fazer.
            Mas numa noite, a Fada Luzinha fez uma proposta diferente. Convidou a Ritinha a passear pelo espaço. No início, Ritinha teve medo! Não sabia onde era, nem queria ir para o espaço e ficar lá a viver.
            Luzinha explicou-lhe que tudo e garantiu-lhe que estavam em segurança. No fim do passeio voltariam ao quarto. Ritinha ficou mais aliviada e confiou na amiga.
Luzinha bate duas palmas e aparece no quarto da Ritinha uma bolha espacial. As duas entram na bolha e vão para o espaço. Ritinha adorou esta viagem, pois na subida viu as nuvens e o arco-íris, chuva e nevoeiro a formar-se, viu relâmpagos, cores claras e à medida que iam subindo no céu ia ficando mais escuro! 
Aterram na Lua, e saem da bolha espacial, completamente equipadas para poder andar na Lua. Estava um bocadinho escuro, mas o que via era lindo! Luzinhas pequeninas por todo o lado, o planeta Terra e o Sol ao longe.
Saltitam de mãos dadas, e nesse espaço vêem outras coisas bonitas, que nunca antes tinham imaginado. À sua frente, viram passar muitas estrelas gigantes e luminosas, outras estrelas a desaparecer, outras estrelas e desfazerem-se e a transformarem-se em pó.
Por cima delas, viram mais estrelas de mãos dadas que mostravam formas diferentes: setas, arcos com setas, meias setas, unicórnios, tripés, corpos, índios, barcos, círculos, peixes, sereias, cavalos, touros e outros animais…tudo com estrelas.
 Viram cometas pequeninos a passar por cima delas, uns devagar outros muito rápido, outros que tinham caudas a arder, e desapareceram de repente, e planetas que se mexiam e giravam devagar.
O solo da Lua tem algodões muito leves. As duas pegam neles e sopram-nos…eles voam e flutuam diante dos olhos delas. Num outro canto da Lua estão umas estrelinhas pequeninas a flutuar, e as duas amigas tocam-lhes, agarram-nas e sentem que são quentes.
No chão, apanham pedras escuras soltas, põem-nas na mão, algumas desfazem-se e ficam em pó, outras são muito claras, duras e pesadas, e outras flutuam mas não se conseguem agarrar.
Depois, as duas pegam em planetas pequeninos que aterram na Lua só para elas. Elas tentam agarrá-los, mas eles fogem.
De repente, a Lua leva com um raio vindo não se soube de onde. Entram rapidamente na bolha e voltam para o quarto da menina.
Ufa! Que alívio.
Surpresa…A menina e a Fada foram passear pelo espaço, sem sair do quarto! Estavam só a ver uma enciclopédia do espaço que tinha imagens a três dimensões…aquelas que parecem sair dos livros e quase podemos senti-las mesmo nas nossas mãos, quando lhes tocamos.
Ao tocar nas imagens, as duas amigas tentavam imaginar como tudo era feito. Até conseguiam sentir a temperatura e o peso dos objectos.
Os livros levam-nos a viajar pelo mundo inteiro, pelo Oceano ou pela Terra, em segundos ou minutos, conhecer coisas diferentes das nossas, sem sairmos do nosso cantinho!
A Ritinha adorou este passeio ao espaço, a Luzinha também. E vocês? Gostaram? Já viajaram pelo espaço, ou pelo mar? Ou entre dinossauros e outros animais, ou em ilhas selvagens invadidas por piratas? Experimentem, e contem à Ritinha como foram esses vossos passeios!
FIM
Lálá
(31/Julho/2014)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras