Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

bolo de lua

Era uma vez uma menina que estava quase a fazer anos. Ela sabia que os Avós e os Pais viviam com dificuldades económicas, mas nunca faltava o principal: amor, carinho, atenção e comida. Quando a Avó lhe perguntava o que é que ela queria para aniversário, ela respondia: 

- Nada, Vóvó... já tenho tudo. 

A Avó ficava deliciada ao ouvir esta resposta, mas via nos olhos da neta que ela queria alguma coisa, mas não tinha coragem de dizer. A Avó insistia: 

- Filha, o que queres para prenda de anos, este ano? 

A menina voltou a responder:

- Nada, Vóvó, já tenho tudo. 

Isto não convencia a Avó...e ela tentou outra vez, de outra maneira, para ver se desta vez, conseguia alguma resposta:

- Qual era o teu presente de sonho? 

A menina pensa um pouco, sorri e diz:

- Vóvó, se é um presente de sonho, só existe nos sonhos...

- Não faz mal, diz na mesma...qual era o presente dos teus sonhos...! - Desafia a Avó

- O presente dos meus sonhos era...era...hummm...

- Não queres dizer, é? 

- Posso dizer, porque afinal, sei que não passa de um sonho. Não é possível de realizar... 

- Como é que sabes? Pode ser que seja possível realizar...

- Hum, tenho a certeza que não! Mas está bem, eu digo-te. O presente dos meus sonhos era ter um bolo de aniversário em forma de Lua Cheia, com estrelas e planetas e astros...e...mais luas...e...e...sóis...e tudo o que há no espaço...em chocolate! 

- Áh! Mas que bonito...devia ficar mesmo giro...Mas porque é que achas que esse presente é impossível? 

- Porque nunca vi nenhum bolo assim! 

- Se calhar também nunca contaste esse teu sonho a ninguém, para te poderem oferecer. 

- Pois não. 

- Porque não? 

- Porque as estrelas, os planetas e os sóis, estão muito lá em cima...e a lua também...e não se podem comer. 

- Sim, mas o chocolate pode-se comer.

- Pode. Mas nunca vi nenhum bolo assim. 

- Mas pode ser que haja. 

- Não. Acho que só nos meus sonhos.

- E de que cor querias a Lua?

- Azul...ou...prateada. As estrelas de muitas cores, o sol de amarelo, e os astros de branco. 

- Que lindo.

- Mas não existe. Só nos meus sonhos! 

- Óh...está bem. E só querias isso? Não querias alguma coisa que está mais perto?

- Não, Vóvó, eu já tenho tudo...tu já me dás todos os dias presentes... e os meus papás também...e os manos também. Vocês são os melhores presentes...e o Avô também...

As duas abraçam-se, e trocam carinhos e sorrisos. Entretanto, nessa mesma noite, a menina já dormia, e o dia do seu aniversário era a seguir. Então, a sua Avó juntou a Mãe da menina e umas amigas que tinham muito jeito para a cozinha e fizeram o bolo dos sonhos da menina, mas ainda mais bonito do que ela imaginava. A menina nem sonhava o que a esperava, na manhã seguinte, do seu aniversário cheio de sol. Convidaram os seus melhores amigos e primos, passaram uma tarde cheia de brincadeiras e coisas deliciosas, muitas gargalhadas e muitas prendas, que deixaram a menina muito feliz. Quando chegou a hora dos parabéns... mandaram a menina fechar os olhos. O Avô tira o bolo do frigorífico e põe na mesa.

- Podes abrir...- Diz a mãe sorridente.

A menina abre os olhos, e vê um lindo bolo, ainda mais bonito do que ela tinha dito. Era mesmo com a forma e a cor da lua cheia, com estrelas de muitas cores espalhadas pelo bolo, sóis...tudo de comer! E tudo de chocolate. 

- Óhhhhhh....que lindo! Uau! - Exclamam todos 

- Parece que foi feito por uma fada! - Comenta uma amiguinha. 

- Pediste às estrelas? - Pergunta outra amiguinha 

- Sim. Pedi a uma das maiores estrelas da minha casa, e da minha vida! A minha Avózinha. 

Ela abre um grande sorriso, e grita de alegria...saltita, todos batem palmas. 

- O bolo dos meus sonhos...! - Suspira a menina com um grande sorriso. 

- Vês, querida! - Diz a Avó. 

- Como conseguiste Vóvó? 

- Magia! - Diz a Avó a rir 

- És a melhor...a seguir aos meus papás! 

Todos riem, e cantam os parabéns. O bolo está realmente delicioso, e desaparece num instante. Está tão bom, que desde esse dia, a Avó da menina não teve mais descanso...foi só fazer bolos...mas também com a ajuda da menina, da filha e das amigas. Juntaram muito dinheiro, e com isso a Avó abriu uma escola de pastelaria, e um restaurante que fez muito sucesso, com pratos mágicos, que todos adoravam. Mesmo com todo o dinheiro e sucesso, a menina continuou a ter os seus maiores presentes: os pais, os manos, e os Avós, todo o seu carinho e amor. Estes sim, meus queridos, são mesmo os maiores presentes...mas há muitas crianças que não têm a sorte que esta menina e outros têm. 

Um sonho simples, às vezes pode ser realizado, como este, e pode mudar a vida das pessoas. 

E para vocês...qual era o presente de aniversário que mais gostavam de receber? 

Já receberam algum especial? 

Qual? 

Porque é que ele era especial? 

                                                               FIM 
                                                               Lálá 
                                                              (20/Agosto/2014) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras