Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O COMILÃO

Era uma vez uma cidade enorme onde havia muitas crianças. Na hora de dormir, o João Pestana trabalhava muito, mas ele adorava o que fazia. Ia de quarto em quarto, onde havia bebés e crianças, e deitava o seu pozinho dourado e mágico do sono sobre os olhos dos pequenos para eles dormirem. 
Além do pó do soninho, o João Pestana também deitava uns pozinhos de bons sonhos, para os meninos descansarem bem de noite, ter bons sonhos e ficar cheios de alegria e energia para o dia seguinte. 
Tudo estava a correr bem para o Pestaninha, e realmente, os pequenos não tinham maus sonhos, dormiam bem, e quando às vezes acordavam durante a noite, era porque estavam doentes, com frio, fome ou sede. 
Mas um dia, aconteceu uma coisa muito estranha: o João Pestana deitava os pozinhos, mas os meninos começaram a ter maus sonhos! Acordavam aos gritos  e a chorar de noite, iam para a cama dos pais muito assustados, faziam chichi na cama, com tanto medo. Sonhavam com coisas mesmo muito feias e más. Felizmente eram só sonhos, não existiam...mesmo assim eram assustadores! 
O Pestaninha não estava a perceber nada...e a ficar triste, porque não gostava que os meninos tivessem sonhos feios...durante várias noites, ficou muito atento a tudo o que passava nos quartos dos meninos e viu que eles acordavam por causa de sonhos maus. 

- Huummm...mas o que é que se passa aqui? Alguma coisa de muito estranho! Porque é que agora os meninos acordam muito assustados com o meu pó dos sonhos? Isto não acontecia. 

Como não encontrava nada de estranho, foi ao sábio da sua floresta. Contou-lhe o que se passava. O sábio foi à sua gigantesca enciclopédia de fenómenos misteriosos, e com a ajuda do João Pestana encontram a resposta. 

- Era o que eu suspeitava! - Diz o sábio. 

- Já descobriu o que é? - Pergunta o João Pestana 

- Sim! É o comilão dos sonhos bons...uma espécie de túnel de vento que ao passar pelos olhos dos meninos, quando vagueia pelos quartos, aspira o pó dos sonhos, o seu alimento preferido, e por isso, as crianças têm pesadelos...maus sonhos...o que lhes quiserem chamar. - Explica o sábio 

- Áh! Mas eu não vi nada! - Garante o João Pestana 

- Pois não! O vento também não se vê! 

- Pois não! Isso é verdade. Só sabemos que o vento existe pelo que ele faz abanar. 

- Pois claro! Este é igual. 

- E porque é que ele aparece? 

- Porque tem muita fome! 

- Mas ele não pode fazer isso! 

- Filho, não o julgues...se tivesses muita fome talvez fizesses o mesmo. 

- Mas há tanto que comer! 

- Pó de sonhos bons, infelizmente é cada vez mais raro, nas grandes cidades.

- E ele só come o pó dos sonhos bons?

- Sim! É isso que lhe dá força. 

- Mas para que é que ele tira o pó dos sonhos bons às crianças?

- Porque o pó dos sonhos das crianças é bom, é natural e saudável. 

- E porque é que ele não come o pó dos sonhos bons dos adultos...?

- Porque o pó dos sonhos bons dos adultos é muito poluído, de fraca qualidade, e raro! 

- Mas ao tirar o pó dos sonhos bons das crianças, fá-las ter sonhos maus...pesadelos! Por causa disso, elas acordam de noite aos gritos, assustadas, assustam os pais...

- As criança também precisam de ter sonhos maus. 

- Precisam?

- Precisam! Isso faz parte do crescimento delas, é saudável para elas, desperta-as, e fá-las pensar nos seus medos, para encontrar formas de os vencer. 

- Áh! É?

- É! 

- Não sabia. 

- Porque na vida, as crianças não vão andar em cima de mares de rosas, ou algodões e areias macias...vão encontrar muitos desafios, muitas flores com espinhos que picam...muitas dificuldades! E a força que terão para os enfrentar...começa a formar-se agora...nestas idades! 

- Áh! Então quer dizer...ele come o meu pó! 

- Sim! 

- Mas que atrevido! O que é que eu faço? 

- Deixa o bicho em paz....! Quando ele entender que está satisfeito, ele pára de comer o teu pó dos sonhos bons, e as crianças voltam a ter sonhos bons. 

- Então...não faço nada?

- Não! Apenas continuas a fazer o teu trabalho de todos os dias! A distribuir os dois pós por cada criança. 

- Mas...

- Não te preocupes com os pequenos...eles precisam de viver estas experiências! São pequenos ensaios para coisas mais terríveis que vão ter de enfrentar, muitas vezes...só eles próprios poderão resolver. Um dia destes, ele vai deixar de comer tanto! Deixa-o estar! Ele não faz mal, e tem direito à vida, e só está a ajudar. 

- Bem...se é assim...! 

- Sim! 

- Mas, e os pais? 

- Não te preocupes com os pais! Eles são grandes, já passaram por estas coisas, e sabem o que fazer. 

- Também conheceram este bicho comilão? 

- Claro que sim! Felizmente todos conhecemos. Faz-nos tão bem...mas nem sabemos que ele existe! 

- Muito obrigado, Sábio! 

- De nada, rapaz! (sorri) Vai, e volta sempre que precisares. 

- Muito obrigado. 

O João Pestana foi o caminho todo a pensar nas palavras tão importantes e verdadeiras do sábio. Então, decidiu deixar os saquinhos para cada menino, e um saquinho de pó dos sonhos bons em cada quarto, para o monstro comilão, assim, o monstro comia todo o que lhe apetecesse dos seus saquinhos, e deixava as crianças com os seus sonhos bons. O monstro ficou mesmo muito feliz, e agradeceu...:

- Óh! Mas que delícia...não sei de quem foi este presente, mas, muito obrigado! Espero que não seja uma armadilha... hummm... este pó parece igual...sim...o cheiro...hummm...e o sabor...é o mesmo. Óh...muito obrigado. Durmam, meninos...fiquem lá com os vossos sonhos bons, e partilhem-nos com as estrelas, para ver se acontecem...

(Gargalhadas do monstro) 

E assim, as crianças deixaram de ter tantos pesadelos! 

                                     FIM 
                                    Lálá 
                          (28/Agosto/2014) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras