Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O BAIRRO DA MARIANA (As cores, os produtos da terra, a natureza)

foto de Lara Rocha 

Olá! Sou a Mariana…tenho 5 anos, e vou apresentar-vos o meu bairro. Hoje, está sol, mas um vento gelado, é por isso que estou vestida de fato de treino almofadado, azul claro. Gosto muito desta cor.
Eu vivo num sítio muito verde, com campos enormes, e à minha volta há montanhas enormes, é por isso, que há muitas vezes neve, frio, chuva, e muito calor…outras vezes, temos temperaturas agradáveis. Aqui o ar é muito puro, água pura e fresca, não há poluição como nas cidades. É sossegado!
Em baixo, estão as casas…são todas vivendas grandes e de pedra, com telhados vermelhos e inclinados, para nos protegerem da neve. Temos quartos em cima…no sótão, o meu é ali, com as janelas em triângulo. É muito confortável o meu quarto. 
Quando a neve cai, os vidros ficam cobertos, e gosto muito quando chove, ouço a chuva a cair nos vidros…é muito bom! Já alguma vez ouviram a chuva a cair fora das vossas casas? Se não ouviram, têm de experimentar. Vão adorar! Só o vento é que às vezes é tão forte que mete um bocadinho de medo, faz muito barulho…vvvvvvvvvvvvv… parece que quer entrar no meu quarto! Vocês, também já ouviram algumas vezes, de certeza, porque na cidade também há vento, pode não fazer tanto barulho, porque em sítios planos, sente-se mais! Mas também já estou habituada, e quando isso acontece…abraço-me aos meus amiguinhos bonecos. 
Temos pequenas quintas, onde estão os nossos animais: vacas, bois, ovelhas, e as suas famílias, os cavalinhos, os coelhos, as galinhas, que pastam à vontade, livrem, e são muito saudáveis, os porcos, os burros.
Só os cães e os gatos é que estão ali num anexo em madeira que temos no jardim em frente à varanda da cozinha. Assim, eles vêem-nos, e nós a eles, e também estão protegidos do frio e do calor em excesso. Entram e saem quando querem, guardam-nos as casas e os animais, e ficamos todos muito mais à vontade.   
A minha vivenda tem as paredes brancas, mas nem todas são brancas. Umas casas são brancas, com janelas e portas de madeira escura. Outras estão pintadas de azul e branco. Outras são brancas com riscas vermelhas, está ali uma branca e azul escura…muito bonitas as duas…pertencem aos meus tios, que têm primos da minha idade: o Gonçalo, o Rafael e a Márcia.
Aquela…é azul clarinha…aquela é verde às riscas brancas…Aquela…branca às riscas amarelas, aquela é branca às riscas roxas…aquela é…branca às riscas pretas…aquela…está toda pintada de branco, com as janelas vermelhas…aquela casa branca, tem janelas cor-de-laranja…o dono não me está a ouvir, mas sinceramente não gosto daquela casa.
Além destas…temos muitas outras que são feitas de xisto. Muito bonitas, e muito confortáveis…eu sei porque vive lá gente que conheço! Os meus Avós vivem naquela de xisto…é pequenina, mas tem lareira, e está muito bem decorada. Adoro estar lá. Até queria viver numa daquelas, mas como temos animais, eles não podem ficar dentro de casa…precisam de muito espaço.  
            No meu bairro, todos nos conhecemos, e damo-nos todos muito bem. Fazemos muitas festas, mesmo ao ar livre e nas casas uns dos outros, onde há sempre arroz de feijão, ou cozido à portuguesa, ou arroz de frango, ou cabrito assado, e sopa com muitos legumes variados, bolos caseiros, sumos de fruta naturais, e muitas outras coisas maravilhosas. Sempre que precisamos de ajuda, todos os vizinhos marcam a sua presença, e ajudam no que podem.
            Partilhamos o leite de vaca, e de cabra, que usamos para beber, para fazer iogurtes caseiros, manteiga, queijo…partilhamos ovos de galinha, e às vezes carne…É muito bom! Dá muito trabalho a fazer, mas o sabor compensa! Partilhamos e fazemos pão caseiro, no forno a lenha, broa e bolinhas de pão, partilhamos enchidos que fazemos com carne dos nossos animais, bolas de carne caseira, pão com chouriço que também vendemos nas festas da cidade…acabado de fazer é delicioso! Já alguma vez comeram pão acabado de sair do forno a lenha, cozido
Partilhamos alguns campos, e produtos que colhemos da terra, como os legumes: brócolos, beringelas, couve-galega, couve-flor, couve-roxa, cenouras, rúculas, ervilhas, espargos, nabos, alho francês, aipo, feijão branco, feijão vermelho, feijão verde, feijão preto, feijão manteiga, salsa, batatas, beterrabas, rabanetes, courgettes, pepinos, pimentos, tomates, azeitonas, alfaces, grelos, espinafres, milho, trigo, centeio, cabaças, cebolas, abóboras.
Partilhamos frutos secos, como as nozes, castanhas, amêndoas…frutos como: amoras vermelhas, amoras pretas, nêsperas, romãs, maçãs, laranjas, pêras  uvas, figos, melancias…e também…flores para chá e para alegrar as nossas casas: girassóis, rosas vermelhas, rosas brancas, rosas cor-de-rosa, rosas de todas as cores, malmequeres brancos e amarelos, alfazema, alecrim, e muitas outras…lenha, sementes!
Aqui não nos falta quase nada: temos uma pequena farmácia, com os medicamentos de primeira necessidade…de primeiros socorros, um pequeno centro de saúde para os pequenos golpes ou feridas de trabalho, um pequeno mercado, mas só tem o essencial.
Há coisas e serviços que só temos na cidade que fica aqui perto…por exemplo, é na cidade que fica a nossa escola, que os nossos pais têm os seus empregos, que vamos ao médico quando temos problemas mais sérios de saúde, ou quando precisamos de fazer exames, à farmácia, quando precisamos de medicamentos para problemas mais difíceis, aos correios, ao banco, ao supermercado, onde os meus Avós e tios vendem os nossos produtos, e compram outros, como o peixe!
Felizmente temos boa saúde, porque comemos coisas saudáveis, boas, e frescas, naturais. É muito bonito o meu bairro. Adoro viver aqui.

E o vosso bairro como é?
O que há?
Têm quintas e vivendas como no meu bairro?
Têm produtos naturais?
O que é que vocês comem?
Dão-se bem com os vizinhos?
Quais são os alimentos de que vos falei, que vocês conhecem?
E os que existem na vossa cidade?
E quais são os alimentos que vos falei, que mais gostam?
E os que menos gostam?
Já visitaram alguma quinta? Se já…como era essa quinta? O que viram lá? O que gostaram mais de lá? O que aprenderam?

Falem mais sobre o vosso bairro, e sobre os alimentos.
E não se esqueçam, comam sempre coisas saudáveis.
A alimentação é muito importante para todo o nosso crescimento!

Gostaram de conhecer o meu bairro?

Escrevam-me a contar como é o vosso bairro, e respondam às perguntas que vos fiz, se quiserem…

Aguardo-vos.
Até à próxima!
Beijinhos da Marina…


FIM
Lara Rocha 
(26/Agosto/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras