Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de maio de 2015

A PRINCESA VERONA

      


    Era uma vez uma montanha onde viviam quatro princesas com as suas famílias, mas não ficavam lá muito tempo, pois saiam muitas vezes e vagueavam pelo planeta várias vezes por ano: a Princesa Primavera, a Princesa Verona, a Princesa Outonia, e a Princesa Invernia.
 Nessa montanha viviam muitos casais de muita idade, quase todos perto de 100 anos, que eram muito respeitados por todos os mais novos. Muito poucos tinham andado na escola, mas todos tinham uma enorme sabedoria da vida, e encantavam os mais novos que os visitavam todos os dias com tudo o que eles ensinavam. Saiam de lá cheios de alegria e de novas aprendizagens.
Eram senhores fantásticos, muito simpáticos, bem-dispostos, brincalhões, com um espírito muito jovem, apesar de muita idade e sabiam tudo sobre a montanha, as estações do ano e as mudanças de tempo.  
Numa noite de Junho, muito quente, a princesa Verona ainda não tinha chegado, mas a Dona Márcia já tinha visto que ela estava para chegar, pois, não conseguia dormir, e levantou-se para ir à beber água, foi á janela, e estava outra amiga sua, Dona Isabel, vizinha do lado à janela:
- Ei, boa noite…! – Diz Dona Márcia
- Boa noite amiga. Estás acordada a esta hora? – Perguntou Dona Isabel
- Sim, está tanto calor que não consigo estar deitada…fui beber água a ver se refrescava, e tu?
- Eu também estou a derreter. Ufa! Que calor…
- A princesa ainda não chegou, mas parece que já está aqui cheia de força.
        As duas olham para o céu:
- Que bonito que está o céu! – Suspira Dona Márcia
- Está mesmo. E este ano, a princesa Verona vem a cavalo. – Anuncia a D. Isabel
- A cavalo? – Pergunta Dona Márcia
- É. Olha para ali. – Diz Dona Isabel
   Viram uma constelação de estrelas brilhantes, pareciam estar muito próximas da terra, mas não estão…e lindas, em forma de cavalo, com a silhueta de uma mulher montada no cavalo também feita de estrelas.
    Ela tinha razão…pouco depois, a constelação começa a mexer e o cavalo anda. Os longos cabelos da mulher que estava montada no cavalo também mexem e cintilam ainda mais, parece que vão ao sabor da brisa, sem pressa.
- Sim! – Dizem as duas
- É mesmo ela! – Confirma Dona Márcia a sorrir
- Que linda! – Diz Dona Isabel
- Boa viagem… - Dizem as duas
- Até breve! – Diz Dona Márcia
  A constelação mulher sorri, e move-se lentamente. As duas senhoras apreciam maravilhadas, e ficam tão felizes que nessa noite não dormem mais. Juntam-se no terraço da casa da Dona Isabel e tomam um chá na varanda a conversar alegremente até quase de manhã.
        No dia seguinte, as duas espalharam logo a boa novidade pelos outros amigos, embora não tivessem acreditado muito que a princesa este ano vinha a cavalo. Mas tiveram a certeza, quando se juntaram nessa noite, e viram que a constelação já não estava no mesmo sítio, mas ainda não tinha andado muito. Já estavam ansiosos com a sua chegada!
- Ontem estava ali, hoje já está aqui! – Mostra Dona Isabel
- Mas que linda que ela vem este ano! – Comenta um senhor
- Porque será que veio a cavalo este ano? – Pergunta outro senhor
- Não sei! – Respondem as duas
- Quis variar. – Diz outro senhor
- Maravilhosa! – Comenta outro senhor
       E como não conseguem dormir, com o calor, passam a noite entre amigos, na eira à frente das casas, a tomar chá, sentados em colchões no chão, a fazer concursos de cantorias e rimas, com muitas gargalhadas e aplausos e ainda viram o sol nascer.
       Já estavam habituados a que fosse assim, e até gostavam, pois pelo menos estavam juntos e felizes. Nos dias seguintes, a constelação mexeu-se um pouco mais, e mudou de sítio, até que alguns dias depois, desapareceu, e chegou a princesa Verona.
   Quando chegou a princesa, só as duas amigas estavam acordadas, depois de uma noite com os amigos, que já se tinham ido deitar. Viram a princesa sair do seu cavalo, antes dos primeiros raios de sol, do dia 21 de Junho, e desfilar muito levemente, parecia que estava a flutuar.
- Olha…lá vem ela! – Diz Dona Márcia sorridente
- Leve e linda como sempre! – Diz Dona Isabel
- Olá Verona! – Dizem as duas senhoras
    Verona sorri-lhes, e vem vestida de forma ardente, quase sem roupa, cheia de luz, brilho e sempre que se mexe, espalha salpicos de sol com estrelinhas que causam alegria, sorrisos e risos nas pessoas.
       Mais ninguém viu a linda e ardente princesa Verona a chegar no seu cavalo de estrelas, mas todos acabam por saber que ela já chegou, porque os salpicos de sol que ela espalhou, caem sobre todas as cidades por onde ela passou.
  As pessoas ficam mais felizes, entusiasmadas, andam mais tempo ao ar livre, fora de casa, procuram logo as praias para estar perto do mar à fresca, fogem mais para as montanhas porque lá há mais sombra e o ar é mais fresco, procuram mais as fontes de água, e andam quase sem roupa.
        É sempre muito bem recebida, a princesa Verona, e fica connosco até a próxima Princesa…Outonia chegar.
E vocês?
Já viram esta princesa chegar? Como é que ela chegou?
O que trouxe?

FIM
Lálá
(17/Maio/2015)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras