Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de maio de 2015

A ESTRELA, A LUCINHA E OS AMIGOS

      Era uma vez uma menina que se chamava Lucinha. Vivia numa grande casa de pedra, numa montanha muito longe da cidade, com os seus pais e tinha uma família enorme. Mesmo com tanta gente à sua volta, ela sentia-se muitas vezes sozinha.
Queria ter muitos, muitos mais amigos, como tinham a sua mãe e a sua Avó. Fartava-se de pedir às estrelas que lhe dessem novos e bons amigos, mas até ao momento ela continuava sem ter novos e bons amigos.
Uma noite, em que Lucinha voltou a pedir às estrelas, muitos mais amigos, uma estrela quis dar-lhe a lição que ela precisava de aprender sobre o que é ser amigo, e quem são os amigos. Resolveu brincar um bocadinho com a situação, que ela sabia que era ilusão da menina, e deu-lhe uma ideia:
- Põe cerejas no cabelo, e não te vão faltar amigos.
        A menina achou um pouco estranha aquela sugestão, mas no dia seguinte fez isso. Arranjou pezinhos de belas e atraentes cerejas, e pôs no seu cabelo, presas com ganchos. As suas primas ficaram encantadas com aquela novidade e como eram vaidosas, fizeram o mesmo.
        Não demorou muito e era só pássaros à sua volta, mas para devorar as cerejas. Eles eram atraídos pelas cerejas e num instante comeram todas as cerejas, enquanto elas brincavam, distraídas.
Elas tinham visto muitos pássaros naquela zona, mas não pensaram que eles andassem à sua volta por causa das cerejas que tinham nos cabelos. Nem se lembraram que tinham cerejas no cabelo.
Quando repararam umas nas outras, não tinham uma única cereja…só os pauzinhos das cerejas que estavam presas nos ganchos, de resto tinha desaparecido tudo: as cerejas e os caroços. Elas ficaram muito tristes e zangadas.
Começaram aos gritos e a tentar chutar todos os pássaros que estavam com o papo bem cheio de cerejas. Tão cheio que quase nem conseguiam voar.
- Porque é que comeram as nossas cerejas? – Pergunta a Lucinha
- Xô daqui para fora…seus comilões… - Grita Mimosa
- Gulosos. – Resmunga Leninha
- Atrevidos! – Gritam todas
- Estavam capazes de nos comer os cabelos. – Comenta Lúcia
- Desculpem…! – Dizem os pássaros
- Estávamos com muita fome e sede… - Explica um pássaro
- Vimos estas cerejas tão bonitas… - Diz outro pássaro
- Não resistimos! Comemos… - Confessa outro pássaro
- Só deixaram os pauzinhos… - Repara Carlinha
        Elas tiram os ganchos, zangadas.
- Para que é que me mandaste pôr cerejas no cabelo, óh estrela aí em cima? – Pergunta Lucinha muito zangada
- O quê? – Perguntam todas as primas
- Uma estrela ontem disse para eu pôr cerejas no cabelo para arranjar novos e bons amigos! – Conta Lucinha
- E arranjaste…os pássaros! – Diz a voz da estrela
- Mas que grandes amigos…comeram-nos todas as cerejas. Estavam capazes de nos comer a cabeça e o cabelo. – Resmunga Lucinha
- Amigos desses não precisamos. – Acrescenta Leninha
- Pões raminhos de cerejas na tua janela. – Sugere a estrelinha
- E se eles sujam a janela toda? – Lembra Mimosa
- A mamã não vai gostar nada! – Diz Lúcia
- Não! – Confirma Carlinha
- Olha…estrela, porque é que não me mandas amigos de carne e osso, como eu…em vez de pássaros? É isso que eu quero? – Pergunta a Lucinha
- Porque os amigos não se mandam assim. Não sou eu, nem nenhuma estrela que vai trazer-te amigos… tu e o teu coração é que vão escolhê-los. – Explica a estrela
- Mas… - Diz Lucinha
- Isso mesmo! – Confirma Lúcia
- Não é justo. – Resmunga Lucinha
- É justo sim! Vais ver… Os únicos amigos que te posso mandar são os sonhos bons, fazer-te companhia, livrar-te dos pesadelos e ajudar-te a realizar alguns desejos. Mas este que me pedes, não posso realizar! És tu que os escolhes. - Diz a estrela
- Acho que a estrelinha tem razão, prima. A minha mãe diz o mesmo. – Comenta Leninha
- Óh! – Diz a Lucinha desanimada
- Não fiques triste comigo… - Pede a estrelinha
- Para que queres mais amigos, prima? – Pergunta Mimosa
- Vocês têm tantos…eu também queria ter. – Responde Lucinha
- Não…só temos meninos conhecidos, e interesseiros. – Comenta Carlinha
- Aqueles que são nossos amigos, só porque temos uma casa grande, e vivemos num sítio com ar puro…só brincam connosco quando querem receber coisas de graça. – Acrescenta Leninha
- Não são amigos. Nós, primas, é que somos as verdadeiras amigas umas das outras. – Diz Mimosa
- A minha mãe também diz isso. – Acrescenta Lúcia  
- Não interessa o número de amigos que temos…interessa a qualidade. – Lembra Carlinha
- Eu e as minhas manas temos muito poucos amigos, mas sabemos que são bons, e são sempre nossos amigos. – Comenta Leninha
- Como é que sabem? – Pergunta Lucinha
- O nosso coração é que nos disse que eles eram e são os nossos bons, e verdadeiros amigos, mas só são 3 ou 4. – Responde Mimosa
- Pois! – Concorda a estrela
- Mas o meu coração não me diz nada…sou amiga de todos, gosto de quase todos. – Diz Lucinha
- E podemos gostar de muita gente, mas há uns meninos e meninas que são mais especiais para nós. São esses os nossos verdadeiros e bons amigos. – Responde Carlinha
- Sim! – Respondem todas
- Isso mesmo. – Concorda a estrela
- Então…acho que tenho alguns amigos verdadeiros… e bons. Mas eu queria ter mais. – Diz Lucinha
- Quase nunca se tem muitos, quando são os amigos verdadeiros. Mas esses muito poucos estão sempre lá…para darem um bocadinho deles a nós, e receberem algumas coisas que lhes damos. – Explica a estrela
- Áh! Percebi. – Reconhece Lucinha
- A mamã tem sempre razão. Foi ela que nos disse! E nós aprendemos. – Diz Mimosa
- Pois é! – Dizem todas
- Os animais são os únicos amigos que te posso mandar, pequena! – Diz a estrela
- Obrigada! – Diz a Lucinha
- Os animais também são nossos amigos! – Diz Leninha
- Pois são! – Dizem todas
- Amigos são aqueles que não querem saber das nossas coisas materiais. – Diz Mimosa
- Amigos são aqueles a quem não lhes interessa os brinquedos que temos, e que brincam connosco só porque são giros. – Diz Lúcia
- Isso mesmo! São amigos, aqueles que querem estar connosco, brincar connosco, e não se importam de partilhar.
- Pois! – Diz a estrela  
- Então…eu tenho alguns bons amigos. Acho que não preciso de mais. – Diz Lucinha
- Poderás vir a ter muitos mais, mas nem todos serão esses especiais. – Diz a estrela
- Entendi. Eu gosto muito dos amigos que tenho! – Diz Lucinha
        E a Lucinha aprendeu uma coisa muito importante com a estrela…que os amigos não se pedem…escolhem-se pelo coração. E voltam a brincar umas com as outras, os pássaros não deixam mais aquele sítio, porque elas deixam todos os dias cerejas para os pássaros, para eles não comerem as melhores.
        E vocês? Sabem quem são os vossos melhores amigos?
São muitos ou poucos?
Como é que sabem que eles são vossos amigos verdadeiros?
        Lembrem-se: os verdadeiros amigos podem não ser muitos, mas são os que nos dão as melhores coisas do seu coração, e não os que nos dão muitas coisas falsas.

FIM
Lálá
(17/Maio/2015)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras