Número total de visualizações de páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

Os banhos

foto de Lara Rocha 

Era uma vez uma família que vivia numa enorme quinta com um tanque onde lavavam muita roupa e regavam os campos, quando o destapavam. 
Tinham vários poços, um lago e algumas fontes de água fresca.
Um dia uma grande família de gotas de água artistas de circo, que andavam sempre de um lado para o outro com as nuvens que levavam todo o material, e as nuvens onde dormiam, davam espetáculos onde queriam.
Caminhavam à procura do próximo sítio onde dar os espetáculos, e viram a enorme Quinta.
- Vamos parar aqui. É um bom sítio, tem muita água! – Sugere uma gota
- É.
- Parece ótimo.
- Estou mesmo a precisar de me refrescar!
- Eu também. Já estou a desidratar!
- Hoje o dia está um forno.
- Imagina à hora de mais calor.
- Ui! – Dizem todas
- A essa hora estaremos recolhidos de certeza!
- Será que vai estar uma noite quente?
- Espero que sim, para termos muito público.
- Pois! – Respondem todas
E descem devagar. Uma senhora da casa que está a lavar no tanque, sossegada e a cantarolar, apanha um grande susto e um banho dos pés à cabeça, porque a família das gotas aterra no tanque, e levanta a água por todo o lado!
A senhora grita e resmunga:
- Mas como é que isto aconteceu? (olha para o céu) Não está a chover! De onde caíram estas gotas?
Todas as gotas mergulham, leves, felizes e voltam à superfície. Param a olhar para a senhora.
- Mas eu estou a ficar louca? Estão umas gotas a olhar para mim? Ai valha-me…qualquer um…mas o que se passa aqui?
Elas riem e dizem em coro:
- Olá bom dia!
- Desculpe! Fomos nós que a molhamos?
- Foram. De onde caíram?
- Ali de cima! – Respondem todas
- Mas não está a chover! – Repara a senhora
- Pois não! – Respondem todas
Elas apresentam-se, explicam à senhora da casa o que fazem e pedem autorização para atuarem, convidando-a para o espetáculo da noite na sua casa. A senhora autoriza, e embora desconfiada diz que vai ver o tal espetáculo.
As gotas agradecem e a senhora murmura:
- Gotas que olham para mim, que falam comigo e até me convidam para o espetáculo…gotas…artistas?! Nunca vi tal coisa! Agora há cada uma! O que virá a seguir? O que vai acontecer ao ser humano? É tudo computadores, máquinas, porcarias. Depois de saltarem lá de cima para o tanque e darem-me banho. Eu nem vou comentar com os meus filhos e netos, nem com o meu homem porque se não riem-se na minha cara, vão achar que estou louca, até me mandam internar! Acho que até eu já me estou a sentir louca. Ai valha-nos!
A senhora entra em casa, ainda surpresa e assustada. Todos lhe perguntam como é que ela estava toda molhada, e ela contou tudo. Como ela já esperava, todos os seus familiares riram dela, disseram que ela estava louca ou a delirar com o calor, e passaram o resto do dia a gozar com ela. Ela estava a ficar verdadeiramente irritada.
As gotinhas descansaram na nuvem e depois da hora de mais calor, ensaiam no lago, e nas fontes. Quando mergulham no lago dão banho às galinhas e pintainhos, eles correm atrás delas e tentam apanhá-las, elas riem e não se deixam apanhar.
Dão banho aos passarinhos, que chilreiam nervosos. Os cães quase se desfazem a ladrar, e os gatos miam. Elas dão cambalhotas, e convidam os animais para o espetáculo da noite. Eles não gostaram nada do banho, mas ficaram muito curiosos. Que grande agitação!
Todas as gotas se preparam, vestidas com roupas cheias de brilho e muita cor, cabeleiras de palhaços, e musica. Verificam o som, afinam os instrumentos musicais, e as vozes, e a senhora lá estava na plateia ainda a achar tudo muito estranho e misterioso.
Além da senhora estavam as galinhas, os pintainhos, os cães, os gatos, as cigarras, os grilos, os sapos, as rãs, os patos, os pirilampos, e pássaros, as borboletas, os mochos, as corujas, as águias e os morcegos.
O início do espetáculo é anunciado. Há um nervoso miudinho no ar entre os artistas, e a plateia que estava na expectativa, sem saber o que ia aparecer. E entram em palco as artistas gotas. Cada uma tem o seu papel, começam por cantar em coro, depois individualmente, dançam, tocam instrumentos musicais, num belo concerto misturado com muita brincadeira e gargalhada. 
O público ri muito, aplaude constantemente, responde, provoca, brinca, e deixa-se contagiar pela magia de todo o espetáculo, cheio de luz à volta de tudo o que tem água. É lindo ver!
Depois dessa noite, as gotinhas fizeram muitos mais espetáculos nesse local para todos os habitantes, mesmo aqueles que não acreditavam na senhora que os convidou. Todos ficaram maravilhados com os artistas tão diferentes dos que conheciam… de carne e osso…mas que provocavam tanto ou mais encanto que os outros humanos.
As plateias estavam sempre cheias e recebiam sempre muitas palmas. Afinal, os banhos tinham uma boa causa.
Conseguem imaginar um espetáculo com artistas feitos de gotas de água? Como seria? Que números de circo é que acham que elas fariam para vocês?

FIM
Lara Rocha 
(26/Julho/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras