Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

BAILADO NO GELO

        Era uma vez um cantinho que uma floresta que estava completamente gelada, e congelada. Tudo o que era água estava em pedra, as flores estavam cobertas de gelo, os troncos cheios de neve e gelo, e um silêncio gelado. Tudo dormia.
        Uma menina passou nesse jardim, e arrepiou-se.
- Mas como é possível…? Está tudo petrificado…gelado…! Não gosto!
        A menina fecha os olhos, e imagina o jardim todo em movimento. De repente, ela abre os olhos, e ouve uma música suave e alegre. Olha para todo o lado, e não sabe de onde vem.
De uma gruta que parecia congelada, deslizam do seu interior, lindos cisnes e patinhos, por cima do gelo, sem partir, e dançam ao som da música como se andassem de patins. A menina fica encantada, e bate palmas.
De um tronco congelado, aparecem dezenas de lindas borboletas e pequeninas fadinhas que andam de patins de gelo, em cima do gelo das pétalas das flores, congeladas. Deslizam levemente e com delicadeza. Lindo! Fazem piruetas, saltam, rodopiam no solo, e o gelo não parte. Patinam de flor em flor, felizes.
Mais à frente, a menina anda em cima de gelo que está no chão, com cuidado. Escorrega e senta o rabo no chão. Outras fadas riem-se e dão-lhe as mãos, e todas escorregam alegremente, dançam em cima do gelo, de mãos dadas, brincam e o gelo não parte.
Mais à frente, estão uns ursinhos bebés a brincar em cima de pequenos pedaços de gelo, partidos, num grande lago, que nos anos anteriores costumava ter camadas muito grossas de gelo, e dentro da água, estão mergulhadas foquinhas, golfinhos, pinguins e muitos peixes diferentes.
Estes animais não parecem nada felizes. A menina pergunta-lhes porquê. Eles explicam-lhe que estão muito preocupados porque o gelo está a desaparecer, porque o planeta está a mudar e a aquecer. Isso é muito perigoso para eles.
A menina perguntou-lhes o que podia fazer para os ajudar. Eles responderam…nada! Ela pensou que eles estavam a dizer para ela nadar na água gelada, e começa aos gritos.
A mãe vai ter com ela. Ela abre os olhos…
- Mãe…os bichos queriam que eu nadasse na água gelada.
- Que água gelada? Que bichos?
- Áhhh…estou em casa.
- Claro. Onde querias estar?
- Pensei que estava num jardim congelado, onde dançaram borboletas, e fadas de patins, cisnes, e patinhos que caminharam sobre o gelo do lago, patinaram nas pétalas das flores que estavam congeladas, que lindo! Dançavam tão bem! Tão levezinhas…. E depois…estive num lago enorme, onde vi ursos a brincar em cima de pedaços de gelo, separados do gelo…eu perguntei-lhes se podia fazer alguma coisa por eles, e eles mandaram-me nadar…disseram…nada! Mas como é que eu ia nadar naquela água gelada…?
- (ri) Áh! Já percebi…estavas a sonhar…
- Estava? Parece que sim…se estou no quarto, e no quentinho…estava a sonhar. Ufa! Que susto!
- Foi porque ouviste dizer que o gelo está a derreter e o planeta a aquecer…não foi?
- Foi. Fiquei muito preocupada…
- Pois. E é de ficar.
- Não podemos fazer nada?
- Podemos…muita coisa. Principalmente…reciclar tudo o que pudermos, não destruirmos ainda mais a natureza, limpá-la para não a queimar…mas não basta seres tu, ou eu…ou nós as duas…tem que ser toda a gente!
        Afinal…era só um sonho, mas um dia destes, se não tivermos cuidado, pode acontecer.

FIM
Lálá

(1/Dezembro/2014) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras