Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A ESTRELA SEM LUZ




   Era uma vez uma estrela de Natal que apareceu de forma muito misteriosa num jardim de uma enorme cidade. 
   No meio de tantas estrelas de Natal que enfeitavam o parque e a cidade, todas lindas, cheias de brilho e luz…havia uma que estava apagada, pousada no chão, e ninguém tinha reparado nela.
      Um menino que vivia na rua, com os seus pais e muitos irmãos, muito pobre, ficava muito feliz com as luzinhas de Natal, porque a cidade até se tornava mais quente. 
     Num passeio nocturno, o menino viu essa estrela apagada.
- Huummm…uma estrela sem luz…
   Ficou pensativo a olhar para a estrela. Aproxima-se uma animadora de rua, que ficou triste ao ver o menino e ofereceu-lhe um abraço, um carinho no rosto, um beijo e um casaco seu.           Neste momento, acendeu-se uma pequenina lâmpada da estrela. O menino devolveu o casaco à animadora. A lâmpada apagou-se.
- Agradeço muito a sua bondade, mas não posso aceitar. – Diz ele
         Acendem-se duas lâmpadas da estrela.
- Porque não podes aceitar?
- Porque já me deu a melhor prenda…
         Acendem-se muitas lâmpadas da estrela
- Eu? O casaco?
- Não. O seu abraço e o seu beijo.
         Acendem-se mais lâmpadas da estrela.
- Áhhh…filho, isso é insignificante…faz parte da minha educação…os meus pais ensinaram-me a cumprimentar assim…é um gesto de simpatia e delicadeza. 
      Por muito que tenhas gostado do carinho, estou a dar-te o casaco…e quero que fiques com ele. E vou dar-te muitas mais coisas…
- Não se incomode comigo! Eu sou de rua…
            As lâmpadas da estrela apagam-se todas.
- E…? Eu também sou de rua. Quero que trabalhes comigo.
- Eu…? Trabalhar consigo…?! Mas o que faz? Eu não sei nada…nunca estudei…vai ser uma vergonha para si.
- Vai ser um enorme orgulho, trabalhar contigo, tenho a certeza.
- Eu não quero prejudicá-la…não sei fazer nada…
- Sabes sim…vou dizer-te como é…
   A animadora explica ao menino, o seu trabalho. Ele abre um grande sorriso, e muitas lâmpadas da estrela, voltam a acender-se. 
      Os dois ficam surpresos com aquela estrela que umas vezes apaga-se toda, outras vezes, acende algumas lâmpadas, e outras vezes apaga as lâmpadas. 
       O menino aceita trabalhar com a animadora, e é um sucesso. Ganham os dois, muito dinheiro, e a admiração de todos os que passam, que se emocionam e aplaudem, deixando também roupas e outros bens que já não precisam.
     O menino fica muito feliz, e consegue ajudar muitíssimo a sua família, que ganha muito melhores condições de vida. 
     A estrela enche-se de luz, transforma-se numa linda mulher, com uma roupa cheia de luzinhas, que parece que hipnotiza toda a gente com a sua beleza.
- Mas que linda! – Suspira a animadora a sorrir
- Obrigada. – Diz a mulher
- Eu acho que a conheço…! – Diz o menino para a mulher
- É possível, eu ando sempre por aí. Mas nem todos me vêem.
         A sua roupa e todo o seu brilho tornam-se diferentes, conforme o que sente…se está feliz, e gosta do que ouve, fica cheia de luz, cintilante, se está triste, ou desiludida…a sua roupa fica com menos luzes, ou até nenhumas.
- Por acaso não viu uma estrela que estava no chão do parque, que tanto dava luz, como não dava? – Pergunta o menino
- Por acaso vi. Estás diante dela…
- Ãh?
- Isso mesmo, eu sou a estrela que viste…aquela que se acendia e apagava.
- Áh! Que linda…e porque é que faz isso?
- Sou a tua estrela guia, quer dizer…a vossa…procura conduzir-vos para o sucesso.
     Aproxima-se um conjunto de muitos meninos, e a mulher transforma-se em estrela apagada. Os meninos circundam-na, e a animadora sugere:
- Vamos fazer um cordão humano, pelo menos mais pobres?
- Sim! – Gritam todos
     Dão todas as mãos, e por cada menino, acende-se uma lâmpada na estrela. Quando dão a mão a outro, outra lâmpada, até que a estrela fica enorme e cheia de luz. 
     Os meninos ficam deliciados com a luz da estrela, abrem um grande sorriso, e o menino diz:
- Já sei quem és!
- És a estrela do amor…a estrela do bem. – Diz a animadora
- Isso mesmo! – Diz a estrela a sorrir
    A estrela desfaz-se e cada lâmpada transforma-se em algum bem material para crianças pobres: umas, em roupas como calças, gorros, meias, camisolas, camisas, cobertores, outras em sapatos, outras em comidas e bebidas, e algumas em dinheiro que depois foram distribuídos pelos mais pobres.
   E tanto a estrela, como todos os que a acenderam, ficaram muito mais felizes, ricos e iluminados. A estrela que estava apagada, voltou a dar luz.

FIM
Lara Rocha 
(8/Dezembro/2014)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras