Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

AS SAPATILHAS

       



      Era uma vez um menino pequenino que se lembrou de ir passear sozinho para o campo, onde os seus pais e avós trabalhavam. De repente, quando vai a correr, aparece-lhe um lobinho bebé. Menino e lobo gritam frente e frente, um para o outro, de susto.
-Ááááááááááhhhhhhhhhhhhhh….Aúúúúúúúúúúúúúúúúú…
O menino desata a correr de medo para um lado, e o lobinho para outro. Pelo caminho, as sapatilhas saem-lhe dos pés, e o lobinho que correu atrás de si, para lhe pedir desculpa, tropeçou nas sapatinhas, caiu e rebolou pelo campo fora, só parando contra uma árvore. Os passarinhos começam a rir às gargalhadas.
- Bem-feito, lobo atrevido! – Comenta um passarinho a rir
- Ei…eu sou um lobo pequenino! Qual é a piada?
- Estavas a perseguir o menino, tropeçaste nas sapatilhas dele…
- Malditas sapatilhas ou lá o que é…para que é isto serve? Eu não ia fazer-lhe mal.
- Ouvi-o a gritar…! – Diz outro passarinho
- Eu também gritei. Assustamo-nos um com o outro. Mas eu ia atrás dele para lhe pedir desculpa. – Explica o lobo
- Tu és malvado…não acredito em ti. – Diz outro passarinho
- Olha que salto já aí para cima, para veres quem sou realmente! – Ameaça o lobo
- Não precisas…! Eu vejo-te!
- Estás a dizer que sou mau…não sou.
- Ai não? Mas estás a ameaçar-me…
- Não! Ai…ninguém me compreende…toda a gente tem medo de mim! – E começa a chorar
- Não acredito nessas tuas lágrimas! – Comenta outro passarinho
- Mas devias acreditar…ele está mesmo triste! – Comenta uma lobinha que passa naquele momento
- O quê? – Perguntam os passarinhos em coro
- Outro? – Diz outro passarinho
- Outro quê? Vocês não entendem nada! – Diz a lobinha
- Vocês são maus e perigosos! – Dizem os passarinhos em coro
- E vocês são preconceituosos e racistas. Só porque uns totós se lembraram de inventar que somos maus, vocês já acreditam! Francamente. Ele está a falar verdade. – Diz a lobinha
- Claro! Estás a defender os da tua família. – Diz outro passarinho
- Não. Se fosse mau, eu seria a primeira a dizer, mesmo que fosse da minha família.
- A sério?
- Claro que sim.
- Vou-me embora! – Diz o lobinho triste
- Vou contigo! – Diz a lobinha
- Eu tropecei nesta porcaria… - Diz o lobinho
O lobinho fica todo esfolado, e não corre mais atrás do menino. Dá um pontapé nas sapatilhas, muito nervoso, e atira-as para a cabeça de um bode que estava muito tranquilo a pastar.
As sapatilhas ficam encaixadas nos cornos do bode. Todos os outros animais riem às gargalhadas.
- O que é que está na minha cabeça? – Pergunta o bode
- Umas coisas encaixadas nos cornos. – Responde a sua esposa cabra
- Mas o que é?
- São umas coisas…não sei o quê!
         O bode dá com os cornos no chão e as sapatilhas caem.
- Que coisa estranha…tem um cheiro diferente! – Diz o bode
- É aquilo que os humanos calçam nos pés. – Diz a cabra
- Como é que uma coisa de pés de humanos vem parar aos meus cornos? Que porcaria…cheira mal. – Resmunga o bode
         O Bode dá umas marradas nas sapatilhas e com um coice, manda-as para longe. Todos riem. As sapatilhas vão ter ao campo de baixo onde andam cães e cavalos, a correr. Caem no campo, passa um cavalo a correr e quase esmaga as sapatilhas. Não as vê.
O cão vai a correr e encaixa as sapatilhas em duas patas. Por causa disso dá uma valente cambalhota. Os cavalos riem. O cão nervoso sacode as patas e manda as sapatilhas para o chiqueiro, acertando em cheio no lombo de um porco. O porco grunhe nervoso, e estremece.
- Que susto! O que é que me acertou? Pedras? – Pergunta o porco
- Podemos jogar à bola com isso… - Diz outro porco
- Boa! – Gritam todos os porcos
         Fazem equipas, e jogam à bola com as sapatilhas, muito divertidos, com muitos trambolhões, cambalhotas e gargalhadas entre si. Quando o menino recupera do susto e volta para trás, repara que não tem as sapatilhas.
- Parece que o lobo já se foi embora…que susto! Agora…vou voltar para casa, espero que aquele malvado não apareça outra vez. Estou descalço? Onde estão as minhas sapatilhas? Devem estar por aí…
         O menino volta pelo mesmo caminho, a olhar para todo o lado, para ver se o lobinho não aparecia, e se encontrava as sapatilhas. Ele vê uma grande confusão e poeirada no chiqueiro.
- Os porcos andam à luta?
         O menino aproxima-se.
- Ei…o que se passa, porcos?
         Os porcos param de jogar e olham para ele.
- Estamos a jogar à bola…queres entrar? – Convida um porco
- Está bem!
         Ele entra no chiqueiro e nem quer acreditar…
- Não acredito! Vocês estão a jogar à bola, com as minhas sapatilhas? Olhem para elas…que nojo…
         Os porcos ficam envergonhados.
- Desculpa, miúdo…não sabíamos que eram as tuas sapatilhas.
- Mas são…como é que elas vieram aqui parar?
- Boa pergunta…acertaram-me no lombo e não sei como aconteceu.
- O quê?
         O porco conta a história do que aconteceu. O menino fica muito zangado. Pega numa bola que está no chiqueiro e joga com eles divertido. O Avô vai à procura dele, e chama-o.
- Estou aqui, Avô!
- O que estás a fazer no chiqueiro, filho? Olha para ti, todo sujo…
- Estive a jogar à bola com os porcos. Foi muito divertido, Avô…tens de jogar também com eles.
- Mas que disparate! – O Avô ri às gargalhadas.
- Quer jogar? – Pergunta um porco
- Vamos lá! – Responde o Avô.
         Avô e neto jogam à bola com os porcos, divertidos, com muitas gargalhadas.
- Mas que bem que os porcos jogam…sim senhora! – Diz o Avô a rir – Mas agora chega. Vamos embora.
- Obrigado, porcos…até logo.
         Os porcos grunhem, felizes. O menino pega nas sapatilhas e vai com o Avô de mão dada.
- Olha para essas sapatilhas! Que imundas…
- Avô…elas já andaram por muitos sítios hoje, até chegar ao chiqueiro…para fugir de um lobo bebé.
- O quê? Tiveste medo de um lobo bebé?
- Tive…e as sapatilhas fugiram-me dos pés, enquanto corri.
- O lobinho não te ia fazer mal.
- Não?
- Claro que não.
- Ele uivou.
- Pois…coitado do pobre…ficou com tanto medo como tu!
- Achas que ele teve medo de mim?
- Tenho a certeza.
- Mas eu tive mais medo dele.
- Talvez não.
- Ele deve ter voltado para casa…
- Pois. Fugiu como tu.
- Sim.
         Os dois conversam alegremente até casa. Ao chegar a casa, a mãe assusta-se, mas depois ri-se com o aspeto do Avô e do neto. Os dois contam o que aconteceu, e tomam um belo banho. A mãe lava as sapatilhas e põe-nas a secar.
       Mas que grande confusão que umas sapatilhas provocaram! E vocês? Arrumam as vossas sapatilhas ou deixam-nas no meio do caminho?
Se as deixam desarrumadas, é melhor arrumá-las para não caírem, nem vocês, nem os vossos pais. Podem magoar-se muito! Como elas são para andar nos pés…devem ficar no sítio dos sapatos…não é? Ou debaixo da cama…

FIM
Lara Rocha 
(9/Maio/2014) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras