Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A montanha que estava cheia de sede

     

Foto de Lara Rocha 
    

           Era uma vez uma misteriosa montanha não muito grande, que se mexia, e parecia seca, abandonada. 
          Quem a via pensava que se tratava de um pedacinho de outra montanha maior, de quem se tinha soltado.
          Percorria quilómetros, umas vezes voltava ao mesmo sítio, outras vezes encostava noutros lugares para ver as paisagens. 
         Um dia, estava um calor que se abafava, o céu cheio de nuvens de fumo, quase não se via o sol, havia incêndios por todo o lado. 
         A montanha movia-se muito lentamente, mas naquele dia pareceu mexer- mais rápido, aflita para se proteger daquele ambiente. 
        Encostou-se a um lago artificial, e bebeu toda a água que tinha, por isso, ficou tão pesada que não se conseguiu mexer mais nesse dia, e adormeceu. Acordou de repente muito assustada com gritos e correrias.
- A água desapareceu, a água...? Água, precisamos de água...não há água... 
 Abriu os olhos para perceber o que se passava, e todos gritavam perdidos a correr sem saber para onde iam. 
        Quando olhou para a sua frente, quase não via um palmo. Soltou um valente e estrondoso espirro, e do seu interior saíram enormes jatos de água, uma boa parte da que ela tinha bebido, e com isso conseguiu apagar os incêndios. 
        Quando bocejou, o seu vento foi tão forte que limpou todo o fumo do ar, o sol voltou a brilhar, o céu ficou muito mais claro. Mas continuava a faltar água em muitos tanques, fontes, lagos que tinham usado. A montanha indicou aos habitantes onde havia água limpa e pura, baixou-se até ao nível do chão, e convidou os habitantes que quisessem a subir para as suas costas. 
        Todos levaram baldes, garrafas, garrafões, mas ela percebeu que dessa maneira não iam conseguir. Mesmo assim, levou-os onde precisavam, bebeu mais água, e despejou-a nos sítios onde era preciso, juntamente com toda a que as pessoas recolheram. 
        De repente, a montanha desaparece, e no seu lugar aparece uma linda mulher, que afinal era uma feiticeira boa. 
        Ela contou que se transformava numa montanha para poder ver o que estava a acontecer, e quem precisava da sua ajuda! Disse que teve de fugir da sua aldeia com a sua família, há muito tempo atrás, porque achavam que ela era uma bruxa, e que fazia mal. 
        Os habitantes da aldeia, ficaram-lhe muito gratos, e convidaram-na, a ela e à sua família para visitar a aldeia. 
        Ela assim fez, uns dias depois apareceu na aldeia com a sua família, todos os levaram a conhecer as maravilhas da aldeia, as casinhas, as pessoas, e fizeram uma grande festa, com um banquete cheio de música, alegria, muitos petiscos. 

                              FIM 
                          Lara Rocha 
                     29/Janeiro/2021 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras