Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A ABELHINHA, A JOANINHA E O DOUTOR

 

   Era uma vez uma joaninha que foi passear num dia bastante quente, cheio de sol. 
 Pelo caminho dançou sozinha, cantarolou, apanhou e comeu frutas deliciosas, bebeu em fontes e refrescou-se numa cascatinha.
   Por causa do calor, a joaninha ficou muito molenga, e deitou-se à sombra de uma grande flor, em cima de uma almofada de relva fofa.
      Estava ela muito confortável, quase a dormir, quando, pousou uma abelhinha em cima da flor. 
   A abelhinha não reparou na joaninha que estava por baixo, e sacudiu pólen das pétalas, ao colhê-lo para si.
    O pólen caiu sobre a joaninha. A joaninha não viu o pólen a cair porque estava de olhos fechados. 
     Mas sentiu! Desata aos espirros, abre os olhos, sobressaltada e tosse, coça-se…que sinfonia! Pobre joaninha.
        A abelhinha assusta-se e olha para baixo.
- Ai…! – Geme a joaninha
- Óhhh… - Diz a abelhinha – Desculpa! Não vi que estavas aí…! Estás muito constipada!
- Eu não estava doente! Quando cheguei estava bem…deitei-me aqui debaixo, e acordo assim.
- Acho que caiu pólen sobre ti…se calhar és alérgica ao pólen das flores!
- Não sei o que é isso! Só sei que a…atchim…cof…cof…! Que comichão!
- O pólen é aquilo que existe no meio das flores…nós, abelhas adoramos. E aqueles de duas pernas também o usam para muita coisa.
- Quem são esses?
- Aqueles…estranhos, que dizem que somos más…nós às vezes picamo-los porque eles são maus connosco.
- Áh! Aqueles que destroem e poluem…
- Sim! Também os conheces!
- Quem não conhece essa raça!
- Pois é! Não conhecemos grande coisa…
      As duas riem. A joaninha continua a espirrar e a tossir.
- O que é que eu posso fazer por ti? Estou preocupada.
- Ah…não sei. Acho que nada!
        Passa um grilo com a sua mala de veterinário.
- Doutor…ainda bem que aparece! – Diz a joaninha
- Olá Dr. – Diz a abelhinha
- Olá! Posso ajudar-vos?
- Acho que sim! Olhe como eu estou, Dr. Estou farta de espirrar, tossir, coçar-me…
- Huummm…estou a ver! Isso é alergia.
- Será que foi do pólen? – Pergunta a abelhinha – Ela estava aqui deitada, eu não a vi! Vim buscar o pólen e ela ficou assim.
- Áh! Pólen…claro! Com certeza és alérgica. Mas anda comigo! Vou dar-te uns medicamente e isso vai passar rápido. – Diz o veterinário   
- Nunca me aconteceu isto antes! Andei sempre de volta de flores, apanho-as, até faço fios e coroas e nunca fiquei assim… sempre tive boa saúde! - Diz a joaninha
- Eu também! – Diz a abelhinha - Posso ir também?
- Sim, claro. – Diz o veterinário
- Dr.…acho que fui eu que lhe provoquei alergia! – Diz a abelhinha
- Claro que não foste tu. Foi o pólen da flor…há muita gente agora que sofre de alergias – Explica o veterinário
- Muita gente? – Perguntam as duas
- Sim. Gente, plantas, animais, águas….tudo está doente. A terra toda. – Diz o veterinário
- Que horror! – Dizem as duas
- Mas como é que sabe disso? – Pergunta a abelhinha
- Eu trato todos os dias, tudo o que é ser, menos os humanos…aqueles que tem pernas não trato… Estudo todos os dias, e todos os dias vê-se a poluição! Agora…nada está como antes. Nada escapa à maldade do homem! Tudo paga pelos seus erros, mesmo os que amam e tratam da natureza. -  Diz o DR.  
- Áh! – Exclamam as duas
- Mas isso não está certo! – Exclama a abelhinha zangada
- Pois não! Mas é assim que as coisas funcionam! – Explica o Dr.
- Humanos…claro! Só podia ser. É por isso que não gostamos deles! Apetece-me furá-los todos! – Diz a abelhinha
- (O Dr. Ri-se) – Tens razão! Tu vais muito para a cidade, não vais joaninha?
- Sim!
- Pois. É por isso que estás mais fragilizada, e apanhas mais facilmente doenças como alergias! Infelizmente o ar da cidade está muito tóxico, poluído! – Explica o veterinário
- Perigoso! – Diz a abelhinha
- Isso mesmo! – Diz o veterinário
        Chegam ao consultório.
- Dr. Eu não tenho dinheiro para a consulta! – Diz a joaninha envergonhada
- Mas quem disse que vais ter de pagar? – Pergunta o veterinário
- É uma consulta!
- Mas não pagas.
- Ai…que vergonha.
       O Dr. ausculta a joaninha, ela tosse e espirra, e tem pingo no nariz, coça-se. O Dr. Receita-lhe umas pomadas e uns comprimidos para as alergias.
- Muito obrigada, Dr. – Diz a joaninha
- De nada! As melhoras, e se precisares, volta cá!
- Está bem. Obrigada.
- Até eu agradeço, Dr. – Diz a abelhinha
- Estarei sempre aqui! – Diz o Dr.
        A abelhinha vai com a joaninha. Ela aplica na hora, e toma os comprimidos. A abelhinha faz-lhe um chá que o Dr. Indicou. As duas não se conheciam antes, mas conversam alegremente e tornam-se grandes amigas.
        Nos dias seguintes, a abelhinha vai todos os dias ver a joaninha e conversar com ela, ela está melhor, mas ainda constipada. Uns dias depois, a joaninha já está boa, mas a abelhinha ficou doente, e não foi ter com a sua amiga. Estranhando a sua ausência, foi a casa dela.
     A mãe da abelhinha disse-lhe que ela também estava doente, com alergias, tal como esteve a joaninha. A joaninha chama o Dr. E a abelhinha é medicada.
        As duas passam as tardes juntas, divertidas e quando ficam boas volta a passear pelos campos e a brincar. 
        Tudo se resolveu, mas elas perceberam que a poluição tinha mesmo aumentado muito, e que faz muito mal à saúde humana, animal e vegetal.
        Protejam a Terra, para que não vos aconteça o mesmo.

                                     FIM
                                     Lálá

                            (4/Fevereiro/2015) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras