Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A PANTERA PINTORA


     Era uma vez uma pantera grande, corpulenta, de pêlo preto, lustroso, brilhante, e olhos verdes. Todos os seus amigos e vizinhos a achavam misteriosa, mas muito bondosa, e respeitavam-na muito, pelo seu tamanho e pelo seu valor.
            Um dia, a pobre pantera sofreu uma depressão no Inverno que foi muito rigoroso: isolou-se, não falou com ninguém, comeu pouco, chorou muito. Todos os animais andavam tristes, mas iam conseguindo sobreviver com a amizade e o apoio uns dos outros.
            Na sua toca, um dia, quase no fim do inverno, apareceu uma fada de roupa muito colorida, asas salpicadas de cores, e numa mão trazia pincéis, tintas e uma palete. Na outra mão tinha um bloco de folhas. A pantera assusta-se.
- Nunca vi um bicho deste tamanho, neste estado! – Diz a fada
- Estás a insultar-me! Eu sou uma pantera. Não sou bicho. – Responde a pantera
- Eu conheço-te muito bem.  
- Quem és tu? Já chegamos ao Carnaval?
- Não! Porquê? É a época do ano que mais gostas?
- Não propriamente…mas vi-te assim vestida.
- O que tem a minha roupa? É gira, não é?
- É sim. A minha é mais.
- Cada uma tem a sua beleza.
- Pois claro. Mas quem és tu?
- Sou a tua salvação!
- O quê? Salvação de quê?
- Para te tirar da tua depressão.
- Não sei o que estás a dizer.
- Estás aqui metida, não vais lá para fora…estás triste…não quero ver-te assim.
- Deixa-me estar. Só estou um bocadinho triste, no Inverno todos ficamos.
- Mas eu não quero que fiques assim.
- Quem te chamou?
- Eu mesma!
- Mas eu não quero a tua salvação. Eu própria, quando a primavera começar, já fico como nova. Não preciso de ninguém. Quero ficar aqui na minha toca.
- Mas eu não posso deixar-te assim. Quero que pintes!
- Ora essa… - ri – Pinta tu, se não tens mais nada para fazer.
- Por favor…pinta!
- Não trabalho de graça!
- Gostas de pintar, não gostas?
- Gosto…quer dizer…já não pinto há muito tempo.
- Pinta agora…por favor!
- Mas pinto o quê? E para quê?
- Pinta o que tu quiseres…com estas tintas e estes pincéis, e estas cores. As cores fazem bem.
- Mas que chata! Eu não quero desenhar, nem pintar…nem sequer sei fazer tal coisa.
- Mas é claro que sabes! Conheci as tuas obras de arte há pouco tempo…é cada qual a mais bonita!
            A pantera ri-se.
- Obrigada.
            A fada pousa as folhas no cavalete, os pincéis e as tintas.
- Levanta-te e pinta! – Diz a fada
            A pantera fica nervosa.
- Já estou a ficar irritada…
- Boa! É sinal que estás a acordar! – Ri a fada
- Queres ver-me irritada?
- Não… quer dizer…podes ficar irritada, eu não tenho medo. Sei que debaixo desse pêlo todo…há um bom coração!
- Só para quem merece.
- Vá lá. Pinta!
- Ai…que chata! Só porque estás a insistir, e já que elogiaste os meus quadros, vou ver se consigo pintar. Só para te calares, e contra a minha vontade.
- Obrigada por fazeres isso por mim! Eu sei que quando começares, não vais querer outra coisa.
            A pantera olha para a folha, para as tintas, abana a cauda de um lado para o outro, bate com ela no chão. Pega num pincel, e molha numa cor…desenha uns rabiscos.
- Ei…eu…afinal…gosto disto! – Comenta a pantera a sorrir
- Claro que gostas.
            A pantera entusiasma-se e começa a rabiscar, a misturar cores. Passado um bocado ri-se, muda de folha, e desenha uma coisa concreta, que gosta.
- Áh! Há quanto tempo que eu não pintava! – Suspira a pantera
- Que linda que está essa pintura! – Comenta a fada
            A pantera abre um grande sorriso, e brinca com as cores, pinta quadros lindíssimos e sente-se cheia de energia, fica feliz, como já não ficava há muito tempo.
- Vou lá para fora! Estou como nova! – Diz a pantera a sorrir
            A fada aplaude e segue-a. A pantera cumprimenta todos os amigos, saltita, corre, espreguiça-se, deita-se e rebola na relva, visita os seus sítios preferidos onde já não ia há muito tempo, bebe nas fontes, brinca com as amigas. Todos ficam muito felizes por ela.
            Quando volta para a toca, volta a pintar, e a divertir-se com as cores. A fada desafia-a, e até pinta com ela. Fica surpresa consigo mesma, e maravilhada com as suas obras. A pantera volta a ser muito feliz.
            E vocês? Gostam de pintar? E de cores? Quais são as vossas cores preferidas?

                                                           FIM
                                                           Lálá

                                               (4/Fevereiro/2015) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras