Número total de visualizações de páginas

sábado, 14 de dezembro de 2013

O desejo do gato (o gato, a gata e o Pai Natal


    Era uma vez um gato que passeava sem pressa por cima de um telhado, numa noite gelada de Inverno e cheio de neve. 
     Era noite de Natal, e todos estavam em casa, junto das suas famílias. 
    Mas o pobre gato estava muito triste, e suspirava:
GATO - Ai! Que tristeza…toda a gente metida no quente, à lareira, junto dos seus…e a comer…e eu aqui…cheio de fome, sozinho, triste, abandonado. Ai…! Quem me dera estar ali, ou ali, ou ali…!
      Aparece uma gatinha também muito triste pelo telhado. Os dois gatos olham-se longamente.
GATO - Olá!
GATA - Olá!
GATO - O que fazes por aqui?
GATA - Não sei…se calhar…o mesmo que tu!
GATO - O mesmo que eu? E tu por acaso conheces-me de algum lado para dizeres que vais fazer o mesmo que eu?
GATA – Eu conheço muito bem os gatos.
GATO – E eu também conheço muito bem as gatas.
GATA – Não…! Vocês são muito mais previsíveis.
GATO – Sabes uma coisa…?
GATA – O quê?
GATO – Digam, o que disseram…acho que nunca saberemos uns sobre os outros.
GATA – Porque é que dizes isso?
GATO – Porque…o principal…o que interessa mesmo conhecer, não se vê!
GATA – Estás a falar dos sentimentos, acertei?
GATO – Sim, é isso mesmo!
GATA – É do que vocês mais têm medo, não é?
GATO – Medo? Quem?
GATA – Vocês, gatos.
GATO – Nós…? Com medo…? Nunca!
GATA – Ai não? Que grandes mentirosos.
GATO – E quem disse que estou a mentir?
GATA – Claro que estás!
GATO – Não estou nada.
GATA – Claro, claro…! Comigo escusas de ter máscaras.
GATO – Eu não estou mascarado! Onde estás a ver as máscaras?
GATA – No teu focinho, e nos teus olhos.
GATO – O que tem o meu focinho?
GATA – É focinho de gato mentiroso…quer dizer…mascarado!
GATO – Não percebo o que dizes!
GATA – Porque não assumes os teus sentimentos?
GATO – Que sentimentos?
GATA – Os teus, é claro.
GATO – Ora, não sei onde queres chegar.
GATA – Porque é que eu já sabia! Fogem sempre ao assunto dos sentimentos.
GATO – Eu não fujo de nada. Nem dos sentimentos.
GATA – Claro que não…sou eu quem fujo!
GATO – Talvez.
GATA – Porque não os reconheces…?
GATO – A quem?
GATA – Aos teus sentimentos.
GATO – Não tenho isso.
GATA – Ai não? Então, és o quê? Uma pedra…? Um ramo de árvore? Uma gota…? Até esses têm os seus sentimentos.
GATO – Mas porque é que queres saber isso?
GATA – Para quebrar o gelo que está aqui à nossa volta.
GATO – Quebrar o gelo? Como vais fazer isso? Só se fizeres xixi em cima dele, ou se saltares para ele partir.
GATA – Ai, mas que ignorância!
GATO – És uma gata muito culta…
GATA – Sim, e sou mesmo!
GATO – Pois, mas eu não.
GATA – Já percebi…mas não quer dizer que fiques inculto o resto da tua vida!
GATO – In…quê?
GATA – Sem saberes nada…!
GATO – Áh! Eu sou muito burro.
GATA – Desculpa? Eu estou a falar com um gato, não é com um burro…! Não tenho nada contra os burros…aqueles animais da quinta, orelhudos, e peludos, que carregam coisas até aos olhos…coitados.
GATO – Eu não sei nada!
GATA – Porque não queres…! Podes sempre procurar e saber…perguntar a quem sabe, ler…
GATO – Tu sabes ler?
GATA – Claro que sei.
GATO – Mas eu não!
GATA – Eu posso ensinar-te.
GATO (sorri) – Adorava, mas acho que não consigo.
GATA – Mas que disparate…nunca experimentaste…como podes dizer que não és capaz?
GATO – Foi o que sempre me disseram.
GATA – E tu acreditaste?
GATO – Sim…porque eram pessoas muito importantes para mim.
GATA – Mas não quer dizer que as pessoas mais importantes para nós, estejam sempre certas, ou saibam sempre tudo!
GATO – Achas que elas iam mentir-me?
GATA – Com certeza…e porque não?
GATO – Mas porque me mentiriam?
GATA – Eles podem ter dito isso, só porque estavam chateados, ou tinham inveja de alguma coisa tua, e resolveram mascarar-se com esse disparate!
GATO – Mas…
GATA – Tens de experimentar. Primeiro passo…queres?
GATO – Sim, quero!
GATA – Muito bem. Segundo passo… (o gato interrompe)
GATO – Mas o que estás aqui a fazer, sozinha a esta hora?
GATA – Não mudes de assunto!
GATO – Acho que agora quem está mascarada és tu!
GATA – Não!
GATO – Então porque não dizes o que estás aqui a fazer a esta hora, sozinha?
GATA – Mas isso é assim tão importante para ti?
GATO – Sim! Talvez…eu possa ajudar-te?
GATA – Não…acho que não…está bem! Ando a vaguear.
GATO – E porque não estás em casa?
GATA – Porque hoje é noite de Natal, e fui posta fora de casa, porque há uma espécie de…humanos…que não me suporta, e os simpáticos dos meus donos, puseram-me fora da porta. E tu, moras aqui?
GATO – Óh, mas isso não se faz.
GATA – Para nós, gatos, tudo é muito mais fácil.
GATO – Se tens donos, eles não te deviam pôr fora da porta, pelo menos…és como se fosses um membro da família, não?
GATA – Eu achava que sim, mas agora não tenho a mesma certeza! Mas, e tu?
GATO – Eu sou vadio…durmo por aí, como por aí…
GATA – Estás a olhar para aquelas casas, cheias de gente, não estás?
GATO (suspira) – Confesso que sim.
GATA – Querias estar ali, com eles, não era?
GATO – Sim, era! No quente da lareira, sossegado, acompanhado, valorizado, alimentado, acarinhado…mas não…estou aqui fora, ao frio, com fome, sozinho!
GATA – É triste! Desculpa…disseste…sozinho?
GATO – Sim, disse sozinho! Óh…desculpa…agora tenho-te aqui.
GATA – Até me estava a sentir desprezada.
GATO – Óh, não…não era essa a minha intenção. Mas…tu não gostavas de estar em casa, assim como eles?
GATA – Claro que gostava! Mas sou pacata, e da paz…por isso, não me apetece lutar, nem protestar…em breve, terão a paga por isto, e sentirão a minha falta, espero eu…
GATA - E tu, o que fazes aqui?
GATO - Olha, vim…desabafar.
GATA - Com quem?
GATO - Com a lua, sei lá!
GATA - Com a lua?
GATO - Sim, com a lua…não sabes quem é?
GATA - Sei. Está mesmo à nossa frente. Entendo-te! Eu também desabafo muito com ela.
GATO – Mas será que ela nos ouve?
GATA – Ouve, sim!
GATO – Mas não responde!
GATA – Claro quer não…quer dizer…pelo menos por palavras, mas ela responde de outra maneira.
GATO – Responde? Qual?
GATA – Com a sua luz, o seu brilho, as suas várias formas…
GATO – Mas eu nunca ouvi nada!
GATA – Porque tens o coração magoado e essa dor, não te deixa ouvir, nem ver.
GATO – Ui…achas que eu tenho algum problema de saúde?
GATA – Não! Eu estou a falar nas feridas provocadas pela tristeza.
GATO – Áh! Está bem.
GATA – Estás triste, não estás?
GATO – Sim, estou! E tu?
GATA – Também.
GATO – O Natal para mim, nunca foi feliz, é sempre assim!
GATA – Eu já tive Natais felizes…mas este…
GATO – Os teus donos deviam ter vergonha.
GATA – Também acho. Sabes uma coisa?
GATO – O quê?
GATA – Qual era o teu maior sonho de Natal?
GATO – Era…Huummm…passá-lo com alguém…com muitos gatos e gatas, dentro de uma casa, com um enorme banquete, e uma lareira…! E o teu?
GATA (sorri) – O meu também! Quer dizer…tenho muitos mais sonhos, mas neste momento, era esse.
GATO – Acho que o nosso sonho vai ficar mesmo aqui. Não passará de um pequeno floco de neve!
(Os dois suspiram, aparece o Pai Natal)
PAI NATAL – Mas o que temos aqui?
(Os dois gatos olham assustados)
GATOS – Pai Natal?
PAI NATAL (sorri) – Sim, sou eu…boa noite!
GATOS (sorriem) – Boa Noite.
PAI NATAL – Mas que tristeza é essa?
GATO – É a tristeza de ser um gato vadio, de passar o Natal sozinho, fora de casa…
GATA – Expulsa…
PAI NATAL – Estão um com o outro. Quem te expulsou?
GATA – Os meus…donos. Eu achava que eram meus donos, mas puseram-me fora, só porque uns tais…não sei quem…da família deles, não gostam de gatos, são alérgicos ao meu pelo…é tudo inveja de certeza!
PAI NATAL – Que coisa mais feia! Isso não se faz, muito menos numa noite de Natal.
GATO – Inveja? De ti…? Por favor…
GATA – Sim, de não ter roupas, carteiras ou sapatos com o meu pêlo ou pêlos dos meus semelhantes.
GATO (ri) – Estou a ver…
GATA – Até tu a querias não?
GATO – Dá para fazer cobertores?
GATA – Infelizmente sim.
GATO – Deve ser bem bom!
GATA – Como é que sabes?
GATO – Eu já tive namoradas…todas tinham pêlos espantosos…cheirosos…
GATA (sorri) – Sim, nisso tens toda a razão…somos todas estupendas…afinal até sabes apreciar!
GATO – Já te esqueceste que sou burro?
GATA – Deixa esse animal em paz!
PAI NATAL – O quê? Onde está o burro?
GATA – Está nas quintas por aí.
PAI NATAL – Então, estes gatico, deve estar com uma crise de identidade! Oh, oh, oh…
GATO – O que é isso?
PAI NATAL – É tu não saberes se és um gato ou se és um burro.
GATO – Áh! E o Pai Natal, o que acha?
PAI NATAL – Eu acho que és um gato! Quer dizer, tenho a certeza.
GATA – É claro que és um gato!
PAI NATAL – Porque estão tão zangados um com o outro?
GATO – Desculpe, Pai Natal, estamos muito tristes.
PAI NATAL – Não são amigos?
GATOS – Somos.
PAI NATAL – Já se conheciam antes?
GATOS – Não!
PAI NATAL – Mas não podem dizer que estão sozinhos, estão um com o outro, são dois gatos.
GATOS – Sim.
GATA – Mas a frieza dele, é tanta que parece que continuo sozinha.
GATO – O quê?
GATA – É isso mesmo.
GATO – Mas…estamos a falar…conhecemo-nos agora há pouco tempo, o que querias que eu fizesse contigo?
GATA – És muito mascarado!
GATO – Outra vez a máscara…?
GATA – Sim, tu tens máscaras…tens medo de mostrar os sentimentos, e de falar deles.
GATO – Pai Natal, importa-se de traduzir o que ela disse?
PAI NATAL – Huummm…oh, oh, oh…se bem entendi, ela está a reclamar a tua masculinidade!
GATO – A minha quê?
PAI NATAL – O teu carinho, a tua atenção…
GATO – Mas…eu não a estou a tratar mal.
PAI NATAL – Mas ela quer que te chegues mais perto dela.
GATO – Para quê?
PAI NATAL – Óh, valha-me todos os anjos…
GATA – Pai Natal…não lhe pode oferecer uma luz, como prenda? Para ver se ele fica mais inteligente, e mais próximo?
PAI NATAL (ri-se) – Oh, oh, oh…vou oferecer-vos uma prenda melhor.
NARRADORA – O bondoso Pai Natal, estala os dedos, e aparece no terraço do telhado duas lindas casas pequenas, mas com tudo o que existe numa casa, muitos confortáveis, com lareira, cama, sofá, cozinha e casa de banho. Mantas por todo o lado, almofadões e mobília, comida à farta, janelas e água, e luz. Os dois gatos ficam maravilhados.
GATA – Áh!
GATO – Áh!
GATA (sorridente) – Estou a sonhar…?
PAI NATAL (ri) – Não…é uma casa verdadeira. Este foi o vosso desejo, lembram-se?
GATOS (felizes) – Sim!
GATO (sorridente) – Ááááhhh…muito mais do que eu imaginava e desejava! Não vou ter de dormir mais por aí, nem aquecer-me nos carros ou debaixo dos candeeiros, nem…nas saídas de ar dos parques de estacionamento, ou nas soleiras das portas! (p.c) Áh! Não vou ter de andar mais por aí a comer o que me dão…nem…Uau! Tenho uma casa, quente com lareira e tudo…e…casa de banho…! Áhhh…Pai Natal…nem sei como te agradecer.
(Pai Natal sorri)
PAI NATAL (feliz) – Vocês merecem. Feliz Natal…!
GATOS (sorridentes) – Feliz Natal…!
NARRADORA - Os dois gatos abraçam-se e lambem-se carinhosamente, felizes, e entram na casa um do outro. Enquanto mostram as casas um ao outro, entusiasmados e felizes, o Pai Natal põe uma linda mesa com uma cobertura, cheia de luzinhas, velas e um belo banquete, com música ambiente, e duas simpáticas duendes para servir.
PAI NATAL (sorridente) – Bichanos…hora de jantar.
NARRADORA – Os dois ficam boquiabertos, de tão encantados.
GATO – Áh…estarei a sonhar?
GATA – Então eu também estou a sonhar!
GATO – Estamos a ter os dois o mesmo sonho?
GATA – Sim!
DUENDE 1 (simpática) – Por favor, instalem-se meus queridos!
GATO – Óh, mas o meu aspecto mede medo!
DUENDE 2 (simpática) – Ora, o aspecto exterior não importa…o que importa é a luz que brilha nos teus olhos e no teu coração.
GATO (sorridente) – Óh, que lindo isso! É um elogio?
GATA E DUENDES – Sim.
GATO – Eu…não sei elogiar!
GATA – Mas sabes dar abraços com alma, sinceros, apertados…!
GATO – A sério?
GATA (sorri) – Sim…o teu…foi o melhor abraço que eu já recebi em toda a minha existência…! E já dei muitos abraços, mas este teu…foi especial. Talvez…por ser Natal, ou…por eu estar mais sozinha…!
(O gato sorri vaidoso)
GATO – Esta está a ser a noite mais feliz da minha existência…pela tua presença, e por este presente!
GATA – Isto é lindo! Áh…que maravilha! Nunca vi nada assim.
GATO (sorri) – Lindo mesmo! Parece que estamos num mundo à parte!
GATA (sorri) – Pois é.
GATO – Mas…isto é só hoje, ou é para sempre?
PAI NATAL (sorridente) – Claro que é para sempre…pelo menos, enquanto vocês quiserem. Estas casas estarão sempre aqui para vocês!
OS DOIS (sorridentes) – Muito obrigada, Pai Natal.
PAI NATAL (feliz e sorridente) – Até breve.
      O Pai Natal distribui as prendas pelo bairro, enquanto os dois gatinhos sentam-se à mesa, e deliciam-se com os pratos saborosos que as duendes servem, numa conversa muito animada.             Depois de tudo comerem, os dois gatos vão para o terraço ver a paisagem, e as luzes, de patas dadas, bem juntinhos a olhar para a Lua.
GATA (sorri) – Que linda Lua.
GATO (sorri) – Sim. É linda como tu…e como esta noite. (Os dois sorriem). Vais voltar para os teus donos?
GATA – Claro que não…vou apenas agradecer-lhes o que fizeram por mim. Queres vir?
GATO – Como vais fazer isso?
GATA – Vais ver…vou escrever um bilhetinho, na neve à porta deles.
          Os dois gatos vão a casa onde viveu a gata, e gata escreve com a patinha numa folha de um bloquinho que a menina tinha na sua casinha de brincar, com os bonecos no jardim, e onde a gata também costumava estar: «muito obrigada por tudo o que fizeram de mim, e por tudo o que me deram de bom. Sejam felizes, e tenham saúde. Gostei muito de vocês, e gostarei mesmo depois de me terem chutado. Estarão sempre no meu coração! Até um dia destes…se me quiserem procurem-me…» Pinta a patinha e carimba. As lágrimas caem-lhe pelos olhos.
GATA (a chorar) – Fui muito feliz aqui! Tenho muito boas recordações.
GATO (triste) – Queres ficar?
GATA (a chorar) – Não.
GATO (triste) – Se vais ter saudades deles, ou se vais ficar triste por causa deles, fica aqui. O meu desejo já realizei, e porque é um desejo…dura apenas uma noite. Se me quiseres, sabes onde estou!
GATA – Não! Eu vou contigo, para a minha casa! Serei muito feliz, contigo, como vizinho e como amigo!
GATO – E o que vais fazer com as saudades?
GATA – Quando as sentir…entrego-as embrulhadas numa nuvem à Lua!
GATO – Mas estás tão triste…não te quero ver assim à minha beira.
GATA – Não te preocupes, isto passa já.
GATO – Comigo nunca te sentirás só.
GATA (sorri) – Eu sei.
       Os dois sorriem, abraçam-se e voltam para as suas casas. No dia seguinte, todos a procuram, mas não a encontram. 
       Será que algum dia vão reencontrar-se? Acham que a gatinha perdoou os seus donos? 
       Acham que os dois gatos foram muito felizes? Sim…tornaram-se amigos inseparáveis, e viveram momentos muito felizes, divertidos, românticos, e quando a tristeza batia à porta de algum deles…puderam sempre contar um com o outro, e embrulhar a tristeza ou a saudade numa nuvem e entregar à Lua, que também esteve sempre presente.

FIM 
Lara Rocha 
(14/Dezembro/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras