Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

Os sapatos

foto e sapatinhos de Lara Rocha 

Uma noite houve um baile de sapatos, enquanto as pessoas a quem pertenciam, também festejavam na festa da noite descalça.
Havia sapatos grandes, médios e pequenos, sapatos baixos, sapatos de tacão alto, sapatilhas, botas, sandálias e chinelos.
Nesse baile, todos os sapatos dançaram…e que grande diversão, que se transformou numa enorme confusão!
Os sapatos grandes dançaram com os chinelos, com as sandálias e com as botas.
As botas dançaram com os sapatos de tacão alto.
Os sapatos de tacão alto dançaram com as sapatilhas.
As sapatilhas dançaram com os sapatos baixos.
As sandálias dançaram com os chinelos.
O baile foi interrompido pelas pessoas a quem pertenciam os sapatos, os chinelos, as botas, as sapatilhas e as sandálias.
Cada um procurou os seus calçados, mas estavam todos misturados, e como estava escuro, não viram…pensavam que estavam como os deixaram.
Procuraram-nos com as mãos, para tentar descobrir e todos calçaram sapatos trocados.
Umas senhoras tinham num pé…sapato de tacão alto e no outro, uma sandália.
Outras senhoras calçaram um sapato baixo e um chinelo.
Outras senhoras calçaram uma sapatilha e uma sandália.
Uns senhores calçaram sandálias num pé e chinelo no outro, bota de senhora num pé, e sapato baixo de senhora no outro pé.
Outros senhores calçaram um sapato de tacão alto e botas de senhora de tacão alto, que até tropeçaram quando andaram com eles.
Outros calçaram chinelo e sapatilhas, outros, botas e sandálias, outros botas e chinelos, outros um sapato e uma sapatilha, uma bota e uma sapatilha…foi o que as suas mãos encontraram.
Uns calçaram tamanhos acima do seu, outros calçaram tamanhos abaixo do seu, e cores diferentes.
Estava tudo misturado! Sentiam-se muito estranhos. Nenhum conseguia andar direito.
Quando foram para um sítio com luz, olharam para os pés uns dos outros.
- Ei…esses são os meus!
- Como é que tens um sapato meu, num pé, e outro de outra pessoa no outro pé?
- Onde está o par?
- Quem é que tem os meus sapatos…? Está um no pé daquele, e o outro?
- Mas que atrevimento, menina…como é que pegaste nas minhas sandálias?
- Desculpa, não sabia que tinha as tuas sandálias. Só vi agora. E onde estão as minhas?
- Dá cá isso, já…as tuas devem estar noutro pé…estão…
- Aqui!
- Áh!
- Tira já as minhas sandálias dos teus pés mal cheirosos.
- Ei, se aqui pés que cheiram mal são os teus, porque pus pó de talco nos meus.
- São os meus, que cheiram mal…desculpem!
- Ui.
- Não lavas esses chinelos há quantos anos?
- Lavo, mas tenho um suor muito forte! Desculpem.
- Que nojo. Não me devolvas esses chinelos que calçaste…e que são meus…antes de os lavares…!
- Está bem. Desculpa.
- Sou eu que tenho os chinelos fedorentos. Que porcaria…onde estão os meus sapatos?
- Devem ser estes!
- Porque é que os calçaste?
- Não vi…pensei que eram os meus. E os meus…? Estão nos pés daquela senhora.
- Ai, que horror!
- Onde estão as minhas sandálias? Áh…estão ali…óh ruiva, tira já as minhas sandálias desses teus pés.
- Fica descansada que eu não tenho pulgas, nem sarna.
- Não interessa…essas sandálias não te pertencem.
- Já sei. Também não as queria…são feias!
- Ainda bem que as achas feias.
- Dá cá isso…!
E todos começam a discutir e a enfrentarem-se, a tirar os calçados, e atiram para o centro do jardim.
- Está tudo mal!
- Vamos mas é pôr isto direito!  
- Vamos.
Cada um procura o seu, e o par.
Mas que grande agitação e confusão.
Cor, com cor, tamanho com tamanho, forma com forma, tacão com tacão…Ufa!
Que grande trapalhada.
Nunca outra tinha acontecido.
Depois de cada pessoa ter encontrado o seu calçado, direito, todos riem à gargalhada.
- Parecíamos um enxame de abelhas…!
- Que grandes malucos!
Pedem desculpa, e abraçam-se uns aos outros, trocam elogios, e beijos.
Vão para casa. Eles nunca saberão que toda aquela confusão foi por causa do baile dos sapatos.

FIM
Lálá

(27/Novembro/2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras