Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A amiga nuvem

foto de Lara Rocha 

  Era uma vez uma nuvem muito fofa e leve, branca, que caiu do céu, numa terrível tempestade.
Ela não sabia para onde ia, mas também não conseguiu parar, enquanto era levada pelo vento e empurrada pela chuva que caía sem parar.
Não podia lutar…desceu, desceu, desceu…depressa e muito assustada até que aterrou em cima de neve, à porta de casa de uma família.
       Uma menina pequenina estava à janela e viu alguma coisa a cair no seu jardim, mas pensou que era um floco de neve.
De repente…falhou a luz com um enorme trovão que iluminou o céu. A menina estremeceu e gritou, e meteu-se debaixo da cama muito assustada.
Os seus pais mandaram-na para a cama, e deitaram-na, porque a luz não voltou nessa noite.
A menina estava tão assustada que mesmo deitada e coberta quase até às orelhas, não conseguia dormir. Os seus olhos quase saiam de órbita, de tão abertos que estavam, e os seus ouvidos até saltavam sempre que ouviam trovões. Ela encolhia-se toda. Tentava pensar noutras coisas, como a sua mãe e a sua avó lhe ensinaram, mas não conseguia.
A nuvem estava também muito assustada e cheia de frio. Bateu à porta da janela do quarto da menina, para pedir ajuda. A menina vê-a, e dá um grito debaixo dos lençóis.
- O que é aquilo…? Aquela coisa branca na janela…com olhos…ai…que medo!
       A nuvem bate no vidro da janela, e grita:
- Ajuda-me…deixa-me entrar…por favor.
- A coisa branca fala…? Ai…ai, ai…!
    Levanta-se da cama para ver o que era, com o corpo todo a tremer. Ela vê que é uma nuvem. Abre a janela e diz:
- Entra!
      A nuvem entra, sorri, a menina fecha a janela rapidamente, e as duas olham-se muito espantadas.
- Quem és tu? – Perguntam as duas em coro, uma à outra.
- Sou uma menina.
- Eu sou uma nuvem.
- Uma nuvem?
- Sim! Uma nuvem.
- Mas não devias estar lá em cima?
- Sim, e estava, mas a chuva e o vento empurraram-me cá para baixo. Eu cai no teu jardim, que está cheio de neve.
- Óh…coitadinha. Magoaste-te?
- Não. Caí em cima da neve. Por favor, deixa-me ficar aqui no teu quarto ou noutro sítio qualquer…só para me aquecer um bocadinho.
- Claro que sim. Vou arranjar-te uma cama muito confortável.
- Boa! Obrigada…!
    A menina pega num lençol, e põe no chão em cima de um cobertor, quente, grosso e fofo. Por cima do lençol põe mais cobertores.
- Se precisares de mais roupa diz-me.
- Óh. Muito obrigada. Está ótimo. Áh! Está-se mesmo bem aqui. Lá fora está tanto frio…!
- Pois é. Se não te importas vou-me deitar, mas viro-me para ti, está bem? É que está muito frio…
- Claro que sim. À vontade.
      As duas deitam-se, cada uma na sua cama, e viradas uma para a outra.
- Estás bem assim?
- Estou ótima. Muito obrigada!
      Passado um bocadinho, as duas começam a falar. A nuvem conta à menina como é que ela vive lá em cima, e a menina conta à nuvem como é que ela vive ali. Aprendem muito uma com a outra e riem.
- Como vais voltar lá para cima? – Pergunta a menina
- Não sei…acho que nunca mais conseguirei ir lá para cima…!
- Óh…mas isso é muito triste!
       Entra uma estrelinha no quarto. As duas ficam maravilhadas.
- Áhhh…! Que linda! – Dizem as duas em coro
- Uma estrela! – Diz a menina a sorrir.
- Boa noite! Sim, sou uma estrela. Sempre que quiseres ir lá cima, eu levo-te!
- Ááááááhhhh…! Boa! – Gritam as duas, de alegria.
- Muito obrigada. – Diz a nuvem.
     E a partir dessa noite, a menina e a nuvem tornam-se as melhores amigas uma da outra, quase como irmãs. Brincam, riem, conversam, e dormem no mesmo quarto. Quando a nuvem tem saudades, pede à estrela que a leve, a quando quer, volta a descer.  

Fim
Lara Rocha 
19/Novembro/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras