Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

O BAILE DA PRIMAVERA


NARRADORA – Era uma vez um jardim adormecido pelo Inverno, onde não há flores, os animais estão nas tocas, há meses, e os passarinhos estão noutros sítios. Todo o jardim está em silêncio, à sombra e frio. O único ser vivo que passeia pelo jardim, é a linda Fada da Floresta, que toca a sua harpa, e por onde passa, começam a acontecer coisas mágicas. Isso mesmo…! A Natureza começa a acordar…De repente…há qualquer coisa estranha debaixo do solo…uma grande agitação…ouvem-se apenas vozes e sons agudos…Xiuuu…surpresa! O que será esta agitação toda? Nas tocas ecoam gritos e todos os animais que lá vivem agitam-se, correm de um lado para o outro, guincham, chiam, gritam…dão encontrões uns aos outros e pedem desculpa…parece uma cidade enorme em hora de ponta! E debaixo da terra, parece um tremor de terra gigante! Que barulho! De repente…parece que há um vulcão. Finalmente…os animais das tocas encontram a saída…era por isso que eles estavam agitados! Queriam encontrar a saída, pois a Fada da Floresta tinha acabado de tocar a sua harpa junto das tocas, para anunciar a chegada de alguém muito especial, por quem todos esperavam ansiosamente.
FADA DA FLORESTA (sorridente e numa grande alegria) – Bom Dia, Bom Dia Natureza. Bom Dia coelhinhos…Bom Dia Gatinhos…Bom Dia Florinhas. Bom Dia lindas e leves borboletas…Bom Dia simpáticas Joaninhas…Bom Dia passarinhos que cantam lindas melodias…Bom Dia sol…Bom Dia Árvores… (abraça uma árvore) Bom Dia…! Bom Dia…!
NARRADORA – Os passarinhos que sobrevoam esse jardim, gritam em coro felizes, pousados.
PASSARINHOS (em coro, felizes) – Primavera!
NARRADORA – E passam a boa notícia aos outros passarinhos de outros jardins. Pouco depois, juntam-se todos a chilrear alegremente, em coro. Que lindo! As borboletas que acabaram de acordar, ainda estão a desentorpecer as asinhas, com voos pequeninos e as asinhas a bater devagarinho, espreguiçam-se, estremecem, e quatro borboletas comentam ainda ensonadas.
BORBOLETA 1 – Mas isto está muito agitado hoje…o que é que está a acontecer…?
PASSARINHO 1 (ri) – Ainda não acordaram!
BORBOLETA 2 – Pois está…também não sei, será que…vai haver alguma tempestade?
BORBLETA 3 – Que tempestade…? Olhem bem para o céu…!
BORBOLETA 4 – Espera aí…estou a sentir muito espaço…
BORBOLETAS – Eu também!
BORBOLETA 1 – E…está muita luz…!
BORBOLETAS – Pois está.
BORBOLETA 2 – Acabamos de acordar, lembram-se?
BORBOLETAS – Sim!
BORBOLETA 3 – Esperem aí…se estamos acordadas, e temos muita luz…muito espaço…então…é porque estamos na…
CORO DE BORBOLETAS (gritam felizes) – Primavera!
JOANINHA 1 (ri) – Olhem…estas só acordaram agora.
JOANINHA 2 (ri) – Sim, estamos na Primavera.
CORO DE JOANINHAS (felizes) – Finalmente!
CORO DE BORBOLETAS (felizes) – Primavera!
CORO DE JOANINHAS (felizes) – Primavera!
(Abraçam-se felizes)
BORBOLETA 1 – Há tanto tempo que não nos víamos…!
JOANINHAS – Pois é!
BORBOLETA 2 – Desde o Inverno.
JOANINHAS – Pois é!
BORBOLETA 3 (feliz) – Ai, que sol bom…
JOANINHA 2 (sorri) – Que bom…
BORBOLETA 4 – Mas onde estão as flores…?
JOANINHA 3 – Ainda não as vi, mas não demorará muito a aparecerem, acho eu.
JOANINHA 4 – Elas são tão vaidosas…que com certeza demoraram a escolher o fato!
(Todas riem)
BORBOLETA 1 – Elas são vaidosas, mas têm razões para o ser…são mesmo bonitas.
JOANINHAS (sorriem) – Sim!
JOANINHA 2 (sorri) – Vocês também são muito bonitas.
BORBOLETAS (riem) – Vocês também.
JOANINHAS (felizes) – Obrigada.
BORBOLETAS (sorriem) – Obrigada.
NARRADORA – Voam felizes em conjunto, dão as mãos, riem, e esperam pelas flores. Que lindo vê-las todas juntas, e a mexer as asinhas, misturadas com as pintinhas dos casacos das Joaninhas, quando dão as mãos, e quando cruzam os voos. Parece um bailado, ou uma chuva de cores…! Todos saem das tocas, numa grande correria, e alegria. Todos gritam, felizes.
TODOS – Bom Dia, Natureza!
FADA DA FLORESTA (sorridente) – Bom Dia…É Primavera!
TODOS (sorridente) – Primavera!
NARRADORA – Os animais que estavam nas tocas espreguiçam-se, sorridentes, esticam as patas, mexem-se, saltitam, cumprimentam-se todos. Festejam numa grande alegria.  
COELHINHO (sorridente) – Áhhh…que sol maravilhoso!
COELHINHA (feliz) – Lindo!
FADA DA FLORESTA – Bom Dia, lindas flores…está na hora de acordar…
NARRADORA – Todas as sementes de flores saltam da Terra, as raízes esticam-se, as flores parece que crescem, espreguiçam-se felizes, viradas para o sol. Os animais cheiram tudo, e cumprimentam-se alegremente. As borboletas e as Joaninhas dirigem-se para as flores, abraçam-nas, felizes, beijam-nas, acariciam as pétalas. As flores sorriem, felizes com aquela recepção.
FLORES (sorridentes) – Olá amigas!
BORBOLETAS E JOANINHAS (sorridentes) – Olá!
BORBOLETA 1 (sorri) – Ai, já estávamos com muitas saudades…
BORBOLETA 2 – Deste sol, e de vocês!
FLORES (sorridentes) – Nós também.
BORBOLETA 3 (feliz) – Que frescas, que estão…!
JOANINHA 4 (sorridente) – Parece que estão cada vez mais bonitas.
FLORES (sorridentes) – Obrigada.
NARRADORA – Os coelhinhos passam e gritam felizes.
COELHINHOS – Primavera!
(Dão outra volta e gritam)
COELHINHOS – Bom Dia, amigas!
FLORES E JOANINHAS (a rir) – Bom Dia!
NARRADORA – As flores, as borboletas e as joaninhas põem a conversa em dia, e esticam os corpos, ao sabor do sol. A Fada da Floresta desperta as cigarras, os grilos, os sapos e as rãs, e todos começam numa linda sinfonia, com sons muito agradáveis, acompanhando a harpa da Fada da Floresta e do coro dos passarinhos. As águas das fontes que estavam quase congeladas, e dos laguinhos, onde quase se podia patinar, abrem-se, derretem o seu gelo, e deixam sair jactos de água fortes…água pura e fresca, que bom que é o som da água a cair, quando passa a Fada da Floresta. As Borboletas e as Joaninhas vão às fontes, bailam sobre a água, e tocam na água com as asinhas, para cumprimentar as águas que elas tanto gostam, e onde se refrescam no Verão, e onde bebem água. Esta é uma forma de elas agradecerem às fontes, a água, e voltam para as flores, levando umas gotinhas dela, que deitam em cada uma das flores. As flores estremecem a rir, quando sentem a gotinha na sua pétala, mas estão felizes. Todos ficam maravilhados.
TODOS (gritam, alegres) – Primavera!
NARRADORA – Já estavam cheios de saudades uns dos outros, e do sol! Como estão felizes. Sacodem-se, esticam-se, espreguiçam-se, beijam-se, tocam-se, abraçam-se…O jardim que estava adormecido do Inverno, ganha uma nova vida, cheio de movimento, alegria, muitas cores, e aromas. Todos dançam ao som das músicas da harpa da Fada da Floresta, para esticar o corpo. Está tudo tão bonito!
FADA DA FLORESTA (sorri) – Aproveitem muito bem o sol, e não se esqueçam que ainda pode chover ou estar vento. Hoje há o baile da Primavera!
TODOS (gritam, felizes) – Viva!
FADA DA FLORESTA – Até mais tarde, meus amores…
TODOS (sorridentes) – Até mais tarde.
NARRADORA – Todos passam uma tarde feliz, sorridentes, a brincar, a saltar, a rir, e à noite aparecem mais fadas, com os instrumentos musicais, animais de outros jardins à volta, flores de outros jardins, e dançam divertidos. O baile mais bonito do ano, mais colorido, mais visitado e mais musical de sempre. Tudo para dar as boas vindas à Primavera! Esta alegria durará até 21 de Junho, dia em que chega outra Princesa. Por enquanto, todos devemos apreciar este baile maravilhoso, em que tudo na Natureza volta a acordar, depois de um longo sono…e é tão bonito! Vamos todos gritar: Olá Primavera! Bem-Vinda! Áh: meninos, papás, mamãs, avós…não se esqueçam de agradecer à Natureza este baile de cores, e de festa e alegria…! Tratem bem esta princesa, e ela fica muito feliz, quando reparam nela, por isso…quando forem passear, digam-lhe coisas bonitas…elogiem as suas filhas flores, a sua sobrinha chuva, o seu cunhado vento, a sua prima trovoada…todos são precisos para nós, e fazem bem à nossa Terra. Vamos todos gritar: Viva a Primavera! Não a estraguem. Portem-se bem com ela. Pintem um quadro para ela, ela vai gostar muito, ou um desenho…o que quiserem. O que gostarem mais! Vamos todos dizer...Olá Primavera…! Viva a Primavera! Obrigada Primavera! És linda, Primavera! Bem-Vinda, Primavera!

FIM
Lálá
(20/Março/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras