Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

As amiguinhas da mamã

       Era uma vez uma menina que costumava ter longas conversas com a lua que via da sua janela, enquanto a mãe não chegava a casa do trabalho para a deitar. A menina contava à Lua todo o seu dia, falava da mãe, do pai, dos avós, dos amiguinhos do colégio e dos seus trabalhinhos.
Como adorava livros, até contava histórias, mostrava as imagens e pedia desejos às estrelas. Um dos seus grandes desejos era que a sua mãe arranjasse um emprego onde ganhasse mais dinheiro, mas que tivesse mais tempo para estar com ela, que chegasse mais cedo para brincar com ela, e conversar.
         A mãe ficou desempregada, e nesse dia chegou muito cedo a casa, triste.
- Mamã…já chegaste hoje? – Pergunta a menina surpresa
- Sim, filha. Fiquei sem trabalho!
- Porquê?
- Por coisas muito estranhas…mas não te preocupes com isso!
- E agora?
- Agora, vou procurar outro, mas até lá, tenho mais tempo para ti, poderei brincar mais contigo.
- Boa! As estrelas realizaram o meu desejo! – Grita a menina feliz
- Tu querias que a mãe ficasse sem trabalho?
- Não. Queria que arranjasses um trabalho que te deixasse ficar mais tempo comigo.
- Áh! Está bem. Vamos brincar?
- Sim…
         E a mãe brinca com a filha, conversa e ri, apesar da tristeza. Ela sabia que a menina sentia a sua falta e que precisava mesmo da sua atenção. O sorriso e o brilho nos olhos da filha pela felicidade de estar com a mãe, preenchiam-na e tornavam a tristeza mais leve. Brincam bastante até à hora do jantar, e no fim de jantar a menina disse à mãe:
- Mamã: vou-te apresentar uma nova amiga, hoje.
- Uma nova amiga, do colégio?
- Não. Esta é diferente, mas vais adorar conhecê-la, tenho a certeza.
         Estava uma linda e quente noite de Verão, um céu cheio de estrelas e uma lua cheia enorme. Mãe e filha vão para a janela do quarto da menina onde tem um pequeno sofá. Sentam-se as duas a olhar para a Lua.
- Olha mãe, afinal hoje vou apresentar-te uma amiga e um amigo. A lua hoje está acompanhada.
- Áh. Então a tua nova amiga é a Lua!
- Sim!
- A lua vem sempre acompanhada pelas estrelas, filha.
- Mas hoje a lua vem também com o arco-íris! Olha!
- Áh! Pois é. O teu amigo é o arco-íris.
- Sim.
- Que lindo! Olá Lua, e olá arco-íris, amigos da minha filha…muito gosto em conhecer-vos. Eu sou a mãe da vossa amiguinha!
- (ri) É. A lua hoje está mais bonita sabes porquê, mãe?
- Hum…será porque está cheia?
- Sim, mas também é porque estás comigo, e os teus olhos lindos reflectem-se nela!
-Ela até fica com inveja!
- (ri) Não. A lua não é invejosa, porque ela sabe que é tão bonita como tu.
- Sabe?
- Sabe! E também acha que és muito bonita.
- É? Obrigada lua. Mas ela conhece-me?
- Conhece! Ela vê tudo. E eu falho-lhe muito de ti, todos os dias enquanto não chegas! Disse-lhe que um dia ela ia conhecer-te. Olha lua, esta é a minha mãe! É linda não é? Eu disse-te. Olha mãe, ela está a sorrir para ti!
- Áh! Olá Lua. Muito gosto.
- Lua…pede às estrelas que arranjem um trabalho para a minha mãe que dê para ficar mais tempo comigo e ganhar dinheiro. Está bem?
- Óh filha, tão querida… Agora vou ter mais tempo para ti.
- Boa! A lua tem asas! Mas eu tenho os teus braços que me pegam ao colo, que me abraçam e que me seguram ou adormecem. Gostavas de ser lua, mãe?
- É verdade. Eu gosto muito de ver a lua, mas não gostava de ser lua. Se fosse lua não te podia ter nem tocar-te.
- Pois era. Eu também não queria que fosses uma lua…só se eu fosse uma estrela… ou o sol, mas não gostava. Gosto muito de ver a lua cá de baixo, mas gosto ainda mais de te ter aqui comigo, mamã!
- Eu também, querida estrelinha, minha estrelinha que faz brilhar todo o meu ser.
- Em ti é que brilham todas as estrelas e luas que me enchem de alegria.
- Olha, agora a lua tem asas!
- Pois tem. É uma fada que está lá a dormir.
- É? Uma fada? Como é que sabes?
- Sou amiga dela, já desde bebé!
- A sério? Como é que ela é?
- É linda, pequenina. Só consegues vê-la quando estiveres deitada, quentinha e de olhos fechados. Queres vê-la?
- Sim!
- Então vamo-nos deitar e eu vou convidá-la a entrar.
- Está bem.
         As duas deitam-se na cama grande, abraçadas, e trocam mimos.
- Achas que ela vai gostar do meu pijama, mamã?
- Vai.
- Ela também usa pijama?
- Usa. O dela também é muito bonito, vais ver. Fecha os olhos…vou chamá-la!
         A menina fecha os olhos, sorridente e a mãe conta-lhe uma história maravilhosa e encantada que imaginou com a idade da sua filha sempre que olhava para a lua, como faz agora a estrela que brilha no seu coração e no seu olhar.
Nessa noite, as duas viram e sentiram a pequenina fada amiga da mãe que vivia na lua…era por isso que viam asinhas na lua, as asas da fantasia, do sonho. As duas adormecem felizes e serenas, abraçadas.
         E depois dessa noite, as duas viveram mais aventuras, deram passeios e brincaram com a fadinha que as levava para onde queriam.
         E a vossa mamã também já vos apresentaram as suas amiguinhas mágicas da infância? Peçam-lhes para vos apresentarem e contarem as suas aventuras, passeios ou brincadeiras juntas.
FIM
LÁLÁ

(3/JUNHO/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras