Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de março de 2014

A visita surpresa

Era uma vez quatro meninas que adoravam a Lua, principalmente quando ela ficava enorme e luminosa, que parecia uma enorme bola de luz.
Todas as noites, as meninas falavam da Lua, olhavam-na, desenhavam-na, liam-lhe histórias e mandavam-lhe beijinhos.
A Lua ouvia-as deliciada, e enchia-se de carinho, como se fosse uma mãe derretida com as suas filhas.
- Quando vens cá abaixo, Lua? – Perguntavam as meninas antes de dormir.
         A Lua não respondia…apenas sorria e murmurava:
- Um dia destes!
         As meninas pediam às estrelas, esse desejo, mas até aquela noite, não se tinha realizado. A Lua decidiu fazer-lhes uma surpresa. Como tinha de continuar a brilhar no céu, tirou uns pedaços de si, delicadamente, como se fossem pedaços de algodão ou de penas. Tão leves…
Enrolou um pedaço, e fez uma bola gigante. Outro pedaço pôs em forma de meia bola, outro em forma de meio arco fininho, outro em formato quase da espessura de uma unha. Que lindo.
Soprou esses pedaços delicadamente em direcção ao Planeta Terra e ordenou-lhes que fossem pousar em sítios específicos…na casa das meninas que tanto gostavam dela.
Rapidamente, e porque eram tão leves, os pedaços da Lua atravessaram o espaço e o planeta terra, passando pelas muitas nuvens finas e grossas, e chegaram à terra.
Cada pedacinho pousou em sítios diferentes: a lua gigante, pousou num ninho, outro pedaço na beirada da janela do quarto da menina, outro pedaço num monte de erva fofa, e o outro, num lago de patos que ficava em frente à casa das 4 meninas.
Os cães desatam a ladrar, ao ver aqueles pedaços de lua, e as meninas acordam assustadas. Vão à janela ver se há alguma coisa de estranho, e logo reparam nos pedaços.
- Ááááááhhhh…! – Suspiram as 4 meninas, muito surpresas, e um bocadinho assustadas.
- O que é isto? – Pergunta uma menina…
- Eu não tinha isto na minha janela. – Diz outra menina.
- E o ninho não tinha aquela bola enorme…- Diz outra menina.
- Pois não! – Respondem em coro
- E o que é aquilo naquele monte de erva? – Pergunta outra menina
- E aquilo no lago…? – Pergunta outra menina.
- Nunca vi isto! – Diz uma menina.
- Nem eu. – Acrescentam as outras.
- Parece… - Todas olham para a lua
- A lua! – Gritam em coro.
- Sim. A lua realizou o nosso desejo…? – Pergunta uma menina.
         A Lua sorri-lhes e diz:
- Sim, queridas…esses pedaços são uma prenda minha para vocês.
- Ááááááhhhh… - Suspiram todas felizes e sorridentes.
- Isto é tudo teu? – Pergunta outra menina
- Sim. Este era um desejo vosso não era? Vocês pediam todas as noites às estrelas, que eu vos fosse visitar! – Diz a Lua
- Era! – Respondem em coro, sorridentes.
- É que nós gostamos muito de ti…- Diz outra menina.
- Sim, eu sei. Foi por isso que vos mandei um pedacinho de mim, para cada uma de vocês…ou para todas, como quiserem. – Diz a Lua
- Como fizeste isto? – Pergunta outra menina
- Estás aqui e aí? – Pergunta outra menina
- Eu estou aqui, mas também estou aí…esses são pedacinhos de mim. – Explica a lua.
- Mas como fizeste isso? – Pergunta outra menina.
- Eu tenho esse poder, de me dividir por muita gente, e muitos lados. Em cada pedacinho desses, vai um pedacinho de mim, do meu carinho por vocês! – Explica a lua.
- Ááááááhhhh! – Respondem em coro surpresas
- E eles não se desfazem? – Pergunta outra menina
- Não! – Garante a Lua
- Vamos ali buscá-los… - Sugere uma menina
- Sim! – Concordam todas.
- Façam o que quiserem. Não quero é que se chateiem umas com as outras, por minha causa…muito pelo contrário, quero que se unam e que sejam amigas! – Recomenda a lua
 - Claro! – Dizem todas
- Sempre fomos amigas… - Diz outra menina
- Às vezes zanga-mo-nos… - Confessa outra menina
- Mas fazemos as pazes. – Corrige outra menina
- Pois claro. E assim é que deve ser! – Diz a Lua
- A mamã e o papá ficam muito felizes por sermos amigas. – Diz outra menina
- Pois. – Dizem todas
- Eu também fico! – Diz a lua.
- Adoramos a tua visita…- Diz outra menina
         As 4 meninas apanham os pedaços de lua em silêncio para não acordar os pais. Juntam todos os pedaços no seu quarto e acariciam-nos, abraçam-nos, beijam-nos, como se fossem bonecos. Brincam com eles, felizes.
- São levezinhos…! – Diz uma menina
- Pois são. – Respondem todas
- Que fofinhos…! – Diz outra menina.
         E cada menina dorme com um pedacinho de lua. Nos dias seguintes, trocam os pedacinhos com que dormem. E mostram à lua, como estão a tratar bem do seu carinho. Como se fosse um tesouro! Todas as noites contam histórias aos pedacinhos de lua, e à lua, cantam canções, embalam-nos, abraçam-nos, e enchem-nos de mimos.
- Muito obrigada, lua…! – Dizem todas em coro
         E a lua sorri orgulhosa.


Moral da história:
Todos temos objectos que guardamos com todo o carinho, pequenas coisas, que nos fazem lembrar bons momentos, e fazem-nos sentir a presença de pessoas que foram e, ou, são muito especiais para nós…ou aquelas que fizeram parte da nossa vida, mas seguiram outros caminhos. Todos temos pedacinhos de lua que guardamos para sempre no nosso pensamentos e no nosso coração. Assim, mesmo longe estão sempre perto!


FIM
Lálá
(29/Março/2014)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras