Número total de visualizações de páginas

domingo, 9 de março de 2014

A LAGARTA

Era uma vez uma lagarta magra, e cheia de fome e sede. A pobre lagarta voltava de uma grande caminhada e estava muito cansada, fraca, já quase não se segurava de pé. Era Inverno, e na Terra onde ela tinha estado, o lugar que inicialmente tinha ver de e comida e bebida à farta, agora só se via neve! Por causa de tanta neve, a lagarta ficou sem alimento e desceu a montanha pelo riacho, aos trambolhões à procura de algum sítio onde houvesse o que comer.
- Pobre lagarta…! Vais chegar lá abaixo? – Pergunta um passarinho
- Vou…tenho de conseguir! – Responde a lagarta quase sem força
- Acho que nem a meio chegarás…pobre bicha. – Diz um peixinho do riacho
- Obrigada pelo apoio. Verás! – Diz a lagarta
- Boa sorte! – Dizem os passarinhos  
- O que é que lhe terá dado na cabeça para fazer esta caminhada toda? É louca! – Comenta outro peixinho
- A fome! A necessidade…a luta pela sobrevivência! – Diz a lagarta
- Desculpa…acho que essa tua luta não vai valer de nada… - Diz um peixe grande do riacho
- Obrigada… - Diz a lagarta
- Não lhe dês ouvidos, lagarta…segue a tua força! – Incentiva outro peixe grande
- Será que ela quer um empurrãozinho? – Pergunta o peixinho pequenino
- Não. Obrigada. – Responde a lagarta
- Deixa-te ir ao sabor da água… - Diz outro peixinho
- Força! – Diz o peixinho pequenino
- Tu consegues! – Acrescenta o outro peixinho pequenino
- Sim, consigo! – Garante a lagarta
- Boa viagem! – Gritam todos
            E a lagarta lá segue o seu caminho, a suspirar e quase sem forças. Não encontrou nada. Ela bem olhava para todo o lado, mas só via branco…e gelo! Até o riacho tinha bolas de gelo e partes congeladas.
- Que pena o gelo não se poder comer. Espera…não serve para comer, mas serve para me transportar.
            E salta para cima de uma bola de gelo, até chegar ao término do riacho. A lagarta nem queria acreditar no que os seus olhos inchados e quase a sair de órbita, estavam a ver.
- Áh…será que…estou mesmo a ver isto? Ou será que…estou a…delirar e a sonhar acordada…com tanta fome?
            Os sapos e as rãs que viviam na margem do riacho olham para ela.
- Que nojo! – Diz um sapinho pequeno
- Ele está a falar de mim? – Pergunta a lagarta para si mesma
- O quê? – Perguntam os pais
- Aquilo que está ali na água!
- Sim…é mesmo de mim…olhem-me o pirralho! Se não estivesse tão cansada, ele ia ver o que era o nojo! – Comenta a lagarta
- Óh! É uma lagarta…onde está o nojo? – Explica a mãe rã
- Nele mesmo, é claro. Nunca deve ter olhado para ele! Coitadito… - Murmura a lagarta
- Filho, respeita a diferença…não é nojo…é um animal…um ser vivo, inofensivo! Ele pode dizer o mesmo de nós. – Explica o pai sapo
- Com certeza! – Diz a lagarta para si mesma. Pega que já almoçaste…pirralho metido a grande… (suspira) Ai, até eu já almoçava mas era comida a sério. – Murmura a lagarta
- Não quero saber o que ele pensa de mim…eu sou muito mais bonito.
- Éh lá…a parvalheira começa cedo, nestes animais…! Pobre mãe! – Murmura a lagarta  
- Mas que grande convencido! – Diz outro sapinho pequeno
- Também acho! – Concorda a lagarta
- É verdade! – Diz o sapinho
- Nunca vi nenhuma coisa destas por aqui, mamã… - Diz uma rã pequenina
- O quê? Estás a precisar de óculos…diz outra rã pequenina
- Não estou nada.
- Elas vêem-se bem!  
- Andas sempre com a cabeça na luz, não vês nada, mas elas existem aqui mesmo ao nosso lado. – Diz a rã
- São de comer? – Pergunta a rã pequenina
- Que disparate! – Comenta a lagarta para si mesma
- Não! – Respondem os pais sapos
- Até o mais burro dos burros sabe que não somos de comer. – Comenta a lagarta
- São para deixar em paz. – Diz outro sapo
- Sim…claro que são para deixar em paz! Ai…quero comer. – Diz a lagarta
- Ela não me parece muito bem-disposta. – Comenta uma rã
- Pois não! – Respondem todos
- Ei…- Diz um sapo
            A pobre lagarta quase cai na água. Os sapos e as rãs ficam muito preocupados e ajudam-na a sair da água.
- Coitadinha! – Dizem em coro
- Parece estar doente! – Comenta uma rã
- Amiga…estás bem? – Pergunta outra rã
- Ai…! – Suspira a lagarta
- Não te preocupes! Estás a salvo. – Diz o sapo
- Vão-me comer? Quero… - Diz a lagarta
- O quê? – Perguntam em coro
- Não! não te vamos comer…fica descansada. – Assegura outro sapo
- Acho que ela é que quer comer! – Diz uma rã pequenina
- Sim! – Responde a lagarta – Muito fraca…fome…comida! – Responde a lagarta
- Áh! Queres comer? – Perguntam em coro
- Sim, por favor! – Pede a lagarta
            Os sapos e as rãs juntam logo muita comida para a lagarta, que come deliciada, cresce e ganha força. Ainda tem fome. Come mais, e ganha barriga.
- Hum…que delícia! – Exclama a lagarta – Boa! Afinal os meus olhos estavam mesmo a ver, o que eu achei que tinham visto.
- O quê? – Perguntam todos
- Eu vim pelo riacho abaixo. Só via gelo…mas…quando parei, achei que vi belas folhas verdes, mas depois pensei que tudo era imaginação minha…mas não! era tudo verdade! Óh! Muito obrigada. – Explica a lagarta.
- E porque é que estavas assim com tanta fome? – Pergunta um sapo pequenino
- Já venho a andar há muito tempo.
- De onde vens? – Pergunta outra rã
- Venho da montanha muito alta, onde estava tudo congelado. Não havia nada para comer! – Diz a lagarta
- Aqui não te falta comida! – Diz uma outra rã
- Parece que não! – Diz a lagarta
- Deves estar muito cansada, não? – Pergunta outro sapo
- Sim! Muito cansada. Posso ficar por aqui? – Pergunta a lagarta
- Claro que sim! À vontade! – Respondem em coro
- Se quiseres comer mais…serve-te à vontade! – Informa outro sapo
- Mais tarde! – Responde a lagarta
            A lagarta boceja e deita-se ao sol, em cima de uma grande folha. Dorme um belo sono, e acorda outra vez cheia de fome. Vai à horta, e come uma série de molhos de folhas…até que ficam com uma barriga tão grande…mas tão grande…gorda…que quase não se consegue mexer. Os sapos e as rãs ficam muito assustados com o seu tamanho.
- Isto não é uma lagarta…! – Comenta uma rã assustada
- Gente…acho que acabamos de alimentar um monstro! – Comenta um sapo
- É no que dá sermos bons. Não sabemos quem nos bate à porta! – Diz um sapo
- Confiamos nas aparências… - Acrescenta uma rã
- É por isso que eu sou má e antipática, com quem não conheço! É por medo. – Revela outra rã
- Que medo! – Dizem os pequenos.
- Os donos da casa não vão gostar nada disto! – Comenta outro sapo
- Como é que ela conseguiu comer tanto? – Pergunta um outro sapinho pequenino
- Será que ela tinha mesmo assim tanta fome? – Pergunta uma rã pequenina
- Já não devia comer há meses! – Diz outro sapinho pequenino
- Deve ter a bicha solitária… - Comenta uma rã
- Acho que ela vai estourar! – Diz outra rã
            Os donos da casa nem querem acreditar na destruição.
- Mas o que é isto? – Pergunta a senhora chocada
- Não posso acreditar! – Diz o senhor
- Anda aqui toupeira…! Raios…! – Diz a senhora
- Malditas! – Gritam os dois
            A lagarta encolhe-se toda, e tenta enrolar-se sobre si mesma para não ser apanhada, mas não consegue, com tanto que comeu, e de tão gorda e grande que está. A pobre lagarta treme muito, cheia de medo
- Óh, não…porque é que eu comi tanto…porque é que eu sai da montanha…óhhh…que sorte a minha! Agora não me consigo mexer…estou uma bola…ai…que vou ser esmagada! Ai…ai…ai…! Alguém me ajuda! Óh não…! – Lamenta a lagarta
            A senhora olha para o chão.
- Não é toupeira…é uma…cooooooooooooobbbbrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaa…ááááááááááááááhhhh….que nojooooooooooo!
- Para de gritar…estás louca…! Uma cobra o quê? É uma lagarta. Foi ela que comeu isto tudo, olha como ela está.
- Uma lagarta? Cruzes…que coisa mais monstruosa…como é que isto apareceu aqui? Claro…só pode ter sido ela que comeu isto…mas como é possível?! Nunca vi. Desgraçada…atrevida…
- Mata-a!
- Não é preciso.
- Eu não quero essa porcaria aqui.
- Ela vai já desaparecer.
            Ele pega na lagarta e atira-a para um lameiro. A lagarta grita e cai numa poça onde estão muitas outras lagartas.
- Visitas? – Pergunta uma lagarta
- Olá! – Gritam todas sorridentes
- Bem-vinda! – Diz a rainha
- Não fechamos a porta a ninguém! – Acrescenta outra lagarta
- (sorri) Olá! Que simpáticas.
- Gostamos de receber bem quem nos visita. – Diz a rainha lagarta
- Eu…acho que vou ficar aqui para sempre…! Posso? – Pergunta a lagarta
- Claro que sim…! Aqui não te faltará nada! – Diz a rainha
- Gosto deste sítio, e ainda agora cheguei. – Comenta a lagarta
- Mas de onde vens? – Pergunta outra lagarta
- Vim da montanha gelada! – A lagarta conta a sua história, todas ouvem, ficam comovidas e cada uma conta a sua história.
- Aqui serás muito feliz, podes ter a certeza! – Diz outra lagarta
- Não falta nada…nem comida. E somos uma verdadeira família.
            E desde esse dia, a grande lagarta continuou a crescer e a engordar com as outras. As outras tinham toda a razão…a lagarta passou a fazer parte de uma verdadeira família, com comida à farta, sem precisar de ir para as hortas destruir as couves. Juntas fizeram muitas festas, brincadeiras e banquetes.

                                                           FIM
                                                           Lálá
                                                           (5/Março/2014)  





Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras