Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O CHAPÉU DA DONA GALINHA

Era uma vez uma galinha vaidosa, que vivia numa casotinha, numa grande quinta com outrasgalinhas.
         Dona Galinha não saia de casa sem estar toda arranjada: penas bem armadas e penteadas, brilhantes, bico bem limpinho, patas e unhas pintadas, e belas roupas.
         Uma tarde, depois de arrumar a sua casa, Dona Galinha, arranjou-se e saiu pela porta da cozinha, mas esqueceu-se do seu chapéu.
         Voltou para trás, abriu a porta da cozinha e pegou no chapéu todo enfeitado. A sua vizinha do lado, a galinha Dona Gracinha diz-lhe:
- Boa tarde, Dona Galinha…boa vizinha.
- Boa tarde, Dona Gracinha…boa vizinha.
         Dona Galinha e Dona Gracinha saem as duas pela porta da sua cozinha.
- Onde vais, Gracinha?
- Vou à lojinha! – Responde a Gracinha – E tu…vizinha?
- Também vou à lojinha.
- O que vais comprar na lojinha, amiga Galinha?
- Vou comprar uns paninhos para a mesinha da minha cozinha. E tu, vizinha? O que vais comprar na lojinha?
- Vou comprar umas panelinhas para a minha cozinha!
- O que vais cozinhar nas panelinhas que vais comprar na lojinha?
- Tudo o que for preciso! E tu, Galinha, o que vais fazer com os paninhos?
- Vou pôr os paninhos nas minhas mesinhas da cozinha, e nas mesinhas do quarto das minhas pequeninas.
- Vamos então nós as duas à loja da Dona Aninhas! – Diz a Dona Gracinha.
         As duas galinhas vão à loja da Dona Aninhas, comprar paninhos para as mesinhas e panelinhas para cozinhar. Pelo caminho, uma rajada de vento forte, tira o chapéu da cabeça da Dona Galinha.
Dona Galinha grita:
- O meu chapéu!
- Foi o vento que to tirou – Diz a Gracinha.
         Elas tentam apanhar o chapéu, mas o chapéu é mais rápido que elas. O chapéu rola, rola pelos campos, levanta e fica preso num tronco de uma árvore. Vem uma andorinha, e leva o chapéu no seu biquinho. Onde irá a andorinha com o chapéu da Dona Galinha no biquinho?
         O chapéu da Dona Galinha vai no biquinho da Andorinha que pousa num laguinho de patinhos para beber. Os patinhos empurram o chapéu com os biquinhos e fogem com ele. Viram-no ao contrário e metem-se lá dentro, como se fosse um barquinho. A Andorinha perdeu o chapéu.
         Os patinhos estavam a brincar no chapéu, e um gatinho que brincava lá perto, gostou tanto do chapéu da Dona Galinha que tentou agarrá-lo.
         Mas o gatinho caiu à água do laguinho e não sabia nadar. Os patinhos saíram do chapéu muito assustados e foram ajudar o gatinho que caiu ao laguinho.
         Os dois patinhos tiraram o gatinho da água, e quando estavam distraídos, outra rajada de vento, leva o chapéu da Dona Galinha para outro lugar.
         Os patinhos e o gatinho também perderam o chapéu como a Andorinha e como a Dona Galinha.
         O chapéu rodou, rodou e saltou pelos campos até chegar à cabeça de uma menina, que estava a andar de baloiço. A menina ficou muito surpresa. Tirou o chapéu da sua cabeça, olhou para ele e para todo o lado.
- Este chapéu não é meu! – Diz a menina.
- Pois não. Sou da Dona Galinha! – Responde o chapéu.
- Quem é a Dona Galinha?
- É a galinha que foi com a sua vizinha, Dona Gracinha, à loja da Dona Aninhas. A Dona Galinha, foi comprar paninhos para as mesinhas, e a Dona Gracinha., sua vizinha foi comprar panelinhas.
- Então, como não és meu…vou levar-te à loja da Dona Aninhas. A Dona Galinha deve estar à tua procura.
- Sim, está de certeza! O vento tirou-me da sua cabeça, uma Andorinha levou-me no seu biquinho…pousou num laguinho para beber, e uns patinhos que estavam lá, fizeram de mim um barquinho. De repente, um gatinho caiu ao laguinho, e os patinhos foram ajudá-lo. Veio outra rajada de vento, levou-me aos trambolhões pelos campos e vim ter à tua cabeça. – Explica o chapéu.
- E agora, vou levar-te à lojinha da Dona Aninhas, para ires com a tua Dona Galinha. Não vou ficar com um chapéu que não é meu! – Diz a menina.
- Muito bem, menina boazinha! – Diz o chapéu a sorrir.
         A menina leva o chapéu à loja da Dona Aninhas, onde está a sua Dona Galinha muito chorosa, à procura de outro chapéu, e não gosta de nenhum. Dona Gracinha, a sua vizinha, vê a menina entrar na lojinha da Dona Aninhas e grita:
- Olha Galinha…o teu chapéu!
         Dona Galinha pára de chorar e vai ter com a menina.
- Foste tu que levaste o meu chapéu?
- Não, Dona Galinha! O seu chapéu veio ter à minha cabeça, e como não é meu, vim trazê-lo à lojinha da Dona Aninhas, caso viesse aqui procurá-lo! – Explica a menina.
- Óh! Que linda menina, tão bondosa, tão graciosa! Muito obrigada! Para te agradecer…escolhe um chapéu para ti, que eu ofereço-te. – Diz a Dona Galinha.
- Óh! Não gaste dinheiro comigo! Só fiz o que os meus pais e os meus avós, me ensinaram desde que nasci…não ficar com o que não é nosso! Sempre que encontrarmos alguma coisa que não é nossa, devemos entregá-la ao dono, ou se não soubermos quem é, deixar em algum sítio perto, porque a pessoa que o perdeu, pode precisar muito dele! – Explica a menina.
- Óh! Mas que pais e que avós tão maravilhosos. Eles têm toda a razão! E tu, aprendeste muito bem, essa bela e muito importante lição! – Diz a Dona Galinha.
- Tens um bom coração! – Diz a Dona Gracinha.
- Sim, é por isso que também te ofereço um chapéu que quiseres, de coração! – Diz a Dona Galinha.
         A menina escolhe um chapéu. Dona Galinha oferece-o, e agradece mais uma vez. A menina volta para casa, feliz, e a Dona Galinha ainda mais feliz por uma menina com bom coração, ter encontrado e devolvido o seu chapéu.
         Dona Galinha comprou os paninhos para as suas mesinhas, e Dona Gracinha, comprou as panelinhas, na loja da Dona Aninhas. Depois das compras…Dona Galinha, com o seu chapéu e os seus paninhos, e a Dona Gracinha com as suas panelinhas, voltam para a sua casinha, e entram pela porta da cozinha.

         E assim...terminou o passeio do chapéu da Dona Galinha.

                                               FIM
                                               Lálá

                                      (23/Fevereiro/2014)  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras