Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O balão

NARRADORA – Era uma vez um grupo de meninos e meninas que estavam ao ar livre, numa noite quente de Verão, com uma lua cheia gigante e um céu estrelado. Os meninos estavam a conversar e a apreciar a noite.
LUISINHA – Que linda noite!
TODOS – Pois está.
RITA – Gostava tanto de voar até lá cima, onde estão as estrelas, e vê-las mais de perto…ver o nosso planeta lá de cima…!
TODOS – Eu também.
GONÇALO – Mas não ias conseguir ver nada. Ias ficar tão longe.
RITA – Levavas uns binóculos.
TODOS – Pois.
FRANCISCO – Só se fosses de foguetão.
RITA – Não! Preferia ir de balão.
DANIEL – De balão? Não pode ser…morríamos! Não há ar lá em cima…!
SARA (resmunga) – És sempre o mesmo!
DANIEL – É verdade!
NARRADORA – Enquanto os meninos estão distraídos na conversa, um ser muito especial, na atmosfera, ouviu a conversa.
SER – Estas crianças são maravilhosas! (sorri) Tão pequeninos, tão puros…mas já com um peso…sem capacidade de sonhar e de viajar nos sonhos, pelo mundo da imaginação, com os livros. O que se passa com estas crianças? Elas não costumam ser assim tão…grandes em ponto tão pequeno! Não gosto nada disso…menino…que não acreditas que podes tocar nas estrelas, ou chegar mais perto delas…aqui vai uma prova como podes!
NARRADORA – O lindo ser…tinha corpo de mulher, era transparente e todo o seu corpo tinha estrelas…era uma mulher feita de estrelas, linda! Ela dança e a cada movimento gracioso e elegante que faz, liberta estrelas. Apanha-as com carinho e junta uma por uma, até formar um balão flutuante, transparente, cheio de estrelas a cintilar, como ela. Ela sorri e sopra devagar o balão. O balão começa a descer sem pressa, leve, lindo, cheio de luzinhas…de repente os meninos vêem uma coisa a descer do céu. Ficam boquiabertos e maravilhados.
TODOS – Ááááhhh…!
SARA – Olhem!
DANIEL – O que é isto?
RITA – Parece um avião.
FRANCISCO – Ou é uma nave espacial?
DANIEL (convicto) – Uma nave espacial? Achas que sim? Isso é só nos filmes!
RITA – Está a descer.  
GONÇALO – Será que é um meteorito?
LUISINHA – Aquilo não é um meteorito. Não tem forma disso, nem de uma estrela cadente. Está a andar…devagar!
SARA – Então pode ser um satélite.
(Quando o balão pousa no seu terraço ficam todos assustados)
SER – Não tenham medo! Este é o balão que vos vai levar a tocar nas estrelas!
TODOS (sorriem) – Ááááhhh…
SER – Subam à vontade! Não tenham medo. É seguro.
(Os meninos sobem para o balão que fecha uma cápsula e tem oxigénio, e uma janela panorâmica. Os meninos estão maravilhados)
TODOS – Que lindo! Uau!
SER – Boa viagem!
GONÇALO – Olha que não podemos demorar muito…a mamã pode ficar preocupada!
SER – Não te preocupes. A viagem é rápida.
LUISINHA – Mas quem és tu que estás a falar?
SER – Sou filha do universo e da noite…uma das muitas!
TODOS – Filha do universo e da noite?
SER – Sim! Encantem-se com a paisagem!
NARRADORA – O balão feito de estrelas começa a subir, a subir…e começam a ver as estrelas muito perto. Soltam grandes exclamações e sorriso de alegria e de encanto, tocam no vidro, as estrelas sorriem-lhes e colam-se aos vidros, enviam beijos, os meninos retribuem e tocam nos vidros. Vêem os planetas ao fundo, e as estrelas dançam para eles, de mãos dadas, deixando atrás delas um rasto de brilho que cria lindas imagens…os meninos aplaudem, encantados, e as estrelas escrevem a seguinte mensagem: «Muito obrigada pela vossa visita! Voltem sempre. Boa noite e bons sonhos. Boa viagem!». Todos agradecem e o balão começa a descer lentamente, todo o espaço é lindo, dá vontade de ficar lá mais tempo, mas estão a descer! A Lua, estende a sua mão, pega na cápsula, delicadamente, lança um fio seu, com luz branca brilhante, cheio de pequeninas luas. Embala os meninos se estivessem numa cama de baloiço, com estrelinhas e sóis a cantar docemente… parece um coro de anjinhos, e os meninos começam a ficar com muito sono, até que adormecem quase sem dar por isso, em cima de almofadões feitos de nuvens. O balão aterra na varanda, desfaz-se, e os meninos ficam deitados nos grandes almofadões a dormir. As suas mães estranham tanto silêncio, e quando vão á varanda reparam que estão todos a dormir. Cada mãe arrasta os almofadões devagar para dentro de casa, e cobre o seu menino, para não os acordar. Todos dormem até ao dia seguinte. Será que eles foram mesmo ao espaço, num balão feito de estrelas, ou…apenas tudo não passou de um sonho? O que acham? Também gostavam de ir ao espaço? Se pudessem ir, como iam? O que viam?

                                                           FIM
                                                           Lálá
                                                           (6/Fevereiro/2014)

                                  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras