Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ver, ouvir, cheirar, sentir, através das janelas na cidade, no campo, na praia



Foto de Lara Rocha 


M1 - Da minha janela vejo 
TODOS - Ver...
M1 - monte, onde está uma hélice pousada que gira com o vento, mas fica parada se não há vento. 
M2 - E por falar em vento...
M3 - Consigo sentir 
TODOS - Sentir... 
M3 - os seus mimos, na minha cara, no meu cabelo quando abro as janelas para arejar a casa. 
M4 - Sinto 
TODOS - Sentir... 
M4 - o seu gelo, às vezes é forte e frio, outras vezes forte e quente, sem gostar muito de um e de outro, sei que ele é bom para secar a roupa. 
M5 - É outra coisa que vejo da minha janela, 
TODOS - Ver... 
M5 - as roupas dos vizinhos a secar, outras vezes vejo-os a estendê-la, a lavá-la, torcê-la e pô-la a secar. Eu faço o mesmo com as minhas roupas. 
M6 - Quase todos os dias vejo 
TODOS - Ver...
M6 - dois morcegos lá fora, a dançar, 
M7 - pombas a voar 
M8 - outras a bicar, 
M9 - passarinhos mais pequeninos a esvoaçar e a piar. 
M10 - A minha Avó ouve 
TODOS - Ouvir...
M10 - mochos a piar no seu jardim, 
M11 - e alguns pousam na árvore que ela tem à porta. 
M12 - Ela diz que ouve os mochos e as gaivotas 
M13 - de manhã cedo ou ao fim da tarde, 
M14 - porque vive perto da praia 
M15 - e existe uma lixeira onde elas vão comer. 
M16 - Quando vou dormir a casa dela, também vejo e ouço 
TODOS - Ver e ouvir... 
M16 - o mar, 
M17 - as gaivotas a piar, e a esvoaçar, 
M18 - às vezes pousam na varanda, 
M19 - sinto 
TODOS - Sentir... 
M20 - a areia quando vou passear pela praia, 
M21 - e aquele cheirinho a maresia, 
M22 - o ar fresco, húmido de mar, 
M23 - vejo 
TODOS - Ver...
M23 - a neblina, 
M24 - e o pôr do sol, 
TODOS  - na cidade, na praia e na aldeia. 
M25 - Ver e ouvir... 
M26 - Eu, gaivotas já ouvi, 
TODOS - na minha cidade, 
M27 - vi-as, na praia e na cidade. 
M27 - Da minha janela vejo e oiço 
TODOS - Ver e ouvir... 
M27 - carros a sair das garagens, 
M28 - a buzinar aflitos, 
M29 - crianças a sair à pressa com os pais a correr,
M30 - ainda meias a dormir, 
M1 - cães a ladrar, 
M2 - bicicletas, 
M3 - motos, 
M4 - e gente a passar na rua, 
M5 - a conversar, 
M6 - a falar alto, 
M7 - a gritar, 
M8 - a rir, 
M9 - aos molhos 
M10 - para ir para as escolas, 
M11 - colégios ou trabalho. 
TODOS - Ouvir e ver...
M12 - A minha mãe e o meu pai acordam com melros a cantar pousados na árvore gigante em cima do passeio quase a tocar na varanda deles, 
M13 - quando abrimos a varanda, 
M14 - ouvimo-los 
M15 - e vemos 
M16 - a linda coleção de cores que cada árvore tem. 
M17 - Todas variadas, 
M18 - cada cor mais bonita que a outra, 
M19 - parece que alguém andou lá a salpicá-las. 
M20  - Da minha janela vejo 
TODOS - Ver e ouvir... 
M21 - pessoas a passear cães que oiço a ladrar por tudo e por nada, 
M22 - outros passam silenciosos. 
TODOS - Ver...
M23 - Da minha janela vejo flores noutras janelas, 
M24 - luzes, 
M25 - sombras de pessoas, 
TODOS - Sentir...
M26 - sinto o sol, 
TODOS - Ver e ouvir.. 
M27 - vejo e oiço a chuva, 
M28 - os clarões e os trovões, 
M29 - foguetes quando há festa, 
M30 - música alta que não sei de onde vem, 
M1- barulhos irritantes de camiões frigoríficos a descarregar carne. 
TODOS - Ao contrário de mim, 
M2 - os meus avós 
TODOS - Ouvir... 
M3 - ouvem galos a cantar, 
M4 - galinhas a cacarejar, 
M5 - patos a grasnar, 
M6 - vacas e bois a mugir, 
M7 - ovelhas a bramir, 
M8 - gatos a miar, 
M9 - cães a ladrar, 
M10 - cigarras e grilos a cantar. 
TODOS - Ver... 
M11 - Veem as suas flores 
M12 - cada qual com a sua cor, 
M13 - e cada qual a mais bonita, 
M14 - borboletas a voar 
M15 - e algumas a pousar na janela, 
M16 - nas flores. 
TODOS - Na cidade, no campo e na praia, 
M17 - oiço gatos a miar, 
M18 - e vejo-os passar, 
M19 - à noite vejo das janelas onde estou, 
M20 - as estrelas, 
M21 - a lua, 
M22 - as nuvens quando chove, 
TODOS - Ouvir e ver... 
M23 - ouço e vejo os trovões quando troveja, 
M24 - ouço o vento furioso 
M25 - que parece uma pessoa a gritar, 
M26 - e que vai levar tudo pelo ar. 
M27 - O que gosto mais de ver 
M28 - e ouvir 
M29 - através da minha janela, 
TODOS - é o que ouço, vejo e sinto 
M30 - quando vou para casa dos meus avós, 
M1 - uns na praia 
M2 - e outros no campo. 
M3 - Lá não há confusão de carros, 
M4 - na praia 
TODOS - Ver e ouvir... 
M5 - vejo e ouço o mar, 
M6 - no campo 
M7 - vejo os montes, 
M8 - as montanhas, 
M9 - os vales à volta, 
M10 - os terrenos, 
M11 - oiço os animais noturnos 
M12 - que fazem belos concertos, 
M13 - vejo animais da quinta, 
M14 - cavalos a correr e a relinchar, 
M15 - passarinhos a cantar. 
TODOS - E vocês? 
M16- o que veem, 
M17 - sentem 
M18 - e cheiram 
M19 - através da vossa janela?

                                                                       FIM 
                                                                    Lara Rocha 
                                                                  25/Maio/2022

Nota-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Este texto tem letras e números, mas pode ter nomes de crianças, para uma atividade coletiva, de treino de leitura fluída, encadeada mas esperando cada um pela sua vez, ou dramatizada. O encadeamento e distribuição das falas, fica ao critério de cada responsável. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Imaginem outra janela. O que veem através dela? 
Podem deixar nos comentários as vossas respostas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras