Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2016

O poço dos reflexos


            Era uma vez uma noite cheia de estrelas, com uma lua gigante e quente de verão. Tão quente que uma menina estava no jardim da sua casa, sentada encostada ao poço, porque não conseguia dormir…os seus pais, avós, e irmãos estavam nos quartos, mas ela preferiu sair e deliciar-se com o canto das cigarras e grilos.
Uma fada que voava sem pressa, olhou para baixo e viu a lua refletida no poço, mas ela não sabia que era um poço, com água, por isso conseguia ver a lua.

- A lua está ali…e…ali…no chão? – Pergunta a fada muito surpresa

Pousa no muro do poço, onde havia flores, e espreitou para a lua que estava muito lá em baixo. A fada sentiu medo e tonturas, e quando estava quase a cair, gritou. A menina segurou-a, sorriu encantada e disse-lhe:

- Olá boa noite! Bem-vinda à minha casa…quer dizer…ao meu jardim! Estás assustada?

- Ai…! Sim, estou muito assustada! Que medo! Ia cair! Vi ali a lua…ali muito em baixo, lá de cima enquanto voava, mas não pensei que estava tão em baixo! Que sítio é este?

- É um poço que tem água! É por isso que vês a lua…quer dizer…o reflexo dela.

- Um poço? Ai tu já tinhas visto?

- Sim!

- O que é isso de…o nome deste sítio?

- Poço! É um armazém de água! Nós usamo-lo para beber, regar, dar de beber aos animais.

- De onde vem a água?

- Da montanha.

- É boa?

- Não pode ser melhor…é fresca, leve, limpa. Faz muito bem á saúde!

- Áh! Mas isto é muito escuro…!

- Agora à noite sim…mas de dia não há problema.

- E vocês entram ali? Isto é muito…fundo!

- Sim…muito fundo mesmo, e tem muita água, mas nós tirámo-la com estes baldes…estão aqui pendurados, descemos a corda…os baldes descem, apanham água e nós tiramos! Fazemos isto muitas vezes por dia…

- Áh! Que engraçado…e a água nunca falha?

- Para já não tem falhado! Mas também temos outra água…dentro de casa, só que não vem daqui! É perigoso andar por aí…!

- Estou a perceber que sim! Mas…e tu, estás aqui fora, porquê?

- Porque não consigo dormir…!

- Estás sozinha?

- Os meus familiares estão no quarto, eu é que vim até aqui…está mais fresco! E adoro ouvir as cigarras e os grilos cantar.
- É este som?

- Sim!

- E o som da água do poço também é muito agradável…

- Pois é! E porque é que não consegues dormir? O pestana ainda não passou aqui?

- Não! Está muito calor!

Outra fada pequenina também ficou curiosa, mas desceu tão rápido que só parou mesmo na água do poço. Ficou a boiar, e toda encharcada, muito pesada…tão pesada que não conseguiu voar outra vez. Ela grita assustada:

- Socorro!

O seu grito faz eco e ela olha para todo o lado, procura outras fadas, mas não vê ninguém.

- Socorro… - Volta a gritar! – Ai…que sítio é este? Onde estou? Como é que eu vim aqui parar? Ai…! Que horror…socorro…! Acho que estou na água! Óh não…! Estou na água…não! Não pode ser… socorrrooooooo…

Elas ouvem alguma coisa, espreitam, a fada fica assustada e grita:

- Ei…socorro…ajudem-me! Tirem-me daqui…

As duas dizem em coro:

- É uma fada!

A menina lança o balde e explica:

- Olha, vai chegar ai um balde…entra para ele, e eu puxo-te!

- Está bem.

O balde desce, e a fadinha está a tremer, a menina inclina o balde e apanha um bocadinho de água, juntamente com a fadinha. A menina puxa o balde, e já na relva, a fadinha sai, cheia de frio e assustada, sacode-se, respira de alívio.

- Olá! Eu conheço-te! – Diz a fada que estava com a menina

- Muito obrigada! – Diz a fadinha

- Como entraste ali…? – Pergunta a outra fadinha

- Não sei…quer dizer…sei…eu queria conhecer este jardim, e desci rápido, tão rápido que não consegui parar antes de chegar à água. Nem sabia que tinha água.

- Também foste atrás do reflexo da lua? – Pergunta a menina

- Não! Acho que foram as flores, e o formato redondo que me atraíram. Mas não sabia que tinha água! e está fria! Acho que até estão mais fadas ou alguém lá em baixo, porque também ouvi mais vozes a pedir socorro! Não vi ninguém… mas ouvi.

A menina ri.

- Não! Não está ninguém…só estavas tu, e as vozes que ouviste a pedir socorro, eram o eco da tua voz…

- Como? – Perguntam as duas fadas

A menina explica-lhes, e as três experimentam. Divertem-se a brincar ao eco. Depois, as duas fadas vêem as suas sombras na água, vêem o reflexo das flores na água, o reflexo da lua na água e o reflexo de alguns pirilampos a voar, na água. Depois vêem as suas sombras no chão do pátio, à volta do poço.

- Ei…! O que é isto? – Dizem as duas

- É a vossa sombra! Olhem a minha! Estas três…somos nós! – Responde a menina

- Áh! Que esquisito! – Diz uma fada

- Esta sou eu…?

- E esta sou eu…?

- Sim! – Responde a menina

- Áh! Como? – Exclamam e perguntam as duas

A menina não sabe explicar, mas todas acham engraçado, e brincam a correr atrás das próprias sombras que são o seu reflexo. Ainda riem muito, brincam, correm, saltitam e mais tarde o jardim é invadido por um bando de pirilampos, que dançam com as duas fadas.
A energia entre eles foi tão boa e tão forte que se juntaram e todos fizeram uma bela festa, acompanhados com as músicas das cigarras e grilos que se deixaram contaminar pela alegria deles, até quase de manhã, quando a menina fica finalmente com sono.
Trocam agradecimentos e sorrisos, e voltam a encontrar-se nos dias seguintes mas a menina não fica até tão tarde.

E vocês já viram a vossa sombra, ou o vosso reflexo…ou reflexos de coisas na água?
Já estiveram em lugares onde ouviram o eco…?  
Gostaram da experiência?
Se ainda não experimentaram…experimentem.

FIM
Lálá
(9/Julho/2016)

  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras