Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A TROCA


            Era uma vez uma linda fadinha, pequenina, de olhos verdes, e cabelo preto muito comprido. Viva no reino das fadas, mas saía todas as noites para a cidade, e recolhia os dentinhos que caiam aos meninos.
            Uns meninos ficam felizes e orgulhosos, outros, como a Mafalda, ficam muito tristes e assustados, quando cai o seu primeiro dentinho. 
- (a chorar) Óh mamã…o meu dentinho caiu! Ai…e agora? – Pergunta Mafalda.
- Óh filha, não faz mal, não tardará muito e aparece outro. Cai outro, e nasce outro.
- (a chorar) Mas…e agora como é que eu vou comer?
- Ora essa…vais comer como antes! Não é por te cair um dentinho que vais deixar de poder comer…tens muitos mais dentes! – Responde a mãe a rir-se.
- Óh…eu não queria que o meu dentinho tivesse caído! – Suspira Mafalda.
- Ele volta a nascer! – Diz a mãe a rir.
- Mas ficou aqui um buraco! – Diz Mafalda.
- (ri) Claro que ficou um buraco, mas vai voltar a fechar, quando o outro nascer…! Não percebo qual é a tua preocupação em ter caído o dente…! – Diz a mãe.
- Óh mamã, a ti também te caíram dentes?
- (ri) Pois caíram…com certeza! Não sou diferente dos outros…sou mais velha, mas já fui da tua idade, e também me aconteceu o mesmo! – Responde a Mãe.
- E a ti, Avó, também te caíram?
- Claro que sim…a tua mãe acabou de dizer que caem a toda a gente. Eu sou gente! – A Avó explica-lhe – Tu deves é ficar contente por te ter caído o dente…agora…mete-o debaixo da almofada, e amanhã terás uma surpresa muito boa!
- Ai é? A minha mãe nunca me falou da fada dos dentes. – Pergunta Mafalda muito surpresa.
- Sim! A fada dos dentinhos gosta de recolher os que caem.
- Porque é que ela gosta tanto de dentinhos? Faz colecção? – Pergunta Mafalda.
- (ri) Não. É porque todos os dentinhos que ela recolhe são transformados em brinquedos, roupas, sapatos, cobertores, camas, livros e muitas outras coisas, para dar aos meninos mais pobres, que mais precisam! – Explica a Avó.
- Ai é? - Pergunta Mafalda sorridente.
- É. Mas ela só recolhe os mais bonitos!
- Assim como os meus?
- Sim. Os teus, ela vai levá-los todos, se os lavares sempre bem, no fim das refeições, e se os tratares com carinho.
- Para onde vão?
- Para a fábrica do Pai Natal para ele os transformar com a ajuda dos seus duendes traquinas, mas muito dedicados e trabalhadores.
- Mas como é que sabes disso, Avó?
- Porque ela contou-me, um dia!
- Tu já viste a Fada dos dentinhos?
- Sim, algumas vezes.
- Onde?
- No meu quarto!
- Áhhh…que sorte! Como é que ela é?
- É muito bonita…tem uns longos cabelos pretos, e olhos verdes.
- Áhhh! Deve ser mesmo bonita…eu quero vê-la!
- Não sei se ela te vai aparecer! Ela geralmente só recolhe os dentes quando os meninos estão a dormir, porque ela tem sempre muito trabalho e chega tarde.
- Áh! Espero ter a sorte de a ver! Então os teus dentinhos também eram bonitos?
- Sim. Muito bonitos. E ela deixa-te uma prendinha, que fica no lugar do teu dentinho.
- Ai é? (sorri) A ti também te deixou uma prendinha?
- Sim!
- O que é que ela te deixou?
- Deixou uma boneca de pano!
- E tu tinhas-lhe pedido alguma coisa?
- Não, mas ela deixou-a lá para mim, para agradecer o meu gesto bondoso!
- Áh! Que bonito! – Sorri a Mafalda.
            E a Mafalda vai colocar o seu dentinho debaixo da almofada. Nessa noite, Mafalda adormece e sonha com a Fada. A Fada entra silenciosamente pela janela do quarto. O gatinho levanta-se muito assustado. A Fada diz-lhe para ele não miar e diz baixinho:
- Olá gatinho…xiu! Não faças barulho se não acordas a menina. Não lhe vou fazer mal, nem a ti! Sou a Fada dos dentes! Só vim buscar o dentinho…!
O gatinho respira de alívio, sorri e fica a ver a Fada, encantado! Ela pega no dentinho, devagar, e sorridente, e deixa lá uma prendinha muito especial. Ela sopra estrelas para a menina e para o gato.
- Obrigada! Boa noite! – Diz a Fada ao gato.
            E vai recolher mais dentinhos pelas outras casas, metendo-os num saquinho. De manhã bem cedo, a Fada entrega os dentinhos ao Pai Natal para ele transformar em brinquedos e noutras utilidades para os meninos pobres.
            Quando a Mafalda acorda, olha para o lado e vê que não está lá o dentinho.
- Ááááhhh…A Fada dos dentes esteve mesmo aqui no meu quarto! Óh…que chatice! Estava a dormir…não a vi! E a prenda! Ááááááhhhh… que lindo! Está embrulhada.
            Mafalda desembrulha a prenda e está lá um lindo e enorme búzio do mar, com um maravilhoso brilhante, quando ela abraça o búzio, soa uma voz doce…uma sereia que lhe diz:
- Encosta o búzio ao teu ouvido!
            Mafalda tenta ver de onde vem a voz, mas a sereia está bem escondida.
- Encosta e ouve…! – Diz a sereia.
- Ouço o quê? – Pergunta Mafalda.
- Faz silêncio e ouve o búzio!
- Ele fala?
- Fala! Ouve…
            Mafalda encosta o búzio ao ouvido e ouve o som do mar.
- Ááááhhh….parece que o mar está aqui dentro! Que lindo!
            Ela sacode o búzio, a sereia grita, e cai de lá o brilhante.
- Ai, não me sacudas. Põe-me na água, se faz favor! – Diz a sereia.
            A menina coloca o búzio num aquário pequeno onde antes vivia um peixinho, e a sereia começa a cantar; docemente e feliz. A Mafalda fica encantada a ouvi-la!
- Que linda voz! – Diz Mafalda.
- Obrigada! Cantarei muitas mais vezes para ti! – Diz a sereia.
- Como vieste aqui parar?
- Vim com a Fada dos dentes. Sou uma prenda para ti, porque o Pai Natal gosta sempre de retribuir a bondade dos meninos…e por isso…deixa sempre uma prendinha! – Explica a sereia.
- É mesmo verdade que a Fada dos dentes leva os nossos dentes para o Pai Natal, que os transforma em prendas para os meninos pobres?
- Sim! Totalmente verdade! Muitos meninos ficam muito tristes quando lhes cai um dentinho, mas deviam ficar felizes, porque com eles, muitas crianças e até adultos, que não têm nada, vão poder ter o que mais precisam!
- Eu estou muito feliz, sereia! Ontem fiquei triste, mas a minha Avó disse que a fada ia deixar lá uma prendinha. Mas o Pai Natal dá sempre o mesmo presente a todos os meninos?
- Não! Dá sempre presentes diferentes.
            E as duas têm uma longa conversa. Todos os dentinhos que lhe caíram, a Mafalda ficava muito feliz porque já sabia que ia receber a linda fada no seu quarto, uma prendinha, e principalmente porque ia ajudar muitos outros meninos da sua idade, ou maiores, a ter o que precisam, pelas mãos artísticas e cheias de bondade, do Pai Natal e companhia.
            Afinal…ela não tinha que ficar triste por lhe caírem os dentinhos, pois logo a seguir nasciam uns novos.

FIM
Lálá
(19/Setembro/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras