Número total de visualizações de páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O PONTO DE INTERROGAÇÃO



         Era uma vez um menino muito envergonhado. Tão envergonhado que corava dos pés á cabeça. 
        As suas bochechas pareciam que iam rebentar de tão vermelho que ficava quando a professora lhe perguntava alguma coisa. 
       E o mais triste é que o menino sabia responder, e muitas vezes queria mesmo perguntar muitas coisas, mas por ter tanta vergonha e tanto medo, nunca perguntava. 
      Todos os outros meninos da sala, faziam perguntas à professora, quando não percebiam alguma coisa, ou quando queriam saber mais sobre o que se estava a falar na aula.
       Um dia, numa aula, o menino viu um ponto de interrogação no caderno, e não sabia o que era aquilo.

Perguntou baixinho ao ponto de interrogação:
- O que é isto?
    O ponto de interrogação riu. O menino arregala os olhos, muito surpreso, pois nunca tinha visto um ponto de interrogação a rir no caderno dele.
Estás a rir – te? - pergunta o menino, baixinho 
Sim, porquê não posso?
Podes, mas quero saber porque é que te estás a rir?
Estou a rir-me da tua cara.
E isso é coisa que se faça?
Sim, pode faze-se.
Não. Não, se pode fazer…
Porque não? - pergunta o ponto de interrogação 
Porque isso é gozar com os outros, e é mau.
Não tem de ser gozar com os outros.
O que é que fazes no meu caderno?
A tua professora pôs-me aqui.
Porquê?
Pergunta – lhe! - ri o ponto de interrogação 
Óh, não…não posso perguntar-lhe. - diz o menino nervoso 
O quê? Mas porque não?
Porque não posso…
Não podes porquê? Que disparate. Toda a gente pode perguntar, e deve perguntar, quando não sabe alguma coisa. Não te vão bater por causa disso.
 – Óh, é uma vergonha perguntar…toda a gente pensa que somos burros, se não sabemos, ou se respondemos mal.
Burros…? (p.c) E onde estão eles…?
Andam lá fora, claro.
Por momentos pensei que andassem na escola…que susto!
Não, não estou a falar desses burros…a quem pergunta, e a quem não sabe responder é que chamam burros, e riem, e gozam. - ri o menino 
Mas que palermice! Quem é que disse isso?
É o que todos os grandes dizem.
Que coisa mais irreal. - comenta o ponto de interrogação 
O que é isso?
Isso o quê?
Isso que disseste…!
Irreal?
Sim.
Pergunta à tua professora.
Ai, não. - diz o menino a tremer 
Não o quê?
Não vou perguntar…diz-me tu.
Não digo.
Vá lá…!
Pergunta tu. A professora está aqui é para vos responder ao que querem saber, e ao que não percebem.
Não sejas mauzinho…!
Tu é que estás a ser mauzinho, ao não saberes, e ao não perguntares à tua professora.
É que…eu tenho muita vergonha de perguntar. - confessa o menino, envergonhado 
Mas qual é a vergonha…? Não estou a perceber…
Eu não quero que os outros percebam que eu não percebo ou que não sei muitas coisas.
E estás preocupado com os outros?
Sim, porque eles gozam-me.
Olha, e eles sabem tudo é?
Não sei…talvez.
Achas mesmo?
Acho…
Ai, eles não fazem perguntas à professora?
Fazem.
E então…o que é que lhes acontece ao perguntar?
Nada.
Enganas-te…ao perguntarem, estão a aprender…e isso é muito bom! É o que te vai acontecer quando perguntares.
Mas eu tenho muita vergonha.
Não entendo porquê.
Porque, porque…olha porque…sou muito envergonhado.
Mas não tens que ser envergonhado. Queres perguntar, pergunta…a professora não te vai morder, nem ralhar…aliás até vai ficar muito feliz, se perguntares.
Feliz, por eu não saber nada…?

Sim, claro. Porque ao perguntares-lhe, ela vai ensinar-te alguma coisa, vai explicar-te alguma coisa que não entendas, estás a dar-lhe valor, e trabalho…aliás essa é a sua função…ensinar! Mas para os meninos aprenderem têm de perguntar muitas coisas…se não perguntam, a professora também não sabe se estão a aprender, e a perceber o que ela está a dizer. (p.c) É por isso que ela às vezes também vos faz perguntas, para ver se estão interessados, e se estão atentos a aprender.
Ai é?
Sim, claro. Achavas que a professora estava aqui só para enfeitar a sala…? Para isso punham bonecos ou plantas. (Os dois riem). Ela está aqui para vos ensinar…e como é que aprendem…? A fazer perguntas, quando não sabem, ou quando querem saber alguma coisa mais sobre o que estão a falar
Mas…e os outros?
Os outros não têm de se pronunciar…querem perguntar, perguntam…não querem, não perguntam. Mas tu queres perguntar, pergunta. Esquece os outros. (p.c) Experimenta. Tenho a certeza que a professora vai ficar muito orgulhosa de ti.
Aaaaiii…que vergonha.
Vai…deixa-te de coisas. Vergonha é querer perguntar, e não perguntar por vergonha…! Entendeste?
Ááááhhh…acho que não.
Queres que eu repita?
Sim, se faz favor…!
Pergunta à tua professora…ih, ih, ih…! Sem vergonha.
Ai…!
O que foi, dói-te alguma coisa?
Ai, não…mas estou nervoso e envergonhado.
Deixa-te de coisas, e pergunta de uma vez…!
Vou tentar…
Não. Tu vais perguntar.
Está bem…vou perguntar.
Pergunta.
Vou perguntar…
Pergunta o que é que estou aqui a fazer no teu caderno.
Está bem.
O menino, enche-se de coragem e levanta o dedo.
Sim, querido…?! - diz a professora a sorrir 
Desculpe, professora. - diz o menino envergonhado 
Diz…!
Posso – lhe perguntar uma coisa…?
Óh, filho…quantas quiseres…! Pergunta…! - ri a professora 
Boa…pergunta. - incentiva o ponto de interrogação 
Porque é que a professora pôs aqui…um ponto de interrogação no meu caderno?
(O Ponto de Interrogação aplaude, feliz e sorridente)
Porque não percebi o que tu escreveste aí. (A professora aproxima-se dele) Ora lê para mim. (O menino lê) Muito bem. Eu entendi que fosse isso, mas fiquei na dúvida.
A professora também tem dúvidas…? - pergunta o menino, surpreso 
Óh, óh querido, claro que tenho dúvidas, e muitas. Todos os dias. - diz a professora a rir 
Áh, pensei que eram só os meninos. 
Isso é que era bom…Toda a gente tem milhares de dúvidas, todos os dias, e olha que algumas dúvidas são mesmo muito difíceis. - ri a professora 
E a professora também faz perguntas?
Claro que faço…! Todos fazemos.
E porque é que a professora faz perguntas?
Para encontrar uma resposta para as minhas dúvidas. E vocês, meninos, também me fazem perguntas para tirar as vossas dúvidas, não é? Quando não percebem alguma coisa, ou quando não sabem.
A professora não tem vergonha de ter dúvidas?
Claro que não, meu amor…não é vergonha nenhuma ter dúvidas, nem perguntar. - ri a professora 
A quem é que a professora faz as perguntas para tirar as suas dúvidas?
Olha…a muita gente que está à minha volta…aos meus amigos, aos meus pais, aos meus avós, aos meus irmãos…ao meu marido…e a colegas…a muita gente.
Áh…! Não sabia…pensei que os professores não tinham dúvidas, e que sabiam tudo. - diz o menino a sorrir 
Não…não sabemos nada…sabemos algumas coisas…mas também temos muitas dúvidas, e fazemos muitas perguntas. E olha, às vezes as respostas às nossas perguntas só aparecem nos livros. - ri a professora 
Eu pensei que quem fizesse perguntas, era porque não sabia nada…! E que era burro.
Não, meu filho…os burrinhos estão nos campos. - ri a professora 
Desculpe tanta pergunta. - diz o menino a sorrir 
Não tens que pedir desculpa…pergunta o que quiseres, quantas vezes quiseres…gostei muito que me tivesses perguntado!
Está bem.
Não fiques com as dúvidas…se eu não te souber responder logo…procuramos juntos, ou trago-te no dia seguinte, está bem?
Está bem, professora.
É assim que aprendemos. A perguntar. (p.c) Tens mais alguma pergunta a fazer-me?
Não, professora, para já não. Obrigado.
De nada…! Eu fico sempre muito contente que me façam perguntas…é sinal que estão interessados na aula, e que querem saber mais.
Pois é.
(A professora vira costas)
Muito bem, estás a ver como não custou nada?! - comenta o ponto de interrogação, feliz 
Pois…tinhas razão. - confirma o menino a sorrir 
E viste como ela ficou feliz por teres perguntado?
Sim, pois foi. - diz o menino sorridente 
Como viste…ela é professora, tem muitas dúvidas, e faz muitas perguntas…não sabe tudo.
Sim, pensei que os grandes sabiam tudo.
Claro que não sabem tudo…é por isso que eu existo…e sou muito requisitado. Felizmente! - ri o ponto de interrogação 
Boa…consegui deixar de ter vergonha e perguntar uma coisa que eu não sabia. - diz o menino orgulhoso 
Boa. Parabéns!
E os outros não me gozaram.
Claro que não, nem tinham que gozar…também não sabem nada…! Eles gozavam-te era por não perguntares.
(Os dois falam mais um pouco)
        É isso mesmo…a partir deste dia, o menino que era muito tímido, que tinha medo de fazer perguntas, e ficava muito envergonhado, tornou-se capaz de fazer perguntas, sem vergonha, e sem ficar nervoso…e aprendeu muita coisa! 
      Os outros meninos passaram a admirá-lo e a ajudá-lo, quando sabiam as respostas. Lembrem-se, meninos…todos nós, eu…vocês…os vossos pais, os avós…e os professores…todos temos muitas dúvidas. 
   Todos fazemos muitas perguntas uns aos outros, e só assim é que ficamos a saber muitas, muitas coisas importantes. 
      Quando não souberem alguma coisa, quando não perceberem, ou quando quiserem saber mais…perguntem, e não se preocupem se os outros se rirem…se o fizerem são porque estão felizes por vocês perguntarem como eles, e não estão a gozar convosco. 
  Vocês também fazem perguntas ou têm vergonha de fazer perguntas? Vergonha…é não perguntar!
FIM
Lara Rocha 
(2/Fevereiro/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras