Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FESTA DE ANOS PARA O GONÇALO

boneco de Lara Rocha 

NARRADORA - Olá meninos e meninas…! Tenho um convite para vos fazer. Venham à festa de anos do boneco Gonçalo. Ele é muito simpático, fofinho, querido, meigo, divertido…e faz anos hoje. (p.c) Xiu! Não lhe digam nada, mas os amigos estão a preparar-lhe uma festa daquelas inesquecíveis…! Venham daí, conhecer o Gonçalo e os outros amigos. Tragam os vossos amigos, e familiares. (p.c) Vai haver comida deliciosa, sumos naturais, bolo para todos, e outras surpresas. (p.c) Aliás, as meninas já começaram a preparar a festa ontem. Fizeram os bolos com a ajuda das mamãs e das Avós, as gelatinas, prepararam os bicos de pato com fiambre e queijo, os croquetes, os rissóis, a mousse de chocolate, e outras coisas deliciosas. Outras meninas, prepararam a decoração da sala, com muito gosto, cheia de cores, balões, luzes, fitas…puseram os pratos, os copos e talheres e guardanapos, de plástico, em cima da mesa, para depois espalharem. Os meninos ajudaram a levar e a distribuir as cadeiras e as mesas pela sala, e trataram do rádio. O Gonçalo não faz a mais pequena ideia da surpresa que vai ter.  De manhã bem cedo, ainda o sol não tinha nascido, o Gonçalo, foi deixado na casa dos Avós, a dormir, pois os seus pais tinham de sair muito cedo para trabalhar. Mal as meninas acordam, cheias de energia, e felizes, vão à sala, ver o que falta, e pôr tudo pronto. Elas estão felizes, e conversam alegremente. Põem tudo nas mesas, direitinho. O Gonçalo acorda. Os Avós dão-lhe muitos beijinhos, e muitos abraços, e prendas. Ele fica muito feliz, e começa logo a brincar com as prendas. Mas de repente…ao longo da manhã, fica um bocadinho triste. Porque ainda não viu os seus amigos…nenhum. E queria brincar com eles.
GONÇALO (triste) – Óh, Avó…onde estão os meus amigos? Ainda não vi ninguém hoje!
AVÓ (sorri) – Eles daqui a bocado aparecem.
GONÇALO (triste) – Será que eles se esqueceram que faço anos?
AVÓ (ri) – Não, querido, claro que não se esqueceram.
NARRADORA - Aparece a Guigas, e faz-se de distraída. É ela que vai chamar o Gonçalo para a festa.
GONÇALO (contente) – Olá, Guigas…bom dia!
GUIGAS (sorridente) – Olá bom dia. Olha, encontrei ali uma coisa, queres vir comigo?
GONÇALO – Está bem. (p.c) Avó, eu vou ali com a Guigas e já venho, está bem?
AVÓ (sorri) – Está bem.
GUIGAS (sorridente) – Bom Dia, Avó Gabriela.
AVÓ (sorridente) – Bom dia, filha…tudo bem?
GUIGAS (sorridente) – Sim. E a Avó também está boa?
AVÓ (sorridente) – Também, obrigada.
GUIGAS – Descobrimos ali uma coisa, e queremos mostrar ao Gonçalo. Até já.
AVÓ (sorri) – Até já. Depois digam-me o que descobriram.
GUIGAS (sorridente) – Está bem.
NARRADORA – A Avó já sabe de tudo. A festa vai começar. Gonçalo está um pouco triste, e pensa que se esqueceram mesmo dos anos dele.
GONÇALO – O que encontraste?
GUIGAS – Vais já ver.
NARRADORA – Guigas distrai o Gonçalo para a Avó passar para a sala. E o Gonçalo não vê a Avó. Está tudo a correr com eles tinham planeado.
GUIGAS – Já guardaram…já sei onde. Anda.
NARRADORA – Guigas encaminha Gonçalo para a sala que está escura e em silêncio. Os dois entram na sala.
GONÇALO – Mas, onde estamos…? Está tão escuro…ai…que medo!
GUIGAS (ri) – Não tenhas medo…já vou acender a Luz.
(De repente abrem-se as cortinas, e todos gritam):
TODOS (sorridentes) – Muitos parabéns, Gonçalo!
NARRADORA – Todos batem palmas, com os olhinhos a brilhar de felicidade e de carinho. Gonçalo fica boquiaberto, com um grande sorriso, saltita de alegria, olha em volta, e cada um dos amigos e amigas dá um abraço e beijos e prendas ao Gonçalo. Gonçalo abre feliz, e retribui o carinho dos amigos.
GONÇALO (feliz) – Pensei que se tinham esquecido dos meus anos.
TODOS (riem) – Claro que não.
GONÇALO (feliz e sorridente) – Avó…Avô…?! (p.c) Eu não sabia que iam fazer-me uma festa. (p.c) Ááááhhh…está tudo tão bonito! (p.c) Muito obrigado. (p.c) Vocês são mesmo os meus melhores amigos.
TODOS (sorridentes) – Adoramos-te.
GONÇALO (sorridente) – Muito obrigado. Adoro-vos.
HUGO (grita) – E siga a festa…
NARRADORA – Começa a música, o Gonçalo abre o resto das prendas, todos dançam alegremente, saltam, batem palmas, rebolam, fazem habilidades para o Gonçalo, riem muito, comem, bebem,
GONÇALO (sorridente) – Humm…só coisas boas! (p.c) Está tudo delicioso.
NARRADORA - Os Avós tiram fotos, e brincam ao ar livre, todos juntos. Chega a hora do bolo. Todos cantam os parabéns, e comem o bolo. Gonçalo e os amigos estão todos muito felizes, dançam…e a festa dura até à noite. Os pais do Gonçalo ficam surpresos e maravilhados, e Gonçalo recebe mais duas prendas.
MÃE (sorridente) – Que linda que está esta sala. Parabéns, meninas.
MENINAS (sorriem) – Obrigada.
AVÓ (ri) – Não sobrou nem migalha.
MÃE (ri) – Comeram tudo?
TODAS (sorriem) – Tudo.
KIKINHAS (sorridente) – Estava tudo tão bom!
GONÇALO (sorridente) – Esta foi das melhores festas de anos que já tive, com os meus amigos.
(Todos batem palmas).
MÃE (sorridente) – Obrigada, queridas e queridos.
TODOS (sorridentes) – De nada.
LUIZINHA – Nunca nos íamos esquecer dos anos de um amigo tão lindo e tão querido, e simpático como o Gonçalo.
NARRADORA – Todos ajudam a acomodar o lixo, e colocam-no nos respectivos sítios.
GONÇALO – Meninas, e meninos…amanhã brincamos com as prendas que me deram, está bem?
TODOS (sorriem) – Sim. Está bem.
GONÇALO (sorri) – Adorei tudo. Muito obrigado.
NARRADORA – À saída, todos abraçam Gonçalo e as meninas dão também dois beijinhos. E vão descansar, depois de um dia cheio de coisas boas, surpresas, prendas, danças, comida e bebida, e muita alegria. Que bonito gesto, que os amigos tiveram para com o Gonçalo! Não foi? E vocês gostaram da festa? O que ofereceram ao Gonçalo? Ele gostou? O mais importante é que lhe fizeram uma surpresa, e lembraram-se dele. Isso é ser amigo…e muito mais importante do que dar prendas, é dar a nossa amizade, e partilhar com quem mais gostamos, estas datas tão importantes: a família e os amigos verdadeiros. Vocês também fazem festas de anos com os vossos amigos? Vocês convidam os vossos amigos, e são convidados? Se pudessem faziam uma festa surpresa a algum amigo? E o que haveria nessa festa? Que petiscos poriam na mesa? O que ofereceriam ao vosso amigo (a)? Podem desenhar, ou fazer uma composição sobre isto, e partilhar com os vossos amigos. Mas lembrem-se sempre dos amigos! É muito bom ter amigos.
FIM
Lara Rocha 
(8/Fevereiro/2013)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras