Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

De dia e de noite

  


    À noite somos sementinhas de flores, fechadas apara o mundo que ficou fora da porta. 
    Deitamo-nos numa nuvem fofa, macia e quente. Recebemos miminhos de pétalas de flores, beijinhos de penas, e abraços de borboletas. 

    Descansamos, no silêncio, e no escuro, sonhamos...medo? Nada de medo! 

  Estamos no nosso quarto. O escuro é mentiroso, sim, gosta de nos contar histórias para nos assustar, mas sabes uma coisa, amiguinho? 

     Vou-te contar um segredo: o medo só faz isso porque quer brincar connosco, nós gostamos de companhia e ele também. A essas horas não é tempo de brincar, mas o medo não tem relógio, nem sabe ver as horas. 

     Primeiro, quando conheci o medo, não gostei nada. Gritei, chorei, chamei pela mamã, e pelo papá, os dois vieram ver o que tinha acontecido. Eu disse-lhes que estava muito escuro, havia barulhos e pequeninos monstros, mas de luz acesa não os via. Só apareciam no escuro. 

    Os papás disseram que era eu a imaginar, porque estava com medo do escuro, mas podia estar descansado e deram a ideia de conversar com o medo. Explicar-lhe que percebia que ele queria brincar, mas na minha cidade, no quarto onde estava, a essas horas não se podia brincar. 

      Eram horas de descansar, para no dia seguinte estar bem disposto e feliz, com os meu amiguinhos. Foi isso que fiz. Quando voltei a encontrá-lo no escuro, dei-lhe o recado, e ele pediu-me desculpa!        Contou-me que se sentia muito sozinho, não tinha amigos, ninguém gostava dele porque não o viam, e porque ele assustava. 

     Coitadinho! Sabem que até fiquei com pena dele? É. É que nós temos amiguinhos, mas ele não. Então, eu e ele fizemos um acordo! Seriamos amigos, ele aceitou, e foi tão querido! Contou-me que tudo o que eu tinha medo no escuro, era ele a tentar conquistar-me. 

     Explicou-me que tudo o que eu via e ouvia, existia no meu quarto. Ele pegava nos seus objetos e brinquedos preferidos, brincava com eles, conversava, explorava-os, rodava-os, transformava-os noutras coisas, e ria com isso! 

     Só fazia isso para eu ver, mas garantiu-me que aquele espaço, o meu quarto, era seguro, sentia-se bem e gostava muito dos meus brinquedos. 

     Até fez um teatro de sombras, com a minha luzinha de presenças e usou os brinquedos que mais gostava. Convida os crescidos da tua casa, a fazerem um teatro de sombras, para verem como é giro. 

    Uau! Foi tão engraçado. Ele tinha toda a razão...aquilo era o que a  nossa imaginação fazia, era...o medo que estava brincar com nossos brinquedos! No escuro ou com pouca luz tudo parece enorme, assustador, diferente. Mas não é perigoso. 

  Isso foi outra coisa que me contou: trabalha com a nossa imaginação, e também, às vezes ele é uma espécie de anjo da guarda. Já viste que giro? Nós temos o nosso Anjo da Guarda, que nos guarda de noite e de dia, e ainda temos outro suplente. O medo! 

     Só que...este Anjo da Guarda, anda de dia! E faz companhia tanto aos pequenos como aos adultos. Não me digas que achavas que os crescidos como os pais, os tios, os Avós, os manos mais velhos, não tinham medos? 

    Claro que têm! Eles dizem que não, tentam convencer-nos que, só as crianças é que têm medo, riem-se dos nossos medos mas eles também os têm! Ainda bem, eles é que não sabem, mas quando têm medo, é este amigo que está ao lado deles, que os acompanha, para não se meterem em coisas perigosas. 

    Por isso, o medo pode parecer assustador mas também é amigo! Depois de sabermos que ele existe, podemos muito bem ser amigos deles, e ele gosta. Já sabes! Se encontrares o medo no teu quarto, não precisas de gritar, nem fugir a correr, é só o medo que quer mais um amigo. 

    Brinca com ele, lembra-te que estão os dois num lugar seguro, e que tudo o que ouves ou vês no escuro, são só as brincadeiras do medo e a convidar-te para te fazer companhia e não se sentir sozinho. Não te esqueças que não te quer fazer mal. 

     Se ele não fizer o teatro de sombras, podes pedir-lhe, ou se não te apetecer brincar com ele, algum dia, não faz mal, diz ao medo que brincarão noutro dia, e deseja-lhe uma boa noite! Ele não vai ficar triste, porque de dia também tem muito trabalho com os crescidos. 

    Agora que já sabes quem é o medo, o que é que ele faz. e porque faz isso connosco: boa noite, descansa, dorme bem em cima da nuvem fofa e macia, para que tu, e todos nós, que somos sementes fechadas à noite, sejamos lindas flores abertas, grandes, coloridas. Amanhã é outro dia! 

                                                            FIM 

                                                        Lara Rocha 

                                                    4/Fevereiro/2021 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras