Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Dá-me o meu sol













foto de Lara Rocha 

Era uma vez o imenso universo, lá em cima onde vivem as nuvens, a luz, as estrelas, os planetas, e o sol, a chuva e a trovoada, que durante muitos anos viveu em paz e amizade. De repente tudo ficou virado ao contrário, e não se sabe como, começaram a discutir, e a resmungar uns com os outros. Todos estavam a movimentar-se e a desviar-se dos seus eixos.
E na terra, havia uma criança que queria o sol, queria agarrá-lo a todo o custo. Pediu esse desejo às estrelas, e elas como eram generosas, quiseram realizá-lo. Eram tão inocentes como a criança…e para isso puxavam o sol de um lado, a lua puxava do outro:
- Larga! – Diz uma estrela
- O sol é nosso! – Dizem as duas estrelas
- Não largo! O sol é meu! – Grita a lua
- O sol é nosso! – Gritam todos os do universo que até fazem tremer o espaço
O sol que é dado à paz, não responde, e vai para um lado, vai para o outro.
- Que conversa…é meu…é nosso… é meu…é nosso…ora esta…eu sei que gostam de mim, mas não é preciso tanto! – Resmunga o sol
As estrelas vão atrás dele, e a lua também.
- Nós precisamos de ti, sol! – Diz uma estrela
- Eu é que preciso de ti, sol! – Diz a lua
- És nosso! – Gritam as estrelas
- És meu! – Diz a lua
O sol grita:
- Calem-se! Já me estão a irritar. Que conversa é essa…és meu…és nosso…és meu, és nosso… nunca outra ouvi. Não estou a gostar nada disto! O que é que se passa convosco? Estão insuportáveis…já estou a ficar cansado e irritado de vos ouvir. Calem-se! Deixem-me sossegado. Estamos todos fora dos eixos. Mas o que é isto? Vamos lá acalmar.
- Mas, nós temos que te levar para realizar o desejo de uma criança! – Diz uma estrela
- Não faltava mais nada! – Dizem todos
- Vocês também? – Pergunta o sol – Ora essa, meninas, eu não vou a lado nenhum.
- Pois não vais, não! – Garante a lua
- Lua, não te estou a conhecer! – Diz o sol surpreso
- Só te estou a defender…gosto de ti. – Justifica a lua
- Estás muito possessiva! – Comenta o sol
- Ááááhhh…que ingrato! – Resmunga a lua
- Estão a ver? Eu não queria responder assim à lua
- Nós temos de te levar para a menina! – Insiste uma estrelinha
As estrelinhas e a lua voltam a puxar pelo sol, para um lado e para o outro, ele grita e ordena:
- Parem imediatamente! Estou a ficar irritado.
E aparece um pequeno artista que vive num planeta, e sentiu várias vezes a sua casa a tremer.
- Mas o que está a acontecer? A minha casa está farta de tremer. O problema é aqui ou lá em baixo? (ninguém responde) Estão todos desalinhados.
Olha com muita atenção e delicadamente, com muito cuidado, puxa os fios dos habitantes do universo, e alinha-os.
- Estamos todos muito irritados. – Comenta o sol
- Áh! Por isso…mas porquê? – Pergunta o artista
- Estas meninas estão loucas! Umas dizem que têm de me levar para a terra, para realizar um desejo de uma menina…outra diz que sou dela…e todos dizem que sou deles! Umas puxam-me para um lado, outra puxa-me para outro lado…todos gritam…já estou nervoso. Eu não vou a lado nenhum! Muito menos para realizar desejos e fantasias de criaturas inocentes. Onde já se viu? – Resmunga o sol
O artista ri-se.
- Santa inocência!
- Com certeza. E elas são tão inocentes como ela…onde já se viu? Estão fartas de saber que não posso ir lá abaixo! A menina se quiser olha para a janela e vê-me.
- Pois! – Concorda o artista
- Mas temos de te levar. Não vamos desiludir a menina! – Comenta uma estrelinha
- O quê? – Todos riem – Ela vai ter muitos desejos que não se vão realizar…quer dizer…a maior parte dos desejos não se vão realizar, e se ela não consegue habituar-se desde pequena a experimentar desejos que não se realizam, nunca se habituará. Não podem satisfazer tudo o que vos pedem. – Diz o sol
- Claro que não! – Confirma o artista
- A menina vai ficar muito triste! – Comenta uma estrela
- Até vocês sabem que esse desejo dela não é possível realizar. E não lhe faz mal nenhum ficar triste. Fica muitas outras vezes e ficará. A tristeza faz parte da vida e do ser humano. – Lembra o sol
- É verdade! – Apoia o artista
- E agora como é que vamos dizer-lhe? – Pergunta a outra estrelinha
- Não precisam de lhe dizer…ela daqui a pouco esquece, e algum adulto vai destruir a fantasia dela…vai dizer-lhe que eu não desço, e que ela não me pode tocar… - Diz o sol
- É isso mesmo! – Diz a lua
- Não nos faz nada bem, estar assim irritados. – Diz o sol – e por favor… parem de me puxar, de dizer que sou vosso…ou dela…por favor! Não sou de ninguém. Sou de todos os que me vêem, mas aqui em cima.
O artista cria uma pintura de uma praia, com cores suaves, para todos acalmarem os nervos e funciona. Todos aclamam, pedem desculpa uns aos outros em coro, e regressam aos seus eixos.
- Eu quero o sol…o meu sol! O sol é meu, é para mim! – Grita a menina – Sooooooooolllllll…. Anda para aqui, para o meu quarto.
A menina da terra está muito triste porque… felizmente para as estrelas, os adultos à sua volta, contaram à menina que esse desejo dela não era possível realizar, porque o sol parecia perto, mas estava realmente muito longe, e a sua temperatura é intolerável para o ser humano. Disseram-lhe que nunca nenhum astronauta chegou perto do sol, porque derretia antes de lá chegar.
A menina percebeu e disse:
- Áh! Então eu vejo-o daqui da janela.
- Isso mesmo! – Responde um adulto da sua família
- O sol é meu amigo, mas lá em cima onde ele está! – Diz a menina
- Sim! O sol é amigo de todos nós, mas lá no universo, junto das estrelas, dos planetas e da lua. É a família dele. – Explica o adulto
- Da natureza também! – Acrescenta a menina
- Claro! – Diz o adulto
E a paz volta ao Universo…as estrelinhas e a lua deixam de puxar o sol e continuam a ser amigas dele. Pois é…há muitos sonhos e desejos que não são possíveis de realizar.
O único sítio onde eles são possíveis é na nossa imaginação, porque na vida real, à medida que vamos crescendo e descobrindo o mundo, reparamos que não podemos realizar quase nada do que desejamos ou sonhamos…umas vezes porque sonhamos alto demais, outras vezes porque encontramos obstáculos, outras vezes porque simplesmente são impossíveis, ou não dependem de nós.
E os vossos desejos, ou sonhos já se realizaram todos? Muitos? Alguns? Poucos ou nenhuns? E na vossa imaginação, ou nos vossos sonhos, já conseguiram realizar muitos dos vossos desejos ou sonhos?
Mas é sempre bom termos sonhos, e desejos, mesmo sabendo que alguns poderão nunca se realizar, pelo menos, enquanto imaginamos, podemos realizá-los.  

FIM
Lálá

10/Setembro/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras