Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Glorinha e a Gotinha


NARRADORA - Era uma vez, uma gotinha de água salgada que vivia numa praia pequenina, e tranquila, com outras gotinhas da sua família. Esta gotinha era muito energética, saltitona, adorava brincar e recebia toda a gente que visitava a praia, de uma forma simpática. Num dia muito quente de Verão, uma menina pequenina, Glorinha, foi para a praia com os seus pais brincar para a areia molhada, com os seus baldinhos e pás. Enquanto brincava, cantarolava e falava com os seus amigos imaginários. Os pais estavam nas dunas, mas sempre de vigia. A gotinha de água estava a saltitar alegremente de poceca em poceca e de repente vê a menina. Sorri e vai ter com ela...mas fala a medo…pois não sabe se a menina a vê. 


GOTINHA (sorridente) – Olá!


GLORINHA (sorri) – Olá.


GOTINHA (sorri) – Ai, tu consegues ver-me…?


GLORINHA (sorri) – Sim. Estou a ver uma gotinha…


GOTINHA (sorri) – Isso mesmo, sou uma gotinha.


GLORINHA (sorri) – E falas!


GOTINHA (sorri) – Falo.


GLORINHA (sorri) – Mas és uma gotinha de quê?


GOTINHA – Sou uma gotinha de água salgada…como a água do mar.


GLORINHA – E tu, sabes o que eu sou?


GOTINHA – És uma menina…!


GLORINHA – Pois sou.


GOTINHA – Estás sozinha aqui na praia?


GLORINHA – Não…os meus pais estão ali em cima. E tu, vives aqui?


GOTINHA (sorri) – Sim.


GLORINHA – Onde é a tua casa?


GOTINHA – É aqui…no mar. Por aí…onde calha. Não temos sítio certo.


GLORINHA (surpresa) – Áááááhhh…mas porquê?


GOTINHA – Não sei…só sei que andamos sempre a mudar de casa.


GLORINHA – Eu estou sempre nas mesmas casas…na minha e na dos meus avós e na dos meus tios e na dos meus primos…!


GOTINHA – Olha, queres vir dar uma volta comigo?


GLORINHA (sorri) – Sim…vou só dizer aos meus pais que vou contigo…não…anda comigo e eu apresento-te os meus pais.


GOTINHA – Não precisas de dizer…é aqui perto…não vamos para longe.


GLORINHA – Mesmo assim, tenho que dizer aos meus papás. Tenho que lhes obedecer. (p.c) Não quero que eles fiquem preocupados.


GOTINHA (sorri) – Então vai. Eu espero aqui!


GLORINHA (sorri) – Está bem. Já volto…tomas conta das minha coisas?


GOTINHA – Sim.


NARRADORA -  A menina vai ter com os pais e informa-os. Os pais desvalorizam, e acham que ela está a imaginar. Riem, respondem que pose ir, mas para não se afastar muito. Os pais deixam-na brincar e apreciam. A menina caminha pela praia com a Gotinha e as duas conversam alegremente. De repente a menina dá a mão à Gotinha, e a Gotinha voa sobre o mar com a Glorinha.


GOTINHA (sorri) – Olha que lindo, Glorinha…! Não tenhas medo, que eu não te largo a mão, nem te deixo cair. (p.c) Já viste que tem cores diferentes…?

(Glorinha olha para o mar, e vê que realmente tem cores diferentes).


GLORINHA – Pois é…! (p.c) Que bonito…como é que aquelas cores foram ali parar…?


GOTINHA (ri) – As cores não foram ali parar…apareceram ali!


GLORINHA – Mas se apareceram ali, é porque alguém as levou…! Ou foi alguém que despejou tintas daquelas cores ali na água? Isso não se faz…está a poluir os mares…será que foi algum pirata?


(A Gotinha ri animada).


GOTINHA (ri) - Até podia ter acontecido, terem despejado ali tintas destas cores todas, e podiam não ser piratas, pois há muitos humanos que poluem os mares…mas felizmente…aquelas cores todas apareceram ali, de forma natural…foi a mãe…!


GLORINHA (surpresa) – A tua mãe?


GOTINHA (ri) – A nossa mãe…!


GLORINHA (surpresa) – Mas…eu não sou tua irmã…a minha mãe não é a mesma mãe que a tua, pois não?


GOTINHA (ri) – Não…! (p.c) A nossa Mãe…é a Natureza! (p.c) Os teus pais nunca te apresentaram a nossa Mãe Natureza…?


GLORINHA (sorri) – Áááááhhh…Sim. Já percebi.


GOTINHA (sorri) – A nossa Mãe é que pôs ali aquelas cores.


GLORINHA (sorridente e encantada) – Áááááhhh…que lindo! Está tão bem pintado…então estas tintas não poluem os mares, nem matam os peixinhos, nem intoxicam as gaivotas…?


GOTINHA (ri) – Não. Estas tintas, não são tintas…! Não poluem mares nem matam.


GLORINHA – Não são tintas…? Então…como é que aparecem estas cores todas nas águas?


GOTINHA (sorri) – São as algas…!


GLORINHA – Algas?


GOTINHA – Sim, sabes o que são, não sabes?


GLORINHA – Sim, sei, aquelas coisas que parecem cabelos ou lãs…! Aquilo ali…!


GOTINHA – Isso mesmo!


GLORINHA – E elas têm tinta?


GOTINHA – Não…as algas têm aquela cor, e como estão em águas claras e limpas, elas vêem-se…estão quase à superfície, e à superfície mesmo…como aquelas que estão ali a boiar…!


GLORINHA (sorri) – Áááááhhh…estou a perceber…umas são verdes mais claras e outras são verdes mais escuras, outras… castanhas claras, outras castanhas escuras…outras…amarelas…outras roxas…!


GOTINHA – Pois. Há muita variedade…! E não são tóxicas, muito pelo contrário, até são usadas para fazer muitos medicamentos para vocês, humanos, muitos produtos como sabonetes, cremes, champôs e até servem para comer.


GLORINHA (surpresa) – Ui, servem para isso tudo…?! E…para comer…? Nunca comi algas…!


GOTINHA (sorri) – Dizem que são muito boas. A tua mãe já deve ter comido!


GLORINHA (sorri) – Áááááhhh…então as algas, pintam a água, e fazem bem à nossa saúde…!


GOTINHA (sorri) – Isso mesmo. E também há animais que vivem nas algas e assim protegem-se dos que lhes querem fazer mal.


GLORINHA (sorri) – Áááááhhh…que giro! Mas…como é que eles fazem os medicamentos, e os cremes e os champôs com as algas?


GOTINHA (sorri) – Isso não sei…só sei que vem aqui muita gente apanhá-las para isso.


GLORINHA (sorri) – Que giro! (p.c) E como é que são as algas…? Macias…ou ásperas…? Lisas ou com picos…?


GOTINHA (sorri) – Umas são macias e escorregadias, lisas…outras…são mais ásperas…e com uns biquinhos macios…mas podem ser um bocadinho arrepiantes…ora…toca nelas…!


NARRADORA -  A Glorinha pega em várias diferentes, que a Gotinha vai tirando do mar, e acaricia-as, sorri, encolhe-se ao tocar em algumas, atira de imediato outras que a arrepiam, as duas riem, brincam com as algas, Glorinha passa com as algas mais macias na pele, cheira, põe no cabelo, e fica deliciada. De repente, Glorinha repara numa coisa nova: GLORINHA - E no fundo também tem areia…?


GOTINHA – Sim, há areia ao longo de todo este imenso mar. Aqui não é o fundo do mar…ainda é superfície, aqui o ser humano tem pé, para tomar banho…experimenta…senta-se na areia, e vais ver por onde te dá a água.

(Glorinha senta-se num banco de areia, e fica com água até à cintura. Ela sorri).


GLORINHA (sorri) – Pois é…! É baixinho…! E a areia é muito fofa.


GOTINHA – Ali mais em baixo, também há areia, mas para chegar lá tem que se mergulhar muito. Não podemos ir lá assim…!


GLORINHA – Mas tu já foste lá não já?


GOTINHA (sorri) – Sim…claro…vou lá todos os dias…muitas, muitas vezes...lembra-te que sou uma gota de água.


GLORINHA – E o que é que tem lá em baixo?


GOTINHA – Tem…muitas coisas…! Muita água, muitas algas, muitas plantas diferentes, que só vivem debaixo de água…tem…muitas rochas…umas grutinhas…tem…muito lixo, infelizmente…e…golfinhos…e muitos milhares de peixes diferentes…! Tem…alguns corais…e…conchas…e…milhões de pedras de tamanhos diferentes, cores diferentes, formatos diferentes…como estas que vês aqui na areia ao longo de toda a praia…


GLORINHA (sorri) – E tem luz…?


GOTINHA – Até um sítio tem luz, mas mais para baixo…quanto mais se desce, já não há luz natural…é por isso que os mergulhadores levam aquelas luzes na cabeça…!


GLORINHA (surpresa, sorri) – Áááááhhh…que lindo, que deve ser o fundo do mar!


GOTINHA (sorri) – Sim…tem a sua beleza, mas muito sinceramente, gosto mais de viver por aqui! Aqui tudo é mais bonito, com o sol.


GLORINHA – E onde estão os golfinhos…?


GOTINHA – Estão mais afastados daqui…!


GLORINHA - Não podes chamar um, para eu ver…?
NARRADORA - A Gotinha assobia e aparece um doce golfinho. A Glorinha sorri feliz, e maravilhada com aquela surpresa. Ele salta feliz, e convida a Glorinha para brincar. A Glorinha acaricia o Golfinho com um lindo sorriso, e abraça-se ao bichinho. O Golfinho cumprimenta-a carinhosamente, com aquele som maravilhoso, e a Glorinha e a Gotinha sobem para o lombo do golfinho alegremente. O Golfinho leva-as, feliz, a dar um passeio encantador, com mergulhos, saltos, e muitas gargalhadas dos três, brincadeiras na água, cantorias e palmas, e piruetas, e um pequeno espectáculo do golfinho para as duas. As duas assistem maravilhadas, batem palmas, riem, cantam e dançam, e trocam carinhos. Glorinha está muito feliz, e as duas brincam com os brinquedos na areia, e conversam as duas alegremente. De repente, a mãe aproxima-se e pergunta:

MÃE – Glorinha…já te molhaste?


GLORINHA (sorri) – Sim, Mamã…fui ver o mar, e fui dar uma voltinha…brincar com a Gotinha de água salgada, e um golfinho…! Foi tão giro…!


MÃE (surpresa) – Com quem…?


GLORINHA – Com a minha amiga Gotinha de Água do Mar, e ela apresentou-me um lindo golfinho…!


MÃE (faz de conta que acredita) – Áááááhhh…! A tua amiga…conheceste-a hoje?


GLORINHA (sorri) – Sim…ela está aqui…!


MÃE (a fingir) – Áááááhhh…pois está! Olá…Gotinha…muito prazer em conhecer-te! Desculpa, estava distraída…!


GOTINHA (sorri) – Olá Mãe…muito prazer…que pena não me estar a ver!


GLORINHA – Ela mostrou-me tantas coisas bonitas…!


MÃE (sorri) – Ai foi…? E o que é que ela te mostrou?


GLORINHA (sorridente) – Mostrou-me…algas de muitas cores…umas verdes mais claras, outras verdes mais escuras, outras castanhas, outras amarelas…outras roxas…e a Gotinha disse que essas algas eram usadas para medicamentos, champôs, cremes…e até para comer…!


MÃE (sorri) – Sim…é verdade!


GLORINHA (sorri) – Eu até toquei em algas diferentes…e umas são macias, lisas, outras são ásperas e tem uns piquinhos, outras arrepiam…e foi a nossa Mãe que as pôs lá. É por isso que o mar tem aquelas cores todas.


MÃE (sorri) – Áááááhhh…que bom! Esta mãe é uma maravilha…


GLORINHA (sorri) – E também vi um golfinho, e estivemos a brincar com ele! Demos saltos, brincamos, cantamos…ele fez um espectáculo só para nós…! Não viste?


MÃE (sorri) – Não, filha…estava deitada…!


GLORINHA – Se quiseres eu peço ao Golfinho para aparecer outra vez, e para fazer outro espectáculo para ti.


MÃE (sorri)- Agora não, filha…outro dia…vá…anda secar-te!


GLORINHA – Óóóóhhh…mas eu queria ficar a brincar mais com a Gotinha.


MÃE – A tua amiga também tem de ir para a casa dela…outro dia brincam mais…não é Gotinha.


GOTINHA (sorri) – Sim…


GLORINHA – Amiga, não ficas triste?


GOTINHA (sorri) – Não, claro que não.


GLORINHA – Anda comigo até lá cima, Gotinha…e lanchas comigo…pode ser não pode, Mamã…?


MÃE (sorri) – Sim.


GLORINHA (sorri) – Anda aqui no meu balde…eu vou levar água do mar para o meu pai.


GOTINHA (sorri) – Está bem!


NARRADORA _  A Glorinha enche o baldinho, e a Gotinha vai no balde da menina, muito contente, e as duas vão a conversar alegremente. A Mãe ri deliciada a ouvir a conversa. A Glorinha apresenta a Gotinha ao Pai, e o Pai também faz de conta que acredita mas não vê a Gotinha…só vê água. A Mãe murmura:


MÃE (sorri) – A imaginação das crianças é maravilhosa…! (p.c) Pelo menos está feliz e a desenvolver a linguagem…


NARRADORA -  A Glorinha e a Gotinha constroem uma grande amizade, e encontram-se, falam, riem e brincam juntas todos os dias. Para os pais da Glorinha…tudo não passava da imaginação da filha…! E vocês…meninos que leram esta historinha…o que acharam…? Será que a menina deu mesmo esse passeio com a Gotinha e conheceu-a, e brincou com ela, e viu o golfinho…ou a menina estava só a imaginar dois novos amigos…? Gostavam de ter uma amiga gotinha de água salgada? O que faziam com ela? Estariam só vocês na praia ou levariam convosco para conhecer a Gotinha, algum amigo ou o mano ou mana…ou os Avós…ou outras pessoas…? O que é que ela vos mostraria…? Imaginem! Podem desenhar isto ou escrever.





                                                 FIM


                                                 Lálá


                                       (31/Julho/2012)





 








         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras