Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de agosto de 2020

Somos diferentes e depois?

Adicionar legenda
                                                desenhado por Lara Rocha 

Somos diferentes e depois? Tenho cicatrizes, borbulhas, manchas ou sardas, sou de cor escura ou morena e depois? É na pele…Não é uma doença contagiosa, é apenas pele! Todos temos cicatrizes de quedas em pequenos, quando começamos a andar! Tenho cabelo ruivo, loiro ou outra cor qualquer, e depois? Falta-me um membro… uma perna, um braço, os dois, as duas… uma mão, as duas...e depois? Ando numa cadeira de rodas, ou num andarilho, ou de muletas… tenho um membro mais torto que o teu, ou umas orelhas maiores que as tuas? E depois? Uso óculos e depois? Tu também podes vir a usar! Sou um palito, ou com muitas curvinhas e almofadinhas, e depois? Sou mais calado ou mais tímido e depois? Precisamos de ser todos papagaios? De certeza que a ti também não te apetece falar sempre...e depois? Sou mais sossegado, e depois? Não precisamos de estar sempre a mexer. Tenho dificuldades e depois? Tu também tens, mas podem não ser tão visíveis como as minhas. Que bom para ti. Mas sabes uma coisa… lamento dizer isto… um dia serão descobertas, e verás quem realmente são os teus amigos! Sou mais baixo que tu, e depois? Chego onde tu chegas, mais depressa ou mais devagar, às vezes a pressa faz cair. Canto mal e depois? Não temos de ser todos rouxinóis, não existem só rouxinóis, também existem outros animais que não precisam de cantar para conquistar ou para chamar a atenção. Numa coisa...sou igualzinho a ti: eu e tu… somos seres humanos! Alguma vez pensaste nisso? Tens mais coisas materiais...coisas mais caras...e depois? Eu não tenho, mas e depois? Não temos de ter as mesmas coisas. A mim não me falta o essencial: comida, carinho, amor, atenção, respeito, compreensão, diálogo, companhia. Talvez não saibas, ou nunca te tenham dito: a verdadeira beleza não está no que se veste, ou no que se tem, mas no que se é, e no que se dá! Acredita que recebo muito mais do que tu… e não são coisas materiais, são coisas que fazem bem e enchem o coração… talvez não saibas o que é, ou talvez nunca te tenham dado isso. O mundo perderia todo o interesse e toda a beleza se fossemos todos iguais… não aprenderíamos nada de novo se fossemos todos iguais, não conheceríamos a diferença. O mundo seria inabitável se fossemos todos iguais. O que mais interessa é que tenho um coração como tu tens para ser amado e um coração que pode amar! O que eu quero é que olhes para mim, para o meu sorriso, porque é lá que encontras o que realmente sou. O coração gosta de bater no peito, de felicidade, por ser tratado com carinho, de alegria, de amar e ser amado...porque o que interessa é o que está nele...a luz que ele mostra pela fechadura dos olhos. Tenho muitas mais outras coisas para te mostrar. Não tenhas medo de te aproximar de mim, só porque me falta alguma coisa, tenho um coração como tu, que bate no peito e que te quer mostrar o que ele tem de bonito e bom. O meu coração é como o teu, eu não sou o ou os membro ou membros que faltam...sou um ser humano como tu, que gosta de amar e ser amado, que gosta de ser respeitado e que gosta de amizade. Só quero que brinques comigo, como sou! Sou diferente de ti, e tu és diferente de mim, e depois? A diferença pode completar-nos. Tenho dois braços, ou um braço e meio para te abraçar se precisares, ou posso abraçar-te de outra maneira diferente da tua. Tenho boca para te dizer as coisas mais bonitas e agradáveis do mundo, quando todos te encherem de palavras feias que te magoam. Tenho colo para te dar sempre que precisares, quando todos os outros iguais a ti, sem nada que se veja como eu, te virarem as costas ou te derem pontapés. As minhas mãos, ou mão, ou parte de braço...servem para te dar carinhos, ou para segurar as tuas quando todos os outros as usarem para te baterem. Tenho orelhas maiores que as tuas… é uma vantagem...podes ter a certeza de que vou ouvir-te muito melhor que os outros que parecem tê-las perfeitas, serão as minhas orelhas que chamas de grandes, que vão ouvir as tuas tristezas, e elas vão ficar guardadas nas suas partes largas que chamas de abanos, quando todos os outros espalharem os teus segredos ou gozarem com o que tu dizes. Tenho óculos, mas os meus olhos verão muito melhor do que os outros, se estás triste ou se precisas de companhia ou de um abraço, mesmo sem dizeres nada. Tenho pernas tortas ou pés com botas que te são estranhas, mas são essas pernas que irão ter contigo quando caíres e te magoares, e quando todos os outros com pernas e pés iguais a ti, fugirem e rirem à gargalhada. Serão os meus membros tortos que te levarão ao curativo ou a passear sem pressa e mostrar-te coisas que nunca viste antes, porque ias a correr. Serão elas que me farão ficar ao pé de ti, quando tiveres dificuldades na escola, e quando todos os outros que são muito espertos te gozarem e chamarem nomes feios por não seres como eles acham que são. Não tenhas pena de mim! Não sou pássaro ou pato ou águia ou outro animal qualquer, tenho pele como tu, um nome como tu tens, quero ouvir o meu nome da tua boca como se fosse uma melodia! Poderia dizer-te todas as coisas boas que podes encontrar em mim, mas prefiro que sejas tu a descobrir. Anda...vem ter comigo...vê-me além das diferenças. Eu não sou o que tu vês...só verás quem sou, quando te aproximares de mim, quando olhares para os meus olhos e quando conviveres comigo. Sou diferente de ti, e depois? Eu posso dar-te um abraço ou mil abraços, posso encher-te de mimos e sorrisos, posso ser o teu confidente, o teu amigo verdadeiro. A amizade não tem corpo, forma, cor, raça, tamanho… nasce do coração, e da diferença. Somos todos diferentes, mas todos temos coração e sentimentos...todos humanos. Somos o que não se vê com os olhos, não somos as cicatrizes, as manchas, as borbulhas ou os membros tortos… somos o que está por baixo da nossa carapaça… somos a luz que vemos, somos Amor! Temos o direito de ser diferentes, e de ser respeitados pela diferença! Lara Rocha 22/Agosto/2020
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras