Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O sonho gelado e o mundo real

         






















desenho de Lara Rocha 



         












          Era uma vez uma terra gelada, numa grande cidade, coberta de neve que não derretia. As casas eram feitas de gelo, os habitantes eram criaturas de gelo, sem expressões faciais, e outras com expressões neutras, ou carrancudas, tristes, aborrecidas, pesadas. 
         Já estavam habituados a viver naquele gelo, mas um dia, uma criatura estranha, nunca antes vista, visitou aquela terra. Por fora era feita de pequeninas chamas que flamejavam à medida que ela se mexia, aumentavam e diminuíam. 
         Por onde passou, as pessoas que eram de gelo sentiram um grande calor, e uma grande vontade de se abraçarem umas às outras, o que nunca tinha acontecido. Tinha um sorriso que iluminava tudo e fazia as pessoas de gelo sorrir. 
         Mergulhou no rio, o gelo derreteu e borbulhou, as pessoas viram-na tão feliz, que quiseram experimentar. O rio ficou cheio de gente, que ficou sem gelo, e apareceram pessoas humanas, umas mais bonitas que as outras, começaram a falar umas com as outras, abraçaram-se, riram, brincaram, mergulharam. 
         A paisagem que era escura, ficou dia claro, cheio de sol e céu azul. Onde era gelada transformou-se num manto verde, cheio de flores, de todas as cores e espécies, animais a correr livremente, e a pastar, todas as fontes que estavam geladas há milhares de anos ficaram a descoberto, e deitavam água que dava gosto ver e ouvir, a cair por uma série de rochas. 
         Onde havia silêncio e gelo, ouviam-se pássaros, e nasceram árvores, risos de crianças a brincar, pessoas a falar alegremente umas com as outras. Como tudo estava lindo, e maravilhoso! De repente, esse mundo mágico desapareceu outra vez, a jovem abriu os olhos, sorriu, mas logo ficou triste, ao perceber que tinha sido só um sonho… a sua vontade que o seu mundo gelado, onde vive, com pessoas como ela, mas geladas, fosse um mundo colorido, luminoso. 
         No mundo desta jovem, as pessoas são de carne e osso, mas parecem feitas de gelo, como no sonho, pela indiferença com que muitas vezes tratam os outros, pela correria, pela falta de tempo, pela ganância, maldade, ambição de ser mais que o outro, e esquecem-se de ser chama! Como aquela pessoa feita de chaminhas no sonho. 
         Ela vivia assim em dois mundos diferentes: no seu mundo real, gelado, e no seu mundo ideal que só existe nos sonhos. Podemos ser como a personagem das chamas, se olharmos um bocadinho mais para o outro que pode precisar, tal como nós, e pelo menos nesse bocadinho derreter a paisagem gelada que nos cerca. 

                                                                    Fim 
                                                                 Lara Rocha  
                                                               21/Agosto/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras