Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de abril de 2020

Conversa de reflexão entre amigos sobre a lua

      
          Foto de Lara Rocha 



         Um grupo de amiguinhos  estava no terraço da casa de um deles, a ver a lua enorme e as estrelas. Uma menina pergunta:
- Amigos, já viram que gigante está a lua? Eu gostava de ser assim. A lua será pesada ou leve?
- Eu também gostava de ser lua. Eu acho que deve ser pesada... muito pesada! - responde outra menina
- Acho que deve ser leve, se não, não ficava lá em cima! - contraria um menino
- Mas se ela fosse leve, voava e passeava pelo espaço como os balões que nos fogem.
- A lua não é um balão. Isso tenho a certeza!
- Como é que tens tanta certeza disso?
- Pois, nunca pegaste nela, nem lhe tocaste.
- Os adultos é que dizem.
- Acho que os adultos sabem o que dizem.
- E se vocês fossem a Lua, seriam leves ou pesados?
- Eu seria leve.
- Eu também.
- Sim, acho que era leve... como um balão que sobe.
- As bolas de sabão também são leves.
- São, ainda são mais leves que os balões mas acho que as bolas de sabão não chegam à beira da lua.
- Claro que não chegam lá muito acima.
- Pode-se tocar na lua?
- Claro que não! - dizem em coro
- Só se for na nossa imaginação
- Ou uma almofada em forma de lua.
- Pois.
- Mas eu gostava de lhe tocar a sério.
- Eu não! Gosto mais de a ver aqui de baixo.
-  Acho que também não se pode transformar num objeto leve...
- Não! - respondem todos
- Se isso acontecesse, eu tirava-a dali e levava-a comigo passear para onde eu fosse.
- Isso eu também gostava! - respondem todos.
- Eu gostava de puxa-la dali e dormir abraçada a ela, com aquela luz.
- Eu também. Assim já não tinha medo do escuro.
- Não sei se para o medo do escuro ia resultar.
- Porquê?
- Porque eu acho que os monstros da noite também gostam da lua .
- Mas a lua não deve gostar, por isso acho que ela ia manda-los embora.
- Eu acho que a lua é muito corajosa. Não tem medo do escuro de certeza.
- Não tem medo porque tem aquela luz.
- A lua será fria ou quente?
- Fria! - respondem todos
- Os adultos dizem que é fria.
- Os adultos dizem que a lua é mentirosa.
- Como é que eles sabem? Ela não fala, ou será que fala com eles?
- Eles é que mentem muitas vezes.
            Todos se riem.
- Pois é!
- Será que a Lua dorme e sonha?
- Sim.
- Enquanto é dia aqui na terra eu acho que ela dorme e sonha.
- Serão sonhos bons ou maus?
- Deve ter sonhos bons e maus como nós.
            Os adultos chamam as crianças.
- Óhhhh... não!
- Estávamos aqui tão bem.
- Pois estávamos!
- Não quero ir dormir.
- Nem eu.
            Um adulto grita da porta para as crianças entrarem.
- Que seca, dormir...
- O meu pai ainda não apanhou os monstros que dormem no meu quarto... lá vou eu atura - los. Estava melhor aqui!
- Boa noite, Lua! - dizem todos
           Nessa noite, todos sonharam com a lua, e a conversa que tiveram uns com os outros sobre ela. Pelo menos não foram visitados pelos monstros do escuro!
E vocês? O que acham deste diálogo entre os meninos? Desafio-vos a escreverem as vossas respostas às perguntas que encontram nesta história.

                                               Fim
                                               Lála.
                                         25/Abril/2020







Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras