Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O fio dourado

         
          Era uma vez um grupo de anjinhos que brincava com um fio cheio de estrelas, que atiravam uns para os outros alegremente, enrolavam-se no fio e trocavam abraços quando puxavam todos ao mesmo tempo. Na terra viam-se estrelas cadentes, e nunca se descobriu que eram os anjos a brincar com esse fio. Só sabiam que era lindo!
          Cantavam doces melodias, com uma voz tão suave que pareciam acordes de violinos, ou sininhos a tocar. Dançavam, deixando-se levar com a brisa suave e o vento, sem pressa, leves, luminosos, transparentes, mas vestidos de estrelas cintilantes, para não serem vistos na terra.
          No meio de tanta doçura, vivia um planeta muito invejoso, que estava sempre triste, amuado, zangado, irritado, sem motivo, e choramingava, não suportava a ideia dos anjos conseguirem ser tão felizes com tão pouco, e ainda menos, vê-los tão divertidos, tão amigos.
          Sempre que via os anjos, quase explodia de raiva, por estes não lhe ligarem...não o faziam por maldade, mas apenas sabiam que o planeta não gostava deles, nem era seu amigo, por isso, deixavam-no sossegado. Sabiam muito bem, como era invejoso de os ver felizes, mas não ligavam.
          O planeta fartou-se de ser ignorado, e por estar tão triste, decidiu roubar o fio com que os anjos brincavam. Um fio que afinal era dourado, e quando não estava a ser usado, não tinha estrelas.
- Mas o que é que este maldito fio tem de especial, que os diverte tanto? - Perguntou o planeta  enquanto olhava atentamente para o fio. Dava voltas e mais voltas ao fio, e não via nada que fosse divertido, naquele fio. Enrolou-o muito zangado e atirou-o para o chão, ficando outra vez amuado.
Chegou a altura de brincar outra vez, e os anjos ficaram muito surpresos por não ver o fio.
- Mas... onde está o fio?
- Ontem deixamo-lo aqui e hoje não está!
- Será que o levamos para outro sítio, e nem nos lembramos...?
- Hummm...acho que não!
- Não! Eu tenho a certeza que o deixamos aqui.
- Vamos procurar melhor.
- Acho que ninguém vinha buscá-lo...!
- Também acho que não.
Começaram a procurar, e de repente passa uma constelação de estrelas, em forma de seta.
- Precisam de ajuda, amigos...? - pergunta a estrela que ia à frente
- Estamos à procura do nosso brinquedo...
- Um fio dourado com estrelas!
- Ontem deixamo-lo aqui, como sempre, mas hoje não está!
- Vamos procurar por outros sítios.
           As estrelas da constelação, já o descobriram, e discretamente dão indicação aos anjos que o fio está nas mãos do planeta invejoso. Os anjos perceberam o sinal, agradeceram e foram ter com o planeta. Como quem não sabe de nada, para ver onde chegava o descaramento dele, perguntam:
- Olá vizinho, estamos à procura de um brinquedo, tu por acaso não o viste aí? Ou...em algum sítio?
O planeta fica corado, todo atrapalhado e a gaguejar:
- Eu...na...não, não...não vi tal coisa.
- Hummm... - dizem os anjos em coro
- Está bem!
- Não faz mal.
- Se por acaso vires, avisa-nos, por favor... está bem?
- Si...sim, claro! Não se preocupem. Boa sorte. Espero que os encontrem rápido.
- Obrigada. - Dizem todos
Quando os anjos viram costas, e quase saem o planeta sente-se mal, e grita:
- Esperem... por favor.
Os anjos param, e viram-se para ele, devagar:
- Diz...?
- Óóóhhhh...que vergonha!
- Nós? - Perguntam os anjos surpresos
- Não. Eu. - Diz o planeta, muito envergonhado
- Então? - perguntam todos
- O que se passa?
- É que... prometem que não ficam zangados, nem me fazem mal?
Os anjos levantam a pálpebra e olham para ele, surpresos:
- Prometemos!- respondem todos
- Pareces preocupado...
- Estou envergonhado pelo que fiz.
- O que fizeste?
- Bem. Nem sei por onde começar? - Os anjos olham para ele a sorrir.- Vocês estão à procura do brinquedo não é?
- Sim.Viste-o? - perguntam os anjos
- Vi...quer dizer...eu sei...ups...bem, eu...sou eu que tenho o vosso brinquedo! Já falei! Ufa! Ai...desculpem, eu sei que não devia ter feito isso, mas fiz porque queria perceber o que vos faz tão felizes, e tão divertidos, eu não consigo. Sou solitário, não tenho nada que me faz feliz. Pensei que o vosso brinquedo fosse mágico, e me fizesse feliz, mas não fez. Podem levá-lo. Desculpem-me!
Os anjos dão uma gargalhada.
- Foi muito mau o que eu fiz! - Diz o planeta
- Não! - Dizem todos os anjos
- Quer dizer, roubaste...ou...tentaste roubar o nosso brinquedo, isso é mau, claro!
- Não se faz, mas sabemos que na verdade, tu não fizeste por mal.
- Só quiseste tentar ser feliz.
- E queria que vocês fossem meus amigos, mas não gostam de mim. - Acrescenta o planeta
- Nós gostamos de ti, mas não te chamávamos porque achávamos que tu é que não gostavas de nós, que tinhas inveja!
- E tinha, confesso que sim! Outra coisa má, e que me deixa com vergonha.
- Não te preocupes, nós compreendemos!
- Podias ter arranjado outra maneira de seres nosso amigo, de brincar connosco, nós nunca te poríamos de lado.
- A sério...? - pergunta o planeta surpreso
- Claro. - respondem todos
- Não era a roubar o nosso brinquedo que ias conseguir ser nosso amigo, mas como disseste a verdade, e como não fizeste por mal, nós convidamos-te a brincares connosco, se quiseres, porque também não és obrigado a brincar connosco. - diz um anjo
- Eu sei...desculpem!
- Não é o brinquedo que tem magia, e que nos faz felizes, sabes, nós é que já somos naturalmente felizes, porque estamos aqui, rodeados por quem amamos, com amigos, inventamos coisas para brincar uns com os outros, sentimos a natureza, somos livres.
- Há muito mais que nos faz feliz, o brinquedo é só um auxiliar.
- Mas tudo parte de nós, do nosso coração, da nossa luz.
- Tu também não precisas de ter inveja de nós, também podes ser muito feliz! Nem precisas do nosso brinquedo para seres feliz... queres experimentar? Anda connosco.
           O planeta sorri, junta-se aos anjos, devolve o fio dourado, e fazem jogos coletivos, brincam com o planeta, atiram o fio dourado uns para os outros, entrelaçam-se, saltam, dão cambalhotas, muitas gargalhadas, e passeios.
          O planeta compreendeu tudo o que os anjos disseram sobre a felicidade, e experimentou que era verdade o que diziam, pois todo o carinho e todos os sorrisos, abraços e brincadeiras que partilhou com eles, encheram-no de alegria, como nunca antes visto. Era um novo planeta.
          Os anjos acolheram-no e trataram-no como mais um elementos da família, alguém que brincava e que se divertia muito com eles, com quem trocavam abraços.
          O fio dourado foi só um pretexto para os aproximar, mas o principal, o que realmente os deixava felizes, era a amizade que os unia, a admiração, o carinho. Essas são as estrelas que decoram os fios dourados que nos unem uns aos outros, não é? 

FIM 
Lálá 
20/Setembro/2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras