Era uma vez uma menina que tinha um poder especial: tanto fazia chover como fazia dar sol. Sempre que passava pela sua cidade, via caras compridas, olhos tristes, vazios, gritos, discussões por tudo e por nada.
Quando ouvia notícias na TV, e conversas entre pessoas que só se queixavam umas às outras, só falavam de desgraças, doenças e coisas más, ao fim de algumas horas ficava tristonha e melancólica.
Então, para descarregar toda a sua tristeza, chorava, e a Deusa Melancólica absorvia todas as suas lágrimas, fabricando nuvens com elas. Quando estas nuvens estavam muito carregadas, prestes a explodir de tantas lágrimas, havia chuva em muitos pontos do mundo, e às vezes, chuva torrencial.
Quando ouvia coisas boas, via sorrisos e risos puros, inocentes, abraços, beijos, palavras bonitas, boas notícias, brilhava um sol gigante à sua volta, que tornava os seus cabelos e os seus olhos mais luminosos. A Deusa Melancólica sorria e mandava sol para todo o planeta.
Ficava tão bonita e especial que toda a gente olhava para ela com um sorriso, e a Deus Melancólica ficava a descansar. As duas eram grandes amigas: a menina e a Deusa Melancólica, uns dias conversavam durante muito tempo, outras vezes, a Deusa Melancólica também chorava um choro melancólico.
Este choro melancólico era enviado para a terra, quando havia neblina baixa, nuvens, nevoeiro, orvalho ou chuva miudinha sobre as cidades. Nesses dias e noites, a menina também chorava um choro melancólico com a Deusa Melancólica, ficando em casa, com ar triste, a olhar para a janela, a espreitar, a imaginar o que estaria por trás do choro melancólico da Deusa Melancólica.
Elas partilhavam os seus grandes choros, e choros melancólicos, uma com a outra, gostavam mais dos dias de sol, mas encontravam beleza e mistério nas noites em que o choro melancólico se espalhava pelas cidades e cobria as praias, os rios, as praças, os montes...tudo!
Porque é que a Deusa Melancólica faria isso? Ela não sabia explicar, só sabia que às vezes sentia-se melancólica, por isso, tinha de a tirar de si, se não, fazia mal à sua saúde, e ficava de mau humor, chorava muito, e reclamava tanto como as pessoas da cidade onde vivia a sua amiga, e muitas outras.
Ao partilhar com a sua amiga, e com os outros, a Deusa Melancólica ficava mais leve, e a seguir o sol brilhava, nem que fosse só à sua volta, tal como acontecia com a menina, e connosco, que também nos faz bem falar com alguém sobre as nossas tristezas, desgostos e melancolias.
As duas davam abraços, e reforçavam as suas luzes, com esse carinho, para não se sentirem tão tristes com tantas coisas más que viam e ouviam.
E vocês, o que fazem para aliviar a melancolia, e a tristeza?
Gostam mais dos dias de sol ou de chuva?
FIM
Lara Rocha
15/Outubro/2022
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras