Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Sai do espelho


- Sou adolescente, estou sempre a olhar para o espelho, e a ver como sou imperfeita, o que tenho de menos bonito, a comparar-me com as outras, a querer mudar o que sou. Até que o meu espelho gritou-me:

- Menina, sai daqui!

- Estás a mandar-me embora? Mas que indelicado. Já estás farto de me ver, é?

- É!

- Mas é o teu papel, mostrar o que sou, permitir que me veja se estou bonita, feia, cheia, palitinho.

- Porque estás a fazer isso comigo?

- Porque tu não és a imagem que vês em mim, em mim só vês o teu exterior, e comparas-te com outras, que eu nem sequer conheço, nem quero! Estou cansado de te ver tempo sem fim à procura da perfeição, de defeitos que achas que tens, e de coisas para mudar.

- Mas todas fazem isso!

- Deixa as outras, não quero saber das outras. Não és boneca, nem existem bonecos, não és sereia, fada, princesa, modelo...fantasia! Nada disso existe no teu mundo, naquilo que és!

- Todas e todos queremos ser como as bonecas, as sereias, as fadas, as princesas, as modelos.

- Mas não são, e ainda bem! Porque é que querem ser como elas? Para quê? Para não sentirem nada, para nem sequer se abraçarem, nem sonharem, nem comerem, e muito mais que vocês fazem?

- Era bom, assim não engordávamos, nem éramos postas de lado só porque temos defeitos. Não sofríamos.

- Que ideia mais irrealista! Não sabes se não sofrem. És apenas um ser humano, sois todos seres humanos, tendes muitos comportamentos que realmente parecem bonecos, mas não têm noção disso, nem como isso dói.

- Então o que é que somos?

- Sois apenas seres humanos! Bebés, crianças, adolescentes, adultos. Meninas, meninos, perfeitos como são! Tu és perfeita como és!

- Que simpático! Eu olho para mim, só vejo defeitos, não vejo nada de perfeito.

- Isso é mania tua! Mania das outras, dos outros. Não tens de ser sereia, fada, princesa, modelo, para seres perfeita, nem os meninos, rapazes ou homens, têm de ser perfeitos! Não são. Nunca foram, nunca serão, e ainda bem, se fossem perfeitos, eram outra coisa qualquer, menos pessoas, e seres humanos. Para quê correr e procurar a perfeição, se já somos perfeitos? Sim, somos mesmo! Porque o corpo perfeito é aquele com que nascemos, o que demorou nove meses a ser construído com amor e é perfeito, como é! Com todas as suas imperfeições, que te permitem na mesma fazer tudo o que precisas, queres e aprender a desenvolvê-lo.

- Demorou nove meses a ser construído?

- Claro, é o tempo que demora um pedacinho de gente a formar-se, a crescer, a desenvolver, a crescer, até nascer, com tudo o que precisa para viver fora das barrigas das mães. Deixa para lá a sereia no mundo dela, ela nasceu como é, diferente de ti, vive nas águas. Não tenhas inveja das fadas, elas são lindas, são assim, mas deixa-as livres para serem apreciadas. Não queiras ser princesa, elas vivem nos castelos mas não são felizes como tu podes ser. As modelos parecem perfeitas, acham-se perfeitas, apreciam-nas como tal, mas não têm nada de perfeito! Aquela magreza doentia, passam fome, sofrem! Achas que isso é ser perfeito? Sofrer, passar fome para parecer o que não se é? Essas passam fome porque querem, porque vivem na ilusão do que não existe! Mas se fossem aos países onde há realmente fome, achas que elas quereriam ser magras? As pessoas que passam fome, porque são pobres, achas que estão preocupadas com a perfeição dos corpos, desnutridos? Eles querem é comida.

- Nunca tinha pensado nessa.

- Áh, pois é! Escolhe ser como és, porque és perfeita, os outros são perfeitos nas suas imperfeições que não valem nada! É tudo ilusão da vossa cabeça. Tu tens um corpo perfeito, se ele é saudável, se te permite ver, ouvir, sentir, cheirar, abraçar, dar as mãos, beijar, sorrir, falar, caminhar, cantar, pensar, dançar, aprender, amar à tua maneira, sonhar, brincar. Achas que que quem tu pensas que é perfeito, aprecia isso, ou está preocupado com isso? De certeza que não é feliz, só quer é mostrar o que não é, para provocar inveja em quem vê. Para quê? Isso é perfeição? Claro que não! Nem sequer se acham perfeitos, é tudo ilusão!

- Faz sentido o que dizes!

- Vivem de aparência, achas que isso é perfeição, é bom?

- Não sei, mas...talvez não!

- Podes ter a certeza que não. Se assumissem as suas imperfeições, não estragavam o corpo. Não têm nada na cabeça, muito menos para dar aos outros. Enquanto tu, mesmo achando que és imperfeita, podes dar muito aos outros.

- Acho que tens razão.

- O teu corpo, e qualquer corpo é perfeito com as suas limitações. Tens um corpo perfeito enquanto venceres batalhas, monstros, fantasmas, medos! Tens um corpo perfeito enquanto te levantares das quedas, enquanto és um ser único. Tens um corpo perfeito, enquanto percebes que não és igual a ninguém, nem tens de ser. Não tens de mudar o teu corpo, estragá-lo só porque os outros dizem que não és perfeita, perfeito. Claro que és perfeita, perfeito, tal como és, como são! Cada um com o seu corpo perfeito, imperfeito. A perfeição está em aceitar o corpo que tens, agradecer-lhe, respeitá-lo, nas suas perfeitas imperfeições. Por isso, sai daqui, sai dos espelhos, olha para o mundo à tua volta e para os outros, olha para o teu coração e para a pessoa que és. Deixa lá os espelhos.

- Vou pensar no que me disseste! Obrigada!

- Acho bem que pares de olhar tanto para os espelhos, os espelhos que te põem perfeita e mais bonita, são os de dentro, não são estes como eu!

                                                          FIM 

                                                Lara Rocha

                                               (6/Maio/2023) 


Versão poema:


Não és boneca, boneco, sereia, fada, princesa, modelo…fantasia! 

És apenas um ser humano, 

Bebé, 

criança, 

adolescente, 

adulto. 

Menina, 

Menino, 

Perfeita, perfeito como és! 

Não tens de ser sereia, fada, princesa, modelo, para seres perfeita, perfeito! 

Já és! 

Porque o corpo perfeito é aquele com que nascemos, 

O que demorou nove meses a ser construído com amor

E é perfeito como é, 

Com todas as suas imperfeições. 

Deixa para lá a sereia no mundo dela, 

Ela nasceu como é, 

Diferente de ti

Vive nas águas. 

Não tenhas inveja das fadas, 

Elas são lindas, são assim, 

Mas deixa-as livres, 

Para serem apreciadas. 

Não queiras ser princesa, 

Elas vivem nos castelos 

Mas não são felizes como tu podes ser. 

As modelos não são perfeitas, 

Passam fome, sofrem! 

Escolhe ser como és, 

Porque és perfeita, perfeito nas tuas imperfeições! 

Tu tens um corpo perfeito, 

Se ele é saudável, 

Se te permite ver, 

ouvir, 

sentir, 

cheirar, 

abraçar, 

dar as mãos, 

beijar, 

sorrir, 

caminhar, 

cantar, 

pensar, 

dançar, 

aprender, 

amar à tua maneira, 

sonhar, 

brincar, 

fazer tudo o que precisas e queres. 

Ele é perfeito mesmo com as suas limitações. 

Tens um corpo perfeito enquanto venceres 

batalhas, 

monstros, 

fantasmas, 

Medos! 

Tens um corpo perfeito 

enquanto te levantares das quedas, 

enquanto és um ser único. 

Tens um corpo perfeito 

enquanto percebes que não és igual a ninguém, 

nem tens de ser. 

Não tens de mudar o teu corpo, 

estragá-lo só porque os outros dizem que não és perfeita, perfeito. 

Claro que és perfeita, perfeito, 

tal como eles são. 

Cada um com o seu corpo perfeito, imperfeito. 

A perfeição está em aceitar o corpo que tens, 

agradecer-lhe, 

respeitá-lo 

nas suas perfeitas imperfeições. 


Lara Rocha

(6/Maio/2023) 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras