Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de novembro de 2021

Os póneis de algodão

  Foto de Lara Rocha 

      Era uma vez uma vila muito longe da terra onde viviam muitos póneis feitos de algodão, uns com bolinhas coloridas, cores misturadas, outros com placas de algodão de cor branca, outras amarelas, outras vermelhas, e outras com as cores do arco-íris. 
        O sol, umas vezes era cor de rosa, outras vezes era roxo. Durante umas horas ficava com vários tons de azul (mais claro, mais escuro, azul acinzentado), outras  partes do dia, começava no amarelo muito clarinho e ia escurecendo, até ao cor de laranja que passava a vermelho quase ao fim do dia.
        Noutros dias, o céu era cor de rosa (do mais claro para o mais escuro), violeta, roxo (claro e escuro), e salpicos de branco. O único momento em que a cor era sempre igual era de noite, preta, com estrelas ou sem estrelas, e às vezes cinzenta. 
       Todas estas cores cobriam o espaço, deixavam tudo à sua volta dessas cores: as águas das fontes, a areia da praia, as palmeiras, a água do mar, as árvores, o chão, os campos onde os póneis corriam livres e soltos, leves, as tendas onde dormiam, e os olhos dos póneis que ficavam encantados.
        Os póneis de algodão adoravam ver-se uns aos outros com essas cores, e às vezes até faziam brincadeiras, em que trocavam bocadinhos de algodão uns com os outros, de cores diferentes. Enquanto corriam e saltavam, alguns pedacinhos do seu algodão soltava-se, ficava no chão ou em cima das pétalas de flores, quando havia vento. 
        Mas todos aproveitavam os algodões que se perdiam: uns faziam cobertores, outros construíam ninhos, outros almofadas e almofadões, sofás, e roupa. Vários dias por ano, os póneis mudavam naturalmente as suas cores, sem ser por causa das cores do céu e do ambiente: em dias de festas e aniversários. 
        Nas mudanças de estação do ano, os póneis ganhavam as cores próprias de cada uma delas. Na Primavera, ficavam com muitos tons de verdes e reflexos de flores, de todas as cores e espécies, joaninhas e borboletas que se colavam ao seu algodão, que era mais grosso, mesmo assim, esvoaçava com a brisa (umas vezes mais suave, outras vezes mais forte).
        No Verão ficavam cheios de energia, com os algodões mais amarelados, alaranjados, dourados, avermelhados, azuis claros e escuros. Adoravam ir de manhã cedo para a praia, brincar, fazer estátuas de areia, jogar à bola, rebolar-se na areia, rir com os amigos e família, refrescar-se, fazer caminhadas e conversar, apreciar a paisagem e as cores que os rodeavam. 
        No Outono, o algodão era em tons mais castanhos claros e escuros, amarelos, verdes claros, verdes escuros, cores misturadas, conforme o que havia nas folhas das árvores, o sol, e o céu. Apanhavam alguns frutos, castanhas, nozes, maçãs, uvas, conversavam com as flores, deixavam bocadinhos de algodão para guardarem e agasalharem-se, pois o frio estava a caminho, para cobrir as novas sementes, e deliciavam-se a comê-los, faziam banquetes, e bailes, passeios Outonais. 
        No Inverno, os algodões tornavam-se brancos como a neve, caiam muito, todo o espaço ficava em tons de branco e cinzento, às vezes roxo, outras vezes azul escuro, por isso, no Inverno, o mar e os campos quase ficavam congelados, com grande pedaços de gelo a boiar, a neve ficava branca e cinzenta, cheia de neve, os animais recolhiam, chovia muito, e o vento era muito forte, muitas vezes com tempestades durante dias e dias seguidos.
     Os póneis de algodão não podiam sair no Inverno, porque eram feitos de algodão, mesmo assim, juntavam-se nas casas uns dos outros para brincar, e iam ajudar o Pai Natal a preparar os presentes para os meninos. 
        E como se divertiam! Sabiam que os meninos e os adultos iam ficar muito felizes, o Pai Natal também gostava muito da ajuda dos póneis de algodão, e era uma grande festa. 

E vocês? Se fossem póneis de algodão, qual a seria a cor, ou cores do vosso algodão? 
Se fossem um pónei de algodão, qual seria a vossa estação do ano preferida? 
Que cores teria o ambiente à vossa volta? 
O que havia na paisagem, incluindo as cores? 

                                                                                FIM 
                                                                             Lara Rocha  
                                                                            7/Novembro/2021 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita, e leitura! Voltem sempre, e votem na (s) vossa (s) história (s) preferida (s). Boas leituras